Entretenimento e Cultura

200 anos da Independência: a história do Brasil contada em sete filmes e séries

Em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, listamos dicas de filmes que contam parte da história do país que começou a ser colonizado há 522 anos

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

O bicentenário da Independência do Brasil é celebrado na quarta-feira, 07 de setembro. Para celebrar a data e relembrar os momentos mais marcantes dos 522 anos do país, listamos dicas de filmes e séries para você assistir. As histórias misturam romance, humor, aventuras, tensão e muita emoção.

Foto: Divulgação

Caramuru: A invenção do Brasil

Lançado em 2001, o longa dirigido por Guel Arraes é ambientado no século XVI. Na obra, após ser enganado, o jovem Diego é deportado de Portugal para o Brasil. No meio do trajeto, sua caravela naufraga. Diego é resgatado pelo Cacique Itaparica e começa a conviver com os indígenas. O rapaz recebe o nome de Caramuru e descobre o amor pela terra e pelas duas filhas do cacique.

No elenco estão nomes como Camila Pitanga, Selton Mello, Deborah Secco, Débora Bloch, Tonico Pereira, Diego Vilela e Pedro Paulo Rangel.

LEIA TAMBÉM: Dicas para maratonar: confira cinco séries para assistir em um dia

Foto: Divulgação

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil

O filme dirigido por Carla Camurati usa do humor e de um tom satírico para retratar uma das principais figuras da história do Brasil colonial. A obra lançada em 1995 narra a história de Carlota Joaquina, a mãe do Imperador Dom Pedro I. 

O longa é estrelado por Marieta Severo e ainda conta com a participação de Maria Fernanda, Antônio Abujamra, Marcos Palmeira, Norton Nascimento e Ney Latorraca.

LEIA TAMBÉM: 365 Dias Finais: desfecho da sequência erótica da Netflix promete seduzir o público

Foto: Divulgação/ Netflix

Guerra do Brasil.doc

A série documental, disponível na Netflix, narra as principais guerras que marcam a história de formação do Brasil. Lançada em 2018, a obra propõe, ao longo dos seis episódios, reflexões sobre como a realidade contemporânea foi — e ainda é — impactada com os conflitos armados vivenciados ao longo dos 500 anos.

LEIA TAMBÉM: Pacto Brutal: série da HBO Max traz relatos impactantes sobre o assassinato de Daniella Perez

Foto: Divulgação

Guerra de Canudos

Você já ouviu falar em Antônio Conselheiro? A história do líder religioso que incentivava a luta dos trabalhadores rurais contra a opressão no final do século XIX é tema do filme dirigido por Sérgio Rezende. 

Lançada em 1996, a obra tem a brilhante interpretação de José Wilker, Paulo Betti, Cláudia Abreu, Marieta Severo, José de Abreu, Selton Mello e Tuca Andrada.

LEIA TAMBÉM: Bom Dia, Verônica: relembre a 1º temporada de uma das melhores séries nacionais da Netflix

Foto: Reprodução /Youtube

Getúlio

O longa dirigido por João Jardim detalha parte da vida de um dos principais líderes do Brasil república. O filme narra os últimos momentos de Getúlio Vargas no poder e as consequências da crise política no seu governo após um atentado. Tensão e momentos de drama não faltam na obra. 

O elenco conta com Tony Ramos, Drica Moraes, Thiago Justino, Clarisse Abujamra, Fernando Eiras, Murilo Elbas e Isaac Bernat.

LEIA TAMBÉM: De tirar o fôlego! Stranger Things 4 tem novo vilão, retorno dos mortos e traumas

Foto: Divulgação

O dia que durou 21 anos

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo — apenas em 2013 —, o filme está na lista dos mais significativos para o cinema nacional ao narrar uma parte delicada na história do Brasil, a ditadura.

A obra dirigida por Camilo Tavares é marcada pelo clima de tensão. O enredo mostra como o governo dos Estados Unidos influenciou o Golpe de Estado vivenciado em 1964. O longa mostra ainda a participação da Casa Branca nas ações militares que deram início à ditadura.

LEIA TAMBÉM: Locke & Key: conheça a nova temporada e saiba se vale a pena assistir

Foto: Divulgação/ Netflix

Democracia em vertigem

Dirigido por Petra Costa, a obra se debruça sobre um capítulo recente da história do Brasil. Lançada em 2019, ela mostra os embaraços políticos vivenciados na última década, como as manifestações e o impeachment de Dilma Rousseff, que levaram a polarização política ainda vivenciada nas eleições atuais.