CARNAVAL DE VITÓRIA

Ordem de desfile das escolas do grupo especial será definida neste sábado

Sorteio será realizado pela Liesge na quadra da atual campeã Mocidade Unida da Glória (MUG), em Vila Velha, a partir das 19h

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Leonardo Silveira/PMV

A ordem em que cada escola de samba do grupo especial do Carnaval de Vitória entrará na avenida em 2025 será definida neste sábado (13).

O sorteio da ordem será realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) na quadra da atual campeã Mocidade Unida da Glória (MUG), em Vila Velha, a partir das 19h.

>> Quer receber nossas notícias de graça? Participe da comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Pelo regulamento, a Novo Império, penúltima colocada na classificação do desfile de 2024, abrirá os desfiles no Sambão do Povo em 22 de fevereiro de 2025. 

A Imperatriz do Forte, que se consagrou campeã no grupo de acesso A e estará de volta à elite do carnaval capixaba, deve encerrar as apresentações das agremiações do grupo de acesso já na manhã de domingo, 23 de fevereiro. 

A Mocidade Unida da Glória, atual campeã, poderá escolher a posição de desfile. Independente de Boa Vista, Unidos de Piedade, Chegou o Que Faltava e Unidos de Jucutuquara terão a posição de desfile sorteada.

Carnaval de Vitória 2025: conheça os enredos

Todas as sete agremiações do grupo especial já definiram e apresentaram os enredos para o próximo desfile.

Em busca do 10º título, o terceiro seguido, a Mocidade Unida da Glória (MUG) irá homenagear São Jorge com o enredo "O guerreiro da capa encarnada, Jorge do povo brasileiro".

Atual vice-campeã, a Independente de Boa Vista anunciou nesta quinta-feira (11) que terá como enredo "Os olhos do mundo: assombros de Sebastião Salgado". A escola vai homenagear o fotógrafo com talento mundialmente reconhecido na busca pelo 7º título.

A maior campeã do Carnaval de Vitória, com 14 títulos, a Unidos da Piedade terá como enredo os "Ibejis", orixás protetores das crianças e que simbolizam o nascimento e a vida.

Em busca do título inédito no grupo especial, a Chegou o Que Faltava vai exaltar a própria comunidade e as paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, no enredo "Da lama sai muito barulho".

A Unidos de Jucutuquara promete brincar com as emoções do público que acompanhará o desfile no Sambão do Povo com o enredo "Pulsar da vida". A escola está na busca pelo 8º título.

A Novo Império vai levar a boemia para o Sambão do Povo, na busca pelo 8º título. A escola vai contar a história de um dos marcos históricos e culturais do Centro de Vitória entre as décadas de 1930 e 1950 no enredo "As voltas que a vida dá".

De volta ao grupo especial, a Imperatriz do Forte quer ressaltar a influência da cultura afro na formação do Brasil. A escola terá como enredo "Só quem sabe onde é Luanda, saberá lhe dar valor" na busca pelo primeiro título na elite do Carnaval de Vitória.

ORDEM DOS DESFILES NOS GRUPOS DE ACESSO

A Liga Espirito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) já sorteou a ordem em que cada agremiação dos grupos de acesso A e B entrará na avenida.

No próximo ano, a Rosas de Ouro, atual campeã do grupo B, abrirá os desfiles do Carnaval de Vitória na sexta-feira, 21 de fevereiro.

Império de Fátima, Mocidade da Praia, Independente de Eucalipto, Andaraí e Independentes de São Torquato em seguida.

A Pega no Samba, escola que neste ano foi rebaixada e perdeu a vaga no grupo especial, fechará a primeira noite de desfiles.

No domingo, 23 de fevereiro, a escola rebaixada do grupo A em 2024, Unidos de Barreiros, abrirá os desfiles. Em seguida, cruzam o Sambão do Povo, a Mocidade Serrana, a Tradição Serrana e a Chega Mais. A União Jovem de Itacibá encerrará os desfiles de 2025.

Pontos moeda