Entrevista

Silva estreia turnê "Encantado" no ES durante Festival Movimento Cidade

Com entrada gratuita, o artista se prepara para uma série de apresentações com a nova turnê, começando por Vila Velha durante o festival que acontece na Prainha

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Jorge Bispo

Quatro anos após lançar o último álbum autoral, o cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Silva presenteou o público com “Encantado”, novo disco de músicas inéditas. 

E para a felicidade dos fãs capixabas, três meses depois do lançamento do projeto em todas as plataformas digitais, é hora de subir ao palco e mostrar para o público o resultado do trabalho ao vivo.

O artista se prepara para uma série de apresentações com a nova turnê, começando por Vila Velha durante o Festival Movimento Cidade, que acontece na Prainha desta sexta (16)domingo (18)

O show "Silva: Encantado" acontece no domingo. O festival terá três dias de apresentações musicais, arte e muito mais com entrada gratuita e vários artistas. 

LEIA TAMBÉM:

Festival Movimento Cidade: Vila Velha vai virar uma grande “galeria a céu aberto”
Festa do Vinho e da Uva 2024 em Santa Teresa: veja programação e atrações
Lockdown: inédito no ES, festival terá Avalon, Querox, Sajanka e Pantomiman

Para deixar a apresentação ainda mais especial, no repertório terá sucessos dos discos anteriores: "Claridão", "Vista Pro Mar", "Júpiter", "Brasileiro" e "Cinco".

E tem mais: Silva, além de cantar, vai tocar violão, piano e sintetizadores. Além disso, os capixabas já podem começar a preparar o coração porque vai rolar surpresas que prometem encantar. 

A direção musical do show é assinada por Silva e a concepção também é dele, ao lado de Lucas Silva.

A banda virá com Bruno Buarque (bateria e programações), Gabriel Ruy (guitarra e percussão), Rômulo Quinelato (guitarra e sintetizador) e Hugo Maciel (baixo e sintetizador). A ficha técnica ainda conta com nomes como Belle de Melo na direção criativa e Arthur Farinon no design de luz.

E ele bateu um papo comigo sobre a carreira e participação no Festival Movimento Cidade. Confira:

Foto: Jorge Bispo

O que inspirou o título "Encantado" e como essa ideia se reflete nas canções desse novo trabalho?

O nome "Encantado" surgiu antes de tudo. A ideia nasceu durante o carnaval de 2022, assistindo ao desfile da Grande Rio na Sapucaí, no Rio de Janeiro. Essa coisa do encantamento me lembra os impressionistas e também o berço da música brasileira, tudo que tem de melhor em nossa cultura. E, de certa forma, é como se eu estivesse me apresentando de novo para as pessoas. Prazer, meu nome é Silva, encantado.

Como foi o processo de composição e produção? Há alguma música que tenha um significado especial para você?

Foram meses e meses de trabalho. Cheguei a compor mais de 30 faixas com o Lucas, meu irmão, para selecionar as 16 do álbum. Dessas 16 cada uma é especial à sua maneira. Eu gosto muito de compor e produzir, as vezes o processo dá um nó na cabeça mas é muito prazeroso.

Você teve colaborações incríveis no álbum. Como foi trabalhar com artistas como Jorge Drexler e Leci Brandão?

Nesse disco tive o privilégio de ter nomes que eu admiro muito. Foi especial com cada um deles. Tive o cuidado de ouvir apenas o meu coração para cada uma das participações. Não pensei em estratégias comerciais e também não pedi sugestões a ninguém. Percebi que cada música já chamava pelo nome dos artistas que deveriam participar delas.

Você está muito envolvido na direção musical do show. Como imagina que isso vai impactar na experiência do público?

Eu sempre fiz a direção musical dos meus shows, isso ajuda a deixar tudo mais da minha maneira. Acho que dá pra sentir quando é algo que parte de mim. Isso impacta no resultado final, porque acredito que tudo que é mais pessoal é também mais autêntico.

Existe uma faixa do álbum "Encantado" que você está mais ansioso para apresentar ao vivo? Por quê?

Diria que todas (rs), levar as músicas do estúdio para o palco é um processo que gosto muito. Fazer novos arranjos pensando no show é uma das partes mais legais do processo todo. Muitas vezes não é uma tarefa fácil! É aí que eu gosto ainda mais.

Além das novas músicas, quais sucessos antigos você mais gosta de tocar ao vivo e o que eles representam para você?

