Entretenimento e Cultura

Quais carnes são melhores para churrasco? Veja opções e como calcular quantidade por pessoa

Aprenda a diferenciar os tipos de cortes para não errar na compra e acertar no churrasco

Redação Folha Vitória

Foto: Na Brasa

Comprar carne no açougue para o churrasco pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem familiaridade com os diferentes cortes. A primeira dica para quem não sabe escolher a carne ideal é levar alguém que entenda do assunto ou fazer uma lista com os cortes adequados.

Recentemente um vídeo sobre como escolher a carne certa para o churrasco viralizou, isso porque a maioria das pessoas tem dificuldade em saber quais servem ou não para a grelha.

LEIA TAMBÉM:

Mounjaro X Ozempic: qual é melhor caneta para emagrecer? Veja diferenças

Adeus papada: como funciona o endolaser no rosto e barriga para gordura?

Vinagre de maçã: o truque simples que "come" a gordura da barriga

VEJA 6 CARNES PARA EVITAR NO CHURRASCO

O açougueiro @fabio_acougueiro fez sucesso nas redes sociais com um vídeo no Instagram onde ensina, de forma prática, quais carnes não devem ser usadas no churrasco. 

1. Filé mignon

Filé mignon Ideal para parmegiana, strogonoff, bife e medalhão, o filé mignon é retirado da região lombar do boi. Apesar de ser um dos cortes mais nobres e caros, não é adequado para churrasco.

2. Músculo bovino

Músculo bovino Mais indicado para carne cozida, sopa e até moída, o músculo bovino não é a melhor opção para churrasco. Esse corte pode ser encontrado na carcaça traseira, dianteira ou em outros músculos do boi.

3. Patinho

Patinho Embora seja ótimo para moer, fazer cubos, tirinhas ou bife, o patinho, localizado na parte inferior do boi, não é a melhor escolha para a churrasqueira.

LEIA TAMBÉM:

Jejum de cinco dias: nutricionista alerta sobre os danos à saúde; veja caso da Maíra Cardi

Seu coração pode ficar novo! Médicos surpresos com este truque simples

Quais são os sintomas da falta de vitamina B12 no corpo, alimentos ricos e benefícios?

4. Pescoço bovino 

Pescoço bovino (não confundir com o miolo de acém) O pescoço bovino, também conhecido como acém, é um corte da parte dianteira do boi e é mais apropriado para ser servido em cubos ou moído, mas não para churrasco.

5. Lagarto

Lagarto Esse corte traseiro do boi é mais indicado para rosbife, assado de panela ou recheado no forno. Suas fibras longas e duras o tornam inadequado para o churrasco.

6. Costela bovina

Costela bovina Por último, a costela bovina, que é um corte mais grosso, com muita cartilagem e ossos finos, é mais indicada para ser cozida na panela de pressão, não na churrasqueira.

DICAS PRÁTICAS DE ESPECIALISTA: COMO GASTAR MENOS ENERGIA E TER CONTA DE LUZ MAIS BARATA

A conta de luz costuma ser uma das principais e maiores despesas fixas de uma casa. Segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), o Brasil figura entre os países com as contas de luz mais caras do mundo.

O estudo também revelou que o valor de encargos e taxas aumentou quase 50% nos últimos quatro anos.

LEIA TAMBÉM: 

É saudável? Doce de leite zero açúcar viraliza. Mas pode na dieta? Veja como

Palpitações: como saber se é ansiedade ou doença do coração?

Primeiros socorros: meu pet comeu o que não pode. O que fazer?

Devido a esse impacto no orçamento, um número crescente de pessoas está buscando maneiras de reduzir o consumo de energia. Para te ajudar, apresentamos neste conteúdo 5 dicas de como economizar energia.

A economista e professora de MBAs da FGV Carla Beni, em entrevista ao Terra, enfatiza a importância de controlar o tempo de uso de eletrodomésticos como chuveiros elétricos, ferro de passar e máquina de lavar roupa para lidar com as altas tarifas.

"A conta de luz subiu e o frio chegou, então é necessário fazer um controle de tempo", diz Beni, destacando também a necessidade de ajustar a intensidade dos aparelhos. "Evite chuveiro muito quente, assim como secador de cabelo e ventilador em velocidade máxima. Opte pela moderada ou baixa", recomenda.

Carla sugere que atividades como lavar e passar roupas, anteriormente feitas com frequência, sejam organizadas para um período específico da semana. "O ideal é juntar tudo para lavar e passar de uma só vez. O ferro tem um tempo para aquecer, esse período faz com que você gaste bastante energia", ressalta.

