Entretenimento e Cultura

Suely Bispo vai ser homenageada em festival de cinema em Vitória

A atriz e poeta vai receber o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, que destaca sua trajetória profissional

Carlos Raul Rodrigues Santos *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Taynara Barreto/divulgação

O 31º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, transformará a capital capixaba em um epicentro do cinema brasileiro com a exibição de 78 filmes, incluindo 73 curtas e cinco longas-metragens, divididos em 12 mostras competitivas

A atriz e poeta Suely Bispo será homenageada na cerimônia de abertura do festival, recebendo o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, que destaca sua trajetória profissional. 

Suely, baiana radicada no Espírito Santo, tem mais de três décadas de atuação nos palcos capixabas, além de notáveis contribuições no cinema e na literatura. 

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Outra figura de destaque, Lázaro Ramos, também será homenageado, celebrando sua vasta carreira no cinema, teatro e literatura.

A programação inclui sessões à tarde e à noite, realizadas no Sesc Glória, com ingressos gratuitos disponíveis uma hora antes de cada sessão. 

O evento, que visa fomentar e difundir o audiovisual brasileiro, conta com patrocínios do Instituto Cultural Vale, Petrobras e ArcelorMittal, através de leis de incentivo à cultura.

O festival apresenta um diversificado panorama do audiovisual contemporâneo brasileiro, com filmes produzidos em 2023 e 2024, abrangendo uma variedade de gêneros e narrativas. 

Os filmes concorrem ao Troféu Vitória em 35 categorias, com os vencedores sendo escolhidos por um júri técnico e pelo júri popular.

Além das exibições competitivas, o festival promoverá duas sessões especiais: uma para o documentário "Lobby do Batom", que aborda a luta feminina pelos direitos das mulheres, e outra para "Não se Aproxime: 

A Vida e Obra de Carmélia M. de Souza", documentário que celebra a vida e obra da escritora capixaba Carmélia Maria de Souza. A 7ª Mostra Cinema de Bordas, com curadoria de Bernadette Lyra, exibirá o longa "A Noite das Vampiras", destacando o gênero terror trash. 

Paralelamente, o 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória, realizado de 24 a 28 de junho, voltado para o público infantojuvenil, exibiu sete curtas-metragens para estudantes da rede pública, contribuindo para a formação cultural dos jovens.

LEIA TAMBÉM: ArteSanto 2024: joias artesanais e roupas exclusivas na Praça do Papa

O festival também oferece cinco atividades de formação, com masterclasses e workshops ministrados por renomados profissionais do setor, como Sabrina Fidalgo e Johnny Massaro, no Hub ES+, no Centro de Vitória. 

As inscrições para essas atividades estão disponíveis no site oficial do evento, festivaldevitoria.com.br, até o preenchimento das vagas.

Para os cinéfilos e entusiastas da sétima arte, o 31º Festival de Cinema de Vitória promete uma rica programação de 70 horas de filmes, debates e homenagens, celebrando a diversidade e a riqueza do cinema brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Opções para as crianças, festivais de forró, de inverno, teatro e muito mais para curtir

Confira a programação: 

*Texto sob supervisão da editora Erika Santos