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De inspetora a estilista: capixaba cria marca exclusiva e ganha as passarelas de Nova York

Conheça a história inspiradora por trás da ClosetMy, marca capixaba que vai brilhar na New York Fashion Week com sua Coleção Cápsula EntrelacES em setembro

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal

Um baita orgulho para o Espírito Santo! Uma marca capixaba de roupas femininas vai do estado direto para as passarelas de um dos maiores eventos de moda do mundo: a New York Fashion Week.

No dia 6 de setembro, a passarela do Sony Hall, na Times Square, será palco da Coleção Cápsula EntrelacES, inspirada no Espírito Santo e nas conexões humanas e naturais que o estado representa. 

Esse é um momento esperado não apenas por Mylla Rodrigues, mas por todas as mulheres que encontraram na ClosetMy, uma forma de expressar a verdadeira essência através da moda.

"O desfile vai acontecer no dia 6 de setembro, à 1PM de NY, 14h de Brasília, no Sony Hall, na Times Square. Vamos apresentar a Coleção Cápsula EntrelacES (com ES maiúsculo, porque é inspirada no Espírito Santo, no nosso litoral e nos laços criados entre as belezas naturais e humanas capixabas)."

A palavra é: PERSISTÊNCIA

Foto: arquivo pessoal

Mylla Rodrigues é uma mulher de vários talentos e histórias inspiradoras. Com uma carreira inicialmente marcada pela dedicação ao jornalismo criminal, Mylla passou uma década mergulhada na editoria de polícia de um jornal impresso e na dinâmica acelerada da TV. 

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Simultaneamente, atuava como inspetora penitenciária, participando de operações prisionais, sempre conciliando o trabalho com a responsabilidade de ser mãe solo.

"Foi uma rotina intensa, mas gratificante. Trabalhava pela manhã no presídio, à tarde na assessoria de imprensa e, à noite, no jornal.  Sempre tive um vínculo forte com a moda, uma herança familiar que vem desde minha infância cercada por costureiras talentosas", compartilha Mylla.
Foto: arquivo pessoal

Desde cedo, Mylla mostrou o talento para a moda, criando e modificando peças de roupas, que hoje é chamado de upcycling. 

"Aos 15 anos, eu já criava e modificava peças de roupas, o que hoje conhecemos como upcycling, e rabiscava modelos, os quais minha mãe pacientemente tornava reais".

Apesar do talento evidente, a trajetória profissional a levou ao jornalismo, uma escolha estimulada pela habilidade na oratória e na língua portuguesa.

"A familiaridade com a moda me acompanha desde a infância, herança de uma família de costureiras e artesãs, desde a geração da minha avó. Cresci tendo peças exclusivas e distintas que chamavam atenção das pessoas e faziam com que eu me destacasse em qualquer lugar, graças à minha mãe, Lucinéa Rosa, que conciliava o trabalho na educação - ela também trabalhava em 3 horários (sim, inconscientemente nós repetimos padrões), como professora de educação infantil e pedagoga".

Mas durante os estudos, por conta da oratória e do alto desempenho em língua portuguesa, Mylla acabou seguindo o jornalismo. 

E a vida trouxe novos desafios quando Mylla se tornou mãe de Yan.

"Eu fazia residência na área, já que era desestimulada por professores e familiares a cursar Moda e Artes Cênicas. Após 10 anos de trabalho, a vida pessoal ganhou um novo capítulo e a mãe solo do Yan Sancio, hoje com 20 anos, iria se casar e proporcionar a ele o grande sonho, ter irmãos e uma família grande".

Posteriormente, ao se casar com Paulo Mariano, um renomado neurocirurgião,  Mylla começou a escrever mais um capítulo da vida. 

"Eu já havia chegado ao cargo mais alto da minha editoria e sem perspectiva de crescimento, foi quando entendemos que havia chegado o momento de priorizar novos desafios, neste caso, a família, e começar o processo de escolher apenas um emprego para permanecer. Larguei os trabalhos um por vez e assumi a assessoria de imprensa e as mídias sociais do meu marido, Paulo Mariano, que é neurocirurgião."

Mylla começou a dar prioridade para outras coisas. 

"A família já estava pronta, marido viúvo, com 3 filhos, sendo dois adolescentes, e uma pequena, Júlia, na ocasião com 2 anos. Muito trabalho pela frente para transformar uma casa tomada pela dor, pelos traumas e bloqueios em um lar. Em paralelo a esse amor desafiador, eu vivia uma fase na qual a principal empresa que eu trabalhava (do ponto de vista financeiro) dava sinais de dificuldades, com demissões em massa, sobrecarga de trabalho e reduções salariais". 

E além do amor, ela encontrou apoio e força para resgatar um sonho.