Em relação às roupas, Beni aconselha evitar passar peças desnecessárias, como toalhas de banho e panos de prato, já que, segundo a Enel, ferros elétricos podem ser responsáveis por até 7% da fatura de energia. O uso de secadora também deve ser minimizado. "É possível aproveitar períodos de sol e vento para secar a roupa naturalmente", destaca a economista.

DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

Economizar energia é vantajoso tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. Vamos te mostrar como pequenos hábitos e atitudes simples podem fazer uma grande diferença no final do mês.

1. Use lâmpadas LED

Nossa primeira dica é usar lâmpadas LED em sua casa. Elas são até 80% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Com a popularização, as lâmpadas LED se tornaram mais acessíveis e podem ser encontradas a partir de R$5,00.

2. Desconecte os eletrônicos da tomada

Mesmo no modo stand-by, os eletrônicos continuam consumindo energia. Esse consumo pode parecer pequeno, mas, somados, todos os eletrônicos da sua casa em modo de espera podem representar até 12% do consumo total de energia.

3. Aproveite a luz natural

Aproveite ao máximo a luz solar. Pinte alguns ambientes da casa com cores claras, que ajudam a refletir a luz natural. Além disso, use cortinas translúcidas, reorganize os móveis e mantenha as janelas abertas para evitar o uso de lâmpadas durante o dia.

4. Reduza o tempo e a frequência de uso de alguns aparelhos

Acumule roupas para encher a máquina de lavar, estabeleça um tempo limite no chuveiro e desligue-o nos dias quentes. Passe um maior número de roupas de uma vez para evitar ligar o ferro frequentemente.

5. Contrate um serviço de energia solar

A energia solar é uma fonte limpa, renovável e barata. Hoje, é possível contratar um serviço de energia solar de forma simples e 100% digital. Com um plano de assinatura de energia solar, você adquire créditos de energia provenientes de uma fazenda solar, sem a necessidade de obras ou instalação de painéis solares. Essa modalidade, que já conta com muitos adeptos no Brasil, pode gerar uma economia significativa na sua conta de luz mensal.

6. Use o ar-condicionado com moderação

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia e impactam nas despesas domésticas, utilizando em média 800 watts de eletricidade. Mesmo durante ondas de calor, é importante usar o ar-condicionado com moderação, alternando-o com o ventilador para evitar altos custos. Limpe o filtro regularmente para garantir um desempenho eficiente e evitar desperdícios.

7. Economize energia no chuveiro

O chuveiro é outro grande consumidor de energia elétrica. Para economizar, reduza o tempo de banho e faça pausas, desligando-o enquanto se ensaboa. Certifique-se de que a resistência do aparelho esteja em bom estado, pois uma resistência desgastada aumenta o consumo de eletricidade e pode causar acidentes.

8. Economize energia com a geladeira

A geladeira precisa ficar ligada o tempo todo, mas você pode economizar energia verificando se não há acúmulo de gelo nas paredes, o que dificulta o funcionamento do aparelho e aumenta o consumo de energia. Evite colocar a geladeira próxima a fontes de calor, como fornos e fogões, para manter a temperatura interna estável e eficiente.

9. Modere o uso do ferro elétrico

O ferro de passar roupas é útil no dia a dia, mas deve ser usado com moderação. Desligue-o quando não estiver em uso e evite ligá-lo e desligá-lo repetidamente, pois isso pode gerar um consumo excessivo de energia. Junte o máximo de roupas para passar de uma vez e evite usar o ferro junto com muitos outros aparelhos ligados ao mesmo tempo para diminuir a sobrecarga na rede elétrica.

10. Escolha eletrodomésticos mais eficientes

Optar por produtos que consomem menos energia é uma das melhores formas de economizar. Pesquise e adquira eletrodomésticos mais eficientes, observando as informações do produto, como a etiqueta energética, para garantir um consumo menor e mais econômico.

QUAL É O HORÁRIO QUE GASTA MENOS ENERGIA?

Para entender os melhores horários para economizar energia, é importante saber que no Brasil existem dois parâmetros para identificar esses períodos:

Fora de ponta: Horário em que a energia é mais barata.

Horário de ponta: Período em que a energia está mais cara. De acordo com a ANEEL, são 3 horas diárias consecutivas.

O horário de ponta geralmente ocorre das 17h às 20h em alguns estados e das 18h às 21h em outros.

QUAIS SÃO OS APARELHOS QUE MAIS GASTAM ENERGIA?

Para realmente economizar na sua conta de energia e reduzir os gastos diários, é importante prestar atenção aos seguintes itens que mais consomem energia:

- Ar-condicionado

- Geladeira

- Videogames

- Micro-ondas

- Chuveiro elétrico

- Cooktop elétrico

- Televisão

- Carregadores de celular