Capixaba forma campeãs do Concurso Nacional Ligia Amadio para mulheres solistas
Evento aconteceu no início do mês de setembro, no Theatro da Paz, em Belém do Pará
A professora capixaba Janne Gonçalves, da Escola de Música Gabriel Camargo, foi responsável pela preparação de três grandes vencedoras do 1º Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas.
O evento, que aconteceu no início do mês de setembro, no Theatro da Paz, em Belém do Pará, contou com a participação de mais de 100 musicistas de todo o Brasil, na maioria adultas, o que engrandece ainda mais a vitória das jovens Patrícia Yamazaki, Olívia Tebaldi e Sara Canal.
Patrícia, de 15 anos, e Olívia, de 13, conquistaram o primeiro lugar na competição, recebendo o prêmio de R$ 4 mil e a chance de se apresentarem como solistas com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
LEIA TAMBÉM
Morre Tito Jackson, irmão de Michael, aos 70 anos
Carnaval 2025: gravações dos sambas do Grupo Especial já começaram
“Canta, Imperatriz do Forte”: escola divulga samba-enredo para 2025
Sara Canal, outra promissora pianista sob a orientação de Janne, ficou com o terceiro lugar, consolidando a excelência da formação musical oferecida pela professora capixaba(
Valorização de mulheres
A maestrina Ligia Amadio, que dá nome ao concurso, é uma figura de grande relevância na música clássica brasileira.
Desde 2023, ela ocupa o cargo de regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sendo a primeira mulher a alcançar essa posição em quase 50 anos de história da Orquestra.
O trabalho tem sido fundamental para a promoção e valorização de mulheres na música clássica, alinhando-se com o propósito do Projeto Mulheres na Música de Concerto.
A vitória dessas jovens, em um concurso com maioria de participantes adultas, destaca o alto nível da formação musical oferecida por Janne Gonçalves e reforça a importância de iniciativas como o concurso para o desenvolvimento do talento feminino na música.