Entretenimento e Cultura

Bicentenário da Independência: 7 clássicos do cinema nacional sobre a história do Brasil

Reunimos algumas obras que contam momentos importantes da história do país

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, listamos sete dicas de filmes nacionais que contam partes importantes da história do país para você assistir neste feriado. As obras sugeridas mesclam romance, humor, aventuras, tensão e muita emoção.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil

O filme dirigido por Carla Camurati usa do humor e de um tom satírico para retratar uma das principais figuras da história do Brasil colonial. A obra lançada em 1995 narra a história de Carlota Joaquina, a mãe do Imperador Dom Pedro I.

O longa é estrelado por Marieta Severo e ainda conta com a participação de Maria Fernanda, Antônio Abujamra, Marcos Palmeira, Norton Nascimento e Ney Latorraca.

Foto: Divulgação

Guerra de Canudos

Você já ouviu falar em Antônio Conselheiro? A história do líder religioso que incentivava a luta dos trabalhadores rurais contra a opressão no final do século XIX é tema do filme dirigido por Sérgio Rezende.

Lançada em 1996, a obra tem a brilhante interpretação de José Wilker, Paulo Betti, Cláudia Abreu, Marieta Severo, José de Abreu, Selton Mello e Tuca Andrada.

Foto: Divulgação

Mauá - O Imperador e o Rei

Lançado em 1999, o filme dirigido por Sérgio Rezende é uma biografia de Irineu Evangelista de Souza, também conhecido como Barão de Mauá. Ele foi uma figura importante no desenvolvimento econômico do Brasil durante o Segundo Reinado, de Dom Pedro II. 

Empresário e visiolário, Irineu construiu a primeira indústria brasileira, uma fundição e estaleiro em Ponta de Areia, na região de Niterói, no Rio de Janeiro. A obra conta com a participação de Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antônio Pitanga e Roberto Bomtempo.

Foto: Reprodução

Caramuru: A invenção do Brasil

Lançado em 2001, o longa dirigido por Guel Arraes é ambientado no século XVI. Na obra, após ser enganado, o jovem Diego é deportado de Portugal para o Brasil. No meio do trajeto, sua caravela naufraga. Diego é resgatado pelo Cacique Itaparica e começa a conviver com os indígenas. O rapaz recebe o nome de Caramuru e descobre o amor pela terra e pelas duas filhas do cacique.

No elenco estão nomes como Camila Pitanga, Selton Mello, Deborah Secco, Débora Bloch, Tonico Pereira, Diego Vilela e Pedro Paulo Rangel.

Foto: Divulgação

O dia que durou 21 anos

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo — apenas em 2013 —, o filme está na lista dos mais significativos para o cinema nacional ao narrar uma parte delicada na história do Brasil, a ditadura.

A obra dirigida por Camilo Tavares é marcada pelo clima de tensão. O enredo mostra como o governo dos Estados Unidos influenciou o Golpe de Estado vivenciado em 1964. O longa mostra ainda a participação da Casa Branca nas ações militares que deram início à ditadura.

Foto: Divulgação

Getúlio

O longa dirigido por João Jardim, lançado em 2014, detalha parte da vida de um dos principais líderes do Brasil república. O filme narra os últimos momentos de Getúlio Vargas no poder e as consequências da crise política no seu governo após um atentado. Tensão e momentos de drama não faltam na obra.

O elenco conta com Tony Ramos, Drica Moraes, Thiago Justino, Clarisse Abujamra, Fernando Eiras, Murilo Elbas e Isaac Bernat.

Foto: Reprodução /Youtube

Democracia em vertigem

Dirigido por Petra Costa, a obra se debruça sobre um capítulo recente da história do Brasil. Lançada em 2019, ela mostra os embaraços políticos vivenciados na última década, como as manifestações e o impeachment de Dilma Rousseff, que levaram a polarização política ainda vivenciada nas eleições atuais.

Foto: Divulgação/ Netflix