Como em todas as outras profissões, ter uma posição de destaque no mercado de trabalho exige cada vez mais dedicação – e estudos!
Na medicina não é diferente. E de uns anos para cá, o doutor ter estratégia em seu planejamento começou a fazer total diferença em seu desempenho profissional.
Famoso da cirurgia plástica, Marcus Marcel é um desses exemplos. “Alguns médicos, principalmente os recém-formados, se empolgam com os primeiros salários e esquecem de planejar a carreira”, exemplifica.
À Coluna Pedro Permuy, o doutor que tem mais de 52 mil seguidores na web dá 5 dicas para médicos empreenderem. Veja:
Planejamento: “Há muitos caminhos na profissão, como se tornar especialista, gestor hospitalar ou professor. Desse modo, o profissional, para se destacar, precisa planejar o rumo que dará à carreira”.
Atualização: “É dever do médico se manter atualizado, pois, conforme a ciência avança, surgem novas tecnologias e equipamentos capazes de aprimorar a medicina”.
Rotina: “É importante ter equilíbrio na rotina. O médico tem de pôr em prática aquilo que diz ao paciente: dormir bem, se exercitar regularmente, manter uma alimentação saudável. O excesso de trabalho não faz bem”.
Habilidades: “O bom médico é aquele que sabe interagir com a equipe e se comunicar com o paciente. Também é importante ter empatia pelo problema que o paciente esteja enfrentando, mesmo que o médico saiba todos os procedimentos necessários para resolvê-lo”.
Cursos online: “O conhecimento não está limitado a livros e programas de especialização. Hoje em dia, a internet é uma aliada do médico, que pode encontrar fontes de conhecimento e se aprimorar com rapidez”.