Tem muitas, cada álbum e turnê tem as suas preferidas. É muito prazeroso saber que minhas composições fazem parte da vida das pessoas. Nesse show eu tentei trazer algumas delas pro universo "Encantado".

Você toca vários instrumentos no palco. Qual deles mais gosta de tocar e por quê?

No momento tem sido o piano. Tem me feito muito bem passar horas e horas no piano. É muito terapêutico.

Você mencionou que se emociona ao ver o impacto da música nas pessoas. Tem alguma experiência marcante que gostaria de compartilhar?

Recebo quase diariamente mensagens sobre experiências marcantes das pessoas com minhas músicas. Isso me dá uma força e vontade tremenda de continuar. Adoro saber de todas, muitas vezes são experiências bem pessoais, gosto de deixar em segredo entre a pessoa que viveu ou me contou e eu.

O que espera desta nova turnê? Há algo que está mais animado para experimentar em palco?

Estou bem animado pra essa turnê, poder pensar em cada mínimo detalhe está sendo muito prazeroso. Não sabia que precisava tanto voltar para as minhas composições. Quero sempre me emocionar com a minha música e poder ver o impacto que ela causa nas pessoas.

Como suas influências musicais evoluíram ao longo dos anos e como elas refletem em "Encantado"?

Sou muito curioso com música e acredito que isso afeta com certeza o meu trabalho. Quando a gente não ouve sempre a mesma coisa, as influências ao nosso redor mudam de nome, tonalidade, timbre. Isso faz a gente mudar também. E se tratando de música, mudanças são muito bem-vindas. Deixa a gente menos previsível.

O que você espera para o futuro da carreira após o lançamento de "Encantado"?

Pretendo continuar focado no meu caminho musical. Parece óbvio, mas hoje no mundo da música, a gente pode se ocupar de muitas outras coisas que tiram o foco da questão mais importante que é a criação, que é o que nos mantém relevantes artisticamente. Estou focado na produção dos meus próximos anos.

Qual foi o momento mais inesquecível da carreira até agora?

São muitos, o último momento inesquecível foi lançar o "Encantado". O próximo vai ser estrear a turnê. São esses novos movimentos que me movem.

Sobre o Movimento Cidade, qual a representatividade e importância desse evento para o público na sua opinião?

Fiquei muito feliz com o convite do festival. Acho importante demais eventos culturais dessa magnitude e pluralidade serem gratuitos assim. Desejo vida longa ao Movimento Cidade.

Álbum Encantado

Depois de percorrer o Brasil e vários países com shows e projetos, Silva lançou no final de maio "Encantado", sexto disco autoral. 

O álbum tem 16 faixas inéditas, a maioria composta pelo cantor, ao lado de Lucas Silva, irmão do artista e principal parceiro musical. Além disso tem participações de grandes nomes da música brasileira e internacional, como Jorge Drexler, Leci Brandão, Arthur Verocai, Carminho, Marcos Valle e Gabriele Leite.

Em "Encantado", Silva canta, toca piano, sintetizador, guitarra, violão, baixo e violino, além de assumir a produção musical, ao lado de André Paste, presente desde o primeiro trabalho.

O álbum une diferentes referências do artista, que vão do samba ao jazz, passando pelo hip hop e a MPB, e vai em direção ao que Silva define como essência, dando início a um novo momento na carreira.

Festival Movimento Cidade - Show do Silva

Foto: Folha Vitória
Data de apresentação do Silva: domingo (18)
Local: Parque da Prainha, Vila Velha
Evento gratuito

Datas da turnê "Encantado" em outros estados

A turnê passará por Belém (PA), dia 31/08; São Paulo (SP), dia 29/09; Curitiba (PR), dia 04/10; Porto Alegre (RS), dia 05/10; Aracaju (SE), dia 11/10; Salvador (BA), 12/10; Rio de Janeiro (RJ), 01/11; Belo Horizonte (MG), dia 02/11; Olinda (PE), dia 03/11; Fortaleza (CE), 09/11; e, encerrando o ano, Brasília (DF), dia 07/12.

Vários shows durante o Festival Movimento Cidade 2024

Lembrando que além desse showzaço, outros artistas também se apresentam ao longo do Festival Movimento Cidade, que começa nesta sexta-feira (16) e segue até domingo (18). Confira:

Hora: sexta os portões abrem às 17h | Sábado e domingo às 14h
Atrações: Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA e Dan Abranches; mostra de cinema, oficinas, batalhas, arte urbana, shows musicais, exposições de arte e muito mais.
Local: Prainha, em Vila Velha
Entrada gratuita.