Mulher fica grávida todo ano para cortar menstruação: "Como isso". Mas pode?
A influencer quer ser mãe de 10 filhos e está na terceira gravidez; caso bizarro e inusitado aconteceu por método caseiro, mas há riscos e "vantagens"; saiba tudo
No último mês, a influenciadora canadense Chantel Schnider viralizou nas redes sociais após compartilhar a estratégia inusitada "criada" por ela para evitar a menstruação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em um vídeo que já passa de 4 milhões de visualizações e 300 mil likes só no TikTok, Chantel contou engravidar a cada ano. Em uma legenda divertida, ela brincou: "Quando ele te engravida todo ano para você não ter que lidar com a menstruação".
LEIA TAMBÉM: Cacau alucinógeno puro: entenda o que é "nova droga" que viralizou e efeitos
Veja:
Em entrevista ao site "Indy100", a influencer contou preferir os problemas da gravidez aos problemas da menstruação.
“Minha gravidez é sempre absolutamente horrível, mas de alguma forma eu ainda prefiro estar grávida do que menstruar", falou.
Atualmente, Chantel é mãe de duas crianças e está grávida da terceira. Segundo ela, a menstruação ainda será adiada por um tempo, pois planeja ter de 8 a 10 filhos, decisão apoiada pelo marido.
LEIA TAMBÉM: Ansiedade: veja remédios naturais e chás para tratar estresse e insônia
DIVIDIU OPINIÃO
Nas redes sociais, a conta da influencer possui o apelido de Família Alexander. Regularmente, Chantel e o marido, Aaron Alexander, postam atualizações da gravidez, incluindo momentos bons e ruins, além do dia a dia da família.
Os vídeos mais visualizados, no entanto, são sobre a interrupção da fase menstrual. Ao todo, a criadora de conteúdo possui mais de 600 mil seguidores no TikTok e mais de 150 mil no Instagram.
A iniciativa nada convencional da família chamou a atenção de muitos internautas, que divergiram entre apoiadores e críticos da ideia.
"Eu fiz uma histerectomia, mais simples, não menstruo", contou uma seguidora.
"Me identifiquei, tive 3 filhos em 3 anos, 2020, 2021 e 2022", comentou outra.
"Se isso é uma piada, não é muito engraçado", destacou um internauta.
LEIA TAMBÉM: Vídeo: fisioterapeuta dança com bebê no bolso e revolta; veja o que pode acontecer
CICLO SAUDÁVEL
Apesar das dores e incômodos, a menstruação é parte da saúde feminina, por isso, quando o ciclo atrasa, a preocupação de algumas mulheres com o período menstrual dobra.
Pensando neste fato, a ginecologista e obstetra Maria Angélica Cardoso Belonia, da Fleurity, resolveu esclarecer algumas dúvidas sobre a menstruação e como identificar se ela está saudável ou não.
LEIA TAMBÉM: "Amor estranho": Pelé foi 1ª vez de Xuxa na cama, fala artista; entenda caso
Primeiramente é importante entender como funciona o organismo da mulher nesse momento. Tudo se inicia na época escolar da menina, onde começa uma ação complexa de glândulas, como os ovários, que por não serem fecundados, são eliminados na menstruação, recomeçando a tentativa.
COMO SABER SE SANGUE ESTÁ NORMAL?
Nos primeiros dias do ciclo, a coloração é amarronzada, parecido com borra de café, na metade do período o sangue é vermelho, bem vivo, e ao final ela volta a escurecer, com cor vinho.
"É comum que para as que tomam anticoncepcional ou que tenham uma curta duração do período menstrual, a cor seja marrom também", disse a especialista da Fleurity.
Algumas mulheres podem ver alguns coágulos sanguíneos e isso é 100% normal, muitas vezes ocasionado devido à quantidade do fluxo.
Se você tem o costume de utilizar o coletor menstrual, o sangue não pode ter nenhum odor, pois está sendo coletado dentro de você, diferente de quem costuma usar absorventes descartáveis e acaba tendo contato com a flora normal. Se isso acontecer, é importante procurar seu médico para saber se há bactérias no canal vaginal.
LEIA TAMBÉM: Crime animal! Ursa arromba 21 casas e é presa: "Ameaça destruiu tudo"
DURAÇÃO
O ciclo de uma mulher dura em média 28 dias, variando entre 24 a 28, porém o sangramento ocorre de 4 a 6 dias, podendo ser um pouco mais ou um menos. A quantidade de perda sanguínea considerada normal nesse período é de até 80ml, caso você sinta que seu corpo está ultrapassando esse número ou que está sendo menos do que o de costume, o ideal é procurar um médico para esclarecer as dúvidas.
PAREI DE MENSTRUAR. E AGORA?
Essa condição é chamada de amenorreia e pode ser primária ou secundária. A primeira ocorre quando a mulher nunca menstruou, pois, isso pode sim acontecer, apesar de ser raro. As causas mais comuns para essa disfunção são anormalidades nos órgãos reprodutores, que serão percebidas durante a puberdade.
LEIA TAMBÉM: Tragédia! Incêndio no Havaí: homem morre ao salvar cão de amigo de fogo
A segunda, acontece quando a mulher que possuía seu ciclo normal para de menstruar por três meses ou mais espontaneamente. As causas mais comuns são gravidez, síndrome do ovário policístico e insuficiência ovariana.
ALTERAÇÕES
As alterações podem ser normais, dependendo do motivo. Mulheres que tomam anticoncepcionais podem ter a duração, cor e intensidade afetadas, por exemplo.
No entanto, se a alteração acontecer de repente, é importante consultar o médico para saber de onde surgiu a mudança. Vale lembrar que o uso de qualquer medicamento deve ser consultado anteriormente com um profissional da saúde.
Leia a matéria completa em: Você sabe se a sua menstruação é saudável?