"sUJA"

Capixaba lança livro de poemas em Vitória nesta quinta com direito a sarau

No lançamento, que acontece nesta quinta-feira (11) às 19 horas, haverá sessão de autógrafos do livro e sarau de poesia

Foto: Divulgação/ Aline Dias

A escritora capixaba Aline Dias lança, nesta quinta-feira (11), na Casa Flor, no Centro de Vitória, o livro “Suja”, uma coletânea com 53 poemas. O lançamento acontece às 19 horas

Saiba como divulgar o seu livro e comprar obras de autores capixabas

Durante o evento o público contará com venda de comida e bebida, sessão de autógrafos do livro e sarau de poesia. 

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Essa é a primeira vez que Aline se aventura em poesia. Os quatro livros anteriores são de prosa.

“Escrever poesia é uma coisa que eu venho ensaiando desde criança, mas nunca achava que estava bom o suficiente para ser publicado. Eu acho que levo a poesia a sério demais”.

O processo de tomar coragem de escrever poemas levou a autora para dois lugares: o da poesia e o do humor. O livro traz textos engraçados, sensuais, desejosos e principalmente corajosos.

Quanto ao curioso nome escolhido, ela explica que é para dar ao livro, desde o nome, toda a afronta interna.

 “Nós mulheres sempre somos obrigadas a sermos limpinhas, comportadas e de pernas fechadas. Ser suja, falar palavrões, gargalhar e desejar são afrontas ao machismo”.

A autora faz questão de dizer que a sujeira é metafórica. “Continuo no Brasil, gente, tomo vários banhos”, brinca. 

Foto: Divulgação/ Aline Dias

Em textos irônicos, amorosos, que trazem temas como mapa astral, beijo, e até uma cartomante que atende pelo twitter, o livro passeia entre dores, piadinhas, gracejos, romances, pés descalços e o universo feminino.

A imagem escolhida para a capa é uma fotografia da artista Taynara Barreto

“A camélia é uma flor que simboliza a beleza perfeita, e eu fiz a foto quando estava saindo de uma situação muito ruim, na vida, e foi um início de recuperação de minha potência de vida”, conta Taynara.

Para a escritora, a imagem tem tudo a ver com a mensagem de empoderamento que o livro de poemas passa.

No prefácio, a escritora Carla Guerson classifica que “não há segredo". Ela não guarda segredos do leitor, não se esconde, não tenta disfarçar”.

E continua: “Poesia em fluxo de consciência, assim, sem filtro. Daquele tipo que nos leva pra dentro da intimidade, a perscrutar os pensamentos, cogitar as intenções. O leitor é cúmplice e testemunha dos seus dias, seus processos de investigação, de si mesma e dos outros”.

LANÇAMENTO DE “SUJA”, POEMAS DE ALINE DIAS

Foto: Folha Vitória
Data: quinta-feira (11)
Hora: a partir das 19h
Local: Casa Flor (Rua Gama Rosa, 231, Centro de Vitória)
Preço do livro: R$ 30
O livro também já está a venda pelo site da Editora Maré.

Outras obras

"E se o mundo descostura?" É história da amizade entre Desalinho, uma menina espevitada e de espírito aventureiro, e Delírio, uma menina cadeirante muito inteligente e curiosa. Duas meninas com visões de mundos bem diferentes, mas que construíram um laço tão forte entre si que tesoura nenhuma foi capaz de cortar.

"Vermelho" é um romance erótico que narra a história de Giordano, um tradutor e escritor frustrado, bem boy lixo, apaixonado por sua editora e que não se resolve na vida.

"Além das pernas" é composto de 26 histórias sobre mulheres do ponto de vista feminino. São narrativas com fragmentos de cotidianos, amor, ódio, intimidades, dores e delicadezas. Dentro desse universo composto de batom, cigarro, cerveja, sexo, cama, miojos, gemidos, beijos... todas se movem com aquela intrínseca dignidade que há no desvario de qualquer paixão.

“A única coisa que fere é manhã pós-amor” é uma jornada sobre o amor e dor de cotovelo, que se arrisca entre a prosa e a poesia. Meio realismo fantástico, meio chitãozinho e xororó.