Rota da Pereveca: gastronomia e cultura no ES
Está chegando mais uma Rota da Pereveca, circuito turístico realizado entre os distritos de Boapaba e Baunilha
Talvez você não conheça, mas há uma delícia de nome bastante peculiar a se experimentar no Espírito Santo. O nome da iguaria é pereveca. Estamos falando de um pão típico do distrito de Baunilha, em Colatina.
De origem alemã, o pão, parecido com um rocambole, teve adaptação e novos ingredientes em Colatina. A receita ganhou ingredientes novos como amendoim, banana, canela e até cachaça na releitura.
E falando nisso, já está chegando mais uma Rota da Pereveca, circuito turístico realizado entre os distritos de Boapaba e Baunilha que atrai centenas de turistas que gostam de curtir as belezas, gastronomia e potencialidades do campo.
LEIA TAMBÉM
Agenda Cultural: festivais, ressaca do Vital e diversão para crianças
Festa do Vinho e da Uva em Santa Teresa: veja programação e atrações
Circuito capixaba de cerveja artesanal em Domingos Martins
O passeio acontece no próximo domingo, dia 1º, a partir das 7h30, com concentração em Boapaba.
O trajeto do passeio inclui cinco paradas, onde o turista terá a oportunidade de conhecer e degustar a famosa Pereveca e outros produtos da agricultura familiar, além de conhecer a história dos moradores locais e apreciar as belezas do campo. O passeio inclui também opção de café da manhã e almoço para os participantes.
Conheça o trajeto
A primeira parada será na Delícias da Eliana (produtos da agroindústria e cerveja Cowboy Líder) para o café da manhã com produtos da região.
A 2ª Parada será no Sítio Vovô Arlindo, espaço para festas e eventos, onde os participantes também poderão conhecer a Capela de Santa Rita de Cássia e o Apiário Goldner, com venda de mel e derivados.
Já a 3ª Parada será nos Blaser, em Córrego Santinho, para conhecer a agroindústria local de massas, com opções pães, bolos, biscoitos.
Na 4ª Parada, o público vai conhecer o Casarão Nippes, que abriga antiguidades, pinturas e afrescos e arquitetura da época, com entrada da visita custa 10 reais. Em seguida, haverá parada na Capela São Paulo Apóstolo.
Anexo à ela, será servido almoço com show de Zezé dos Teclados. O término da Rota será em Baunilha, com a venda dos produtos da região, artesanato e de comidas nas barracas.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Colatina, será cobrado R$ 20 pelo café da manhã e R$ 35 para almoço, por pessoa. As refeições são oferecidas pelos produtores da região. Devido às limitações de internet e sinal de wi-fi na área, orienta-se a levar dinheiro em espécie, por precaução.