PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Fortuna e polêmica: afinal, ilha de Vila Velha com nome de Xuxa é da apresentadora?

A Ilha da Baleia - ou Ilha da Xuxa - virou centro de polêmica nos últimos dias, mas discussões à parte, a Coluna Pedro Permuy conta a verdade do porquê o local tem o nome da apresentadora famosa

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Everton Thiago/Blad Meneghel

Nos últimos dias, uma ilha do Espírito Santo ficou famosa por estar no centro de uma polêmica daquelas, só que acabou levando uma celebridade junto: Xuxa

Isso porque, apesar de ser Ilha da Baleia, o local também é conhecido como Ilha da Xuxa

A Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, descobriu o porquê o espaço ganhou esse nome, que passou a ser usado pelos capixabas, mais precisamente, no fim da década de 80. 

LEIA TAMBÉM: Modelo gato do ES diz que novo padrasto do Neymar já o enviou nudes

Informações dão conta de que a ilha serviu por muitos anos de ponto de espera dos práticos. De lá, eles partiam para conduzir os navios que chegavam ao Estado até o Porto de Vitória (a localização da ilha é estratégica, logo no início da entrada do canal de Vitória, a bombordo). 

Com o tempo, ela foi desativada e a Corporação Práticos de Vitória decidiu vender o imóvel exótico para o empresário João Rodrigues, também dono de outros empreendimentos. Mais ou menos na mesma ocasião, uma onda de boataria que corria solta nas rodas da sociedade contava que Xuxa é que havia adquirido o local por uma cifra faraônica. 

LEIA TAMBÉM: Após 11 dias de rei, Charles III sai de folga no castelo em que rainha Elizabeth morreu

A partir dali, os que ficavam sabendo da história começaram a se referir ao point como Ilha da Xuxa. 

Mas a verdade é que a apresentadora nunca foi dona da ilha, apesar de o Folha Vitória ter descoberto que tudo indica que ela fez, sim, uma oferta pela formação rochosa do meio do mar capixaba. 

LEIA TAMBÉM: Marcus Buaiz posa com a irmã Eduarda Buaiz e se declara por novidade na empresa: "Orgulho"

No fim da década de 80 e início de 90, Xuxa visitou o Espírito Santo e chegou até a fazer algumas apresentações particulares no Estado. À época, fez passeios al mare e, quando viu a Ilha da Baleia, ficou encantada. Na ocasião, ela havia acabado de se interessar por uma outra ilha em Fernando de Noronha. 

Este colunista apurou que a ilha capixaba seria uma outra opção que a loira queria ter. Com a propriedade, construiria uma casa de férias com privacidade e boa localização, já que caso precisasse ir ao Rio ao ou São Paulo às pressas, um táxi aéreo resolveria o problema. 

LEIA TAMBÉM: Bia Miranda sobre momento íntimo e affair com Adriano Imperador: "Treinei"

Só que a ilha, quando Xuxa a conheceu, já pertencia ao novo dono, que possui o local até hoje. As negociações, então, não deram jogo e a mãe de Sasha ficou só a ver navios nessa história toda. 

COM A PALAVRA, XUXA - OU NÃO 

Procurada, a assessoria de Xuxa não respondeu aos questionamentos que a Coluna Pedro Permuy fez até a manhã desta sexta-feira (23). 

LEIA TAMBÉM: Shopping Vitória abre loja para arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças. Saiba como doar!

Além de querer coletar mais detalhes sobre o episódio, este colunista perguntou sobre a possibilidade de a apresentadora se posicionar sobre o que acha em torno da utilização da praia do local, que tem sido centro de discussões nos últimos dias, mas a demanda não teve retorno.