Entretenimento e Cultura

Lançamento: jornalista capixaba lança livro sobre Rock in Rio

O jornalista capixaba José Roberto Neves, que cobriu a terceira edição do evento, apresenta sua experiência no livro que imerge o leitor na atmosfera do festival

Foto: Divulgação / Governo do ES

O Rock in Rio não é apenas um festival musical, mas um marco cultural e geracional no Brasil. O jornalista capixaba José Roberto Santos Neves, que cobriu a terceira edição do evento em janeiro de 2001, agora apresenta essa experiência em seu novo livro, “Diários do Rock In Rio - Os Bastidores e Entrevistas da Terceira Edição do Maior Festival de Música do Mundo pelo Olhar de um Jornalista Capixaba” (Editora Cândida).

O lançamento ocorrerá no dia 4 de setembro, às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha, em Vitória. O autor também estará na Vilazinha Feira Hype, em Vila Velha, no dia 14 de setembro, das 15h às 20h, para uma edição especial comemorativa aos 40 anos do Rock in Rio.

Leia também:

>> Entenda qual é o papel do orientador na arte

>> Cristiano fala sobre depressão de Zé Neto e se abre sobre momento difícil: Jamais me perdoaria se perdesse o Zé

>> Em nova coleção, Ricardo Almeida explora as possibilidades da alfaiataria

A edição de 2001 do festival marcou o retorno à Cidade do Rock e foi pioneira ao adotar uma abordagem social com a campanha “Por Um Mundo Melhor”, que uniu 98 milhões de pessoas em um momento de silêncio por melhorias na vida cotidiana. O festival também integrou projetos sociais com parte da renda destinada a iniciativas sociais.

José Roberto Neves, designado pelo jornal A Gazeta para a cobertura, acompanhou o festival de perto, incluindo mais de 160 atrações musicais e coletivas de imprensa com artistas como Iron Maiden, Red Hot Chili Peppers e Britney Spears. O livro, com 120 páginas, oferece uma viagem no tempo através de textos inéditos e imagens de época, refletindo sobre as transformações na indústria musical e na comunicação nas últimas duas décadas.

A terceira edição do Rock in Rio introduziu novidades como as tendas de cultura e arte, destacando a preocupação ambiental e o avanço da comunicação digital. O autor compartilha detalhes dos bastidores, incluindo momentos marcantes como a coletiva de imprensa da banda Iron Maiden e a reação de artistas como Dave Grohl e Jimmy Page.

José Roberto explica que o livro busca transportar o leitor para a atmosfera emocional do festival, destacando sua importância no cenário internacional e a evolução do rock como atitude cultural. “Diários do Rock In Rio” oferece um panorama detalhado e pessoal de um festival que influenciou a música e a cultura global.

Sobre o autor

José Roberto Santos Neves, nascido em Vitória (ES) em 1971, é um jornalista com ampla experiência na cobertura de eventos musicais e culturais. Formado em Jornalismo pela Ufes e pós-graduado em Gestão em Assessoria de Comunicação pela Faesa, Neves trabalhou no jornal A Gazeta e é autor de vários livros sobre música e cultura. Ele também é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram! 

Lançamentos:

Vitória: 4 de setembro, das 19h às 21h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha - Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá.

Vila Velha: 14 de setembro, das 15h às 20h, na Vilazinha Feira Hype, Pousada VilaZinha - R. Vinte e Três de Maio, 120, Prainha. Entrada gratuita.

Pontos moeda