Reconhecimento internacional é para poucos. O Instituto Todos os Cantos (ITC) passou a ser uma organização certificada internacionalmente em “boas práticas em transparência e gestão”.
A certificação e o selo veio da Phomenta, que faz parte do CFO – Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs. O reconhecimento segue princípios de ética do comitê e tem como objetivo desenvolver as lideranças em temas como gestão, inovação e captação de recursos
De acordo com a presidente do ITC, Alice Nascimento, o certificado foi recebido com festa.
“Passamos por um longo processo de avaliação nos padrões internacionais de boas práticas de gestão e transparência e fomos aprovados. Muita dedicação por parte da nossa equipe. O que fazemos é precioso demais!”, comemorou Alice.
O ITC, vem desde dezembro de 2009, promovendo atividades artísticas, culturais, educacionais, literárias, filantrópicas, comunitárias, de tecnologia e pesquisas científicas, com especial atenção à criança e ao adolescente, a família e aos demais.
Para Alice o Certificado só reforça a importância do instituto e a excelência em sua gestão.
“A instituição tem boas práticas de gestão. Buscamos práticas modernas, damos voz a nossa equipe e estamos buscando sempre estar ligados às novidades.
Como funciona o processo de avaliação
O diagnóstico para o certificado analisa seis princípios: governança, jurídico, financeiro, potencial de impacto, transparência e comunicação.
Durante os sete meses de realização, foram abordados tópicos como captação de recursos, inovação e voluntariado estratégico que foram divididos em cinco diferentes módulos apresentados de maneira online.
“Estávamos bastante apreensivos ao longo desse processo. Mesmo com as dificuldades encontradas no mundo do terceiro setor, nos mantivemos firmes e preparados. No final conquistamos a nota 99”, contou a presidente do instituto.
Coral do ES recebe homenagem
Essa não é a primeira vez que o instituto ganha um certificado por conta de seu trabalho. Neste mesmo ano, o Algazarra Coral recebeu uma homenagem por meio do deputado estadual Fabrício Gandini, pela participação no Gran Finale.
O coral foi o único do Estado a participar do maior e mais importante evento voltado para o público de coros infanto-juvenis do país, que acontece em São Paulo desde 2002.
Saiba mais: Coral do ES recebe homenagem por participação em grande festival nacional