"Depois de reestruturar e estabelecer a estratégia de imagem do marido, a minha inquietude me mostrou que precisava de alçar outros voos. Inclusive, sob estímulo do marido, após ouvi-lo dizer: 'Tenho certeza que você deixou algum sonho para trás, a vida está te dando uma chance de resgatá-lo e o tornar real'. Imediatamente, pensei no sonho de trabalhar com moda que havia ficado para trás"

ClosetMy

Foto: arquivo pessoal

Assim nasceu a ClosetMy, uma marca que combina consultoria de imagem, moda e comunicação de forma única. 

"Comecei a estudar Consultoria de Imagem, me especializei em Visagismo Internacional Total Look 3D, método francês, e decidi por criar uma marca própria na qual pudesse condensar meus grandes amores: consultoria de imagem, moda e comunicação. Assim, surgiu a ClosetMy, em plena pandemia, em novembro de 2019".

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No início, eles apostaram em um showroom improvisado no apartamento, e a aceitação foi imediata. As clientes se identificaram com nossa abordagem personalizada, onde cada peça conta uma história.

Foto: arquivo pessoal
"O projeto iria ser engavetado, porque muitos comerciantes estavam fechando as portas e, eu, como empresária de primeira viagem, estava receosa de dar esse passo na contramão do fluxo de mercado. Mas, mais uma vez, sob estímulo e apoio do marido, readaptamos o projeto e montamos o showroom na sala do nosso apartamento para testarmos a aceitabilidade do público. O primeiro desfile que fizemos já deu os primeiros sinais de que viemos para balançar a estrutura da moda local

E como tudo que é feito com amor e dedicação, a marca é um sucesso!

"Fomos conquistando espaço e clientes, ao dar asas à criatividade adormecida de cada uma, focando no nosso lema de traduzir em looks o que elas desejam comunicar em cada ocasião (abusando do conhecimento técnico da comunicação não-verbal e da semiótica, herança do jornalismo, e que são meus diferenciais e parte do que torna minha entrega única no mercado capixaba)."

Viralizou nas redes

Foto: arquivo pessoal

O sucesso da ClosetMy não passou despercebido. Um vídeo viralizou nas redes sociais, levando a marca até a Times Square e culminando com um convite para o New York Fashion Week. 

"Ao dar asas à imaginação das clientes acrescida da minha criatividade, começamos a produzir peças mais elaboradas e diferentes do padrão e com o tempo nos especializamos em looks de impacto, que têm chamado atenção por onde passam".

Com as peças rodando pelo mundo, junto com as clientes, não tinha como não dar certo. 

"As clientes CM fazem questão de viajar pelo mundo levando nossas peças e divulgando esse trabalho de produção e curadoria minuciosos e personalizados. Foi, então, que em setembro do ano passado, decidi homenageá-las durante uma viagem aos EUA, e veiculei um vídeo das nossas embaixadoras na Times Square. O vídeo viralizou, atingiu mais de 100 mil visualizações e, em dezembro, recebemos o convite para participar do NYFW, na edição para novos designers."

Mas Mylla ponderou algo muito importante sobre a marca: vestir mulheres reais.

"Fui reticente em aceitar, porque o DNA da minha marca está envolto em vestir mulheres reais e suas peculiaridades, biotipos, personalidades e desejos de imagem distintos, diferentemente de modelos profissionais, que seguem coordenadas padrão nada desafiadoras."

Depois de ser fiel ao conceito do que cria, a empresária bate na tecla de que o  objetivo é mostrar o real, e é isso que ela vai fazer.

"Sugeri levar clientes da marca, mulheres reais e que, de fato, vestem CM no seu dia a dia para as passarelas do Fashion Week. A organização ficou com a solicitação em análise por um tempo, mas aprovou e, agora, estamos incumbidas da missão de tornar esse sonho real."

E nesse desfile estarão: Fernanda Prates - colunista e RP do mercado de luxo, Raigna Vasconcelos - farmacêutica do grupo Alquimia e empresária, Kelly Schwanz - empresária do ramo da estética, Carla Borriello - empresária do agronegócio, produtora do Azeite Borriello, Giovanna Santos - jornalista, Catharina e Lorenzo Santos - gêmeos, filhos da Giovanna e Lucinéa Rosa - designer assistente da CM e mãe da Mylla.

arquivo pessoal
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arquivo pessoal
arquivo pessoal

A história de Mylla nos faz refletir sobre sonhos e como eles são sim muito possíveis de alcançar desde que a gente seja determinado e tenha coragem, independente dos desafios; Ela não apenas transformou a vida, mas também está deixando a marca no universo da moda, inspirando muitas pessoas ao longo do caminho.


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