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Veja receita de Franui, sobremesa de framboesa e chocolate que viralizou

Tudo gostoso! Criado na Argentina, o doce é o maior sucesso entre chiques e famosas, mas tem jeito fácil de como fazer; veja tudo o que sabemos do doce

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Instagram/Franui

Uma deliciosa iguaria argentina conquistou o paladar dos brasileiros e do mundo nas últimas semanas. Franui é um doce que contém framboesas congeladas em camadas de chocolate ao leite, branco ou meio amargo.

A sobremesa viralizou nas redes sociais, principalmente no TikTok, fazendo com que as prateleiras brasileiras ficassem vazias em questão de dias.

O sucesso recente do doce aconteceu por conta de uma situação inusitada que atiçou a curiosidade de muitos internautas. Afinal, brasileiro adora uma fofoca que edifica, não é mesmo?

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Durante uma sessão do Senado, a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, esqueceu o seu microfone ligado e o dispositivo captou ela perguntando sobre o horário de fechamento da fábrica de Franui.

O quitute tem uma história de tradição, inovação e uma pitadinha de acaso. De acordo com o Terra, ele foi criado em 2013 pela família Fenoglio, da cidade e Bariloche, na Argentina.

Tudo começou após Diego Fenoglio herdar a confeitaria Tronador, que desde 1948 se destaca como uma das primeiras chocolaterias artesanais da região.

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Com o tempo, o Terra relata que a confeitaria evoluiu e trocou o nome para Rapanuí, criando raízes não só na Argentina, mas também na Espanha e se expandindo ao redor do mundo.

"Bariloche é uma cidade muito conhecida por seus chocolates e belezas naturais. Meu avô iniciou a tradição do chocolate que continuamos até hoje com muita paixão. Essa história hoje se reflete nesse produto que meu pai inventou em 2013, único no mundo e que se tornou conhecido no Brasil pelos turistas que nos visitam todos os anos", disse o CEO Aldo Fenoglio em entrevista à Exame.

Foto: Divulgação/Instagram/Franui

O famoso bombom encontrou o seu caminho até Piemonte, na Itália. A região é a terra natal dos pais de Diego Fenoglio, que ganhou o apelido de "Willy Wonka argentino" pela revista Forbes, segundo informações do Terra.

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A Franuí não apenas leva consigo a herança familiar dos Fenoglio, mas também as raízes profundas das tradicionais confeitarias artesanais de Piemonte.

"Sempre tivemos um pomar com framboesas na casa onde morei quando menino. A ideia de combinar a fruta com chocolate ocorreu ao meu pai um dia voltando do trabalho. A doçura do chocolate e a acidez da fruta geram uma combinação perfeita", disse Fenoglio.

Conhecida por seu icônico gianduiotto, um bombom recheado de avelãs, acredita-se que a cidade ajudou a criar essa conexão fortíssima e serviu de inspiração para o delicioso sabor do doce.

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VIRALIZOU

Foto: Divulgação/Instagram/Franui

De acordo com o Terra, a Franuí explodiu no mundo digital, onde "suas camadas de framboesas e chocolate foram apresentadas ao público de forma divertida, principalmente no TikTok".

No ano de 2020, uma criadora de conteúdo argentina começou a apontar os holofotes sobre o doce ao destacar as qualidades únicas dele. Entretanto, a mágica da Franuí aconteceu somente em 2022.

Algumas tiktokers brasileiras, como Juliana Linhares e Marianna Benassatto, apresentaram o doce à sua audiência, o que já atraiu um enorme interesse dos usuários da plataforma.

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O termo "Franuí" já foi mencionado mais de 80 milhões de vezes no TikTok, estatística que indica o alcance global dessa tendência, segundo o Terra.

No Brasil, o Terra afirmou que a busca pelo bombom tem se transformado em uma verdadeira caça ao tesouro. 

"As pessoas têm explorado mercados, aplicativos de delivery e empórios especializados em produtos importados na busca por esse doce. E, muitas vezes, o produto já está esgotado em todas as lojas, dependendo da região".

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Por conta da procura, foram criados planos para a instalação de uma filial da Rapanuí em território brasileiro, conforme foi compartilhado por Aldo Fenoglio, herdeiro da tradição familiar, para a Forbes Argentina.

PROMOÇÃO

Mas, gente! O que é isso?

O novo hambúrguer do Burger King causou um certo impacto para os apaixonados por comidas gourmets.

A lanchonete pareceu abandonar seu lema “Faça do seu jeito” quando decidiu lançar um hambúrguer lotado de queijo em sua página do Facebook.

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A publicação logo ganhou centenas de milhares de reações de gente do mundo todo que queria saber mais sobre a iguaria, já que um detalhe da receita chama a atenção: a quantidade de queijo.

“Isso não é brincadeira. Isso é real”, escreveu a marca, já anunciando que a novidade surpreenderia, de fato. 

Foto: Divulgação/Burger King

A postagem exibia nada menos que 20 fatias de queijo tipo americano derretidas entre um clássico pão de gergelim em uma versão sem carne, vegetais ou condimentos à vista.

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O Burger King atraiu ainda mais os amantes do queijo em seu site, chamando o hambúrguer de “o verdadeiro, queijo de verdade, cheio de sabor para quem ama queijo”.

O “Super Cheeseburger”, como vem sendo anunciado pelo fast-food, foi disponibilizado pela primeira vez no último domingo no que parece ser um cardápio "experimental" e custa o equivalente a 3,10 dólares. No Facebook, post já anuncia que se trata de uma "promoção do dia", já que o valor original terá preço em torno de 10,90 dólares.

Pelas redes sociais e internet, os clientes, no entanto, pareceram ficar insatisfeitos.

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Richard Barrow, escritor especializado em textos e artigos sobre viagens na Tailândia, opinou sobre o prato no Twitter. Lá, explicou como a tendência atual dos tailandeses é “colocar queijo literalmente em tudo”.

Apesar de ser fã de queijo, o famoso do país disse que “se esforçou para comer até metade desse 'hambúrguer'”.

O Burger King, por outro lado, já fez alguns movimentos ousados quando se trata de suas opções de menu.

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Desde 2015, a franquia começou a grelhar um Halloween Whopper preto de edição limitada. Porém, isso não foi um sucesso. A lanchonete logo começou a flertar gastronomicamente com a multidão que se interessa por cardápios vegetais quando estreou o Impossible Whopper, sem carne, em 2018.

Para especialistas em culinária, desde então, o Burger King parece buscar outro momento viral quando até a seção brasileira da empresa multinacional iniciou uma colaboração com o filme “Barbie”, oferecendo um hambúrguer com molho rosa de aparência questionável, bem como um milk-shake pink fofo com uma rosquinha por cima, bem no lugar da "cereja do bolo".

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