Moqueca em hot dog e na comida oriental: festival começa nesta quinta em Anchieta
Entrada do evento e todas as atividades são gratuitas
Moqueca no hot dog, na comida japonesa e até mesmo moqueca vegana. O 8º Festival da Moqueca Capixaba contará com as mais variadas opções do prato mais emblemático da gastronomia do Espírito Santo.
Desta quinta (5) a domingo (8) os amantes da moqueca podem se reunir em Anchieta, no litoral Sul, no Balneário de Castelhanos.
Com uma programação extensa, o evento carrega a marca de produzir a maior moqueca em panela de barro do mundo, que este ano será preparada com mais de 600 kg de ingredientes.
LEIA TAMBÉM
Feira gastronômica do Caparaó terá cafés, cachaças especiais e muito mais
Aniversário de Vitória terá shows, orquestra e food trucks na Praça do Papa
Final do concurso de samba-enredo da Boa Vista acontece nesta sexta
A entrada do evento e todas as atividades são gratuitas. Já a aquisição da panelinha de barro para o Moquecão, que é preparado no terceiro dia do festival, pode ser realizada através do WhatsApp. Mas também pode ser adquirido na portaria do pavilhão.
Um dos destaques será o estande de comida oriental. Proprietário do Taiyou Sushi, Fábio de Almeida explica que essa é uma forma que ele encontrou para homenagear o tema do festival.
“Há três anos participamos do evento e o público sempre nos recebe muito bem! Trabalhamos com uma variedade de comidas orientais, claro, sempre associando com a estrela do Festival: a moqueca. Desde o yakisoba de camarão, o rolinho de salmão até o sushi, todos ficam curiosos para conhecer esses pratos diferenciados”, explica.
Outro prato que chamará a atenção dos visitantes é o hot dog de moqueca. A cozinheira, Juliana Romanha, explica que apesar de ser sua segunda participação no festival, essa é a primeira vez que vai levar o prato.
Segundo Juliana, que é dona de um carrinho de lanches, os moradores da região ficaram muito curiosos com a novidade.
“Todos me perguntam sobre, até mesmo quando estou andando na rua. Estamos preparando um recheio de hot dog utilizando frutos do mar, claro, sem espinhos. Não vejo a hora das pessoas poderem provar”.
Já Sebastião da Silva, que participa do festival desde o primeiro ano, notou que existia uma demanda que não estava sendo cumprida: a moqueca vegana. Após alguns anos levando o prato tradicional, Sebastião notou alguns comentários sobre não existirem pratos no Festival sem peixe.
“Esse é o meu terceiro ano levando a moqueca vegana para o Festival. No início as pessoas tinham receio, mas depois que provaram, acabaram acreditando na qualidade do produto. A recepção é ótima".
Segundo a presidente da Associação Castelhanos em Ação, realizadora do evento, Néia Dalbon Porto, o Balneário de Castelhanos é conhecido pela beleza, mas com o Festival, os visitantes poderão conhecer os sabores locais.
“Essa é uma forma de valorizar e estimular o comércio, restaurantes e meios de hospedagem locais, ativando a economia nos períodos de baixa temporada".
O festival
Contando com a participação de cinco restaurantes no pavilhão gastronômico, além de quiosques e restaurantes ao longo do balneário, o festival possibilita ao público provar várias opções de moquecas.
Com ou sem camarão, moqueca servida com talharim caseiro (que substitui o arroz) e até mesmo moqueca vegana. Além do prato protagonista, o festival reunirá ainda outros pratos com peixes, frutos do mar e carnes.
Um dos grandes destaques desta 8º edição do Festival da Moqueca de Castelhanos é a Trilha Sensorial da Moqueca Capixaba.
A trilha, por onde o público poderá passear, conta com vários recursos sensoriais, contará a história da panela de barro, passando pela ascendência indígena da moqueca, o uso do óleo de urucum e o saber do ofício das Paneleiras de Goiabeiras, até chegar à Anchieta, Capital Estadual da Moqueca.
O festival também conta com um espaço kids completo, cheio de diversão para a criançada.
O visitante poderá ainda adquirir moda praia, ou seja, biquíni e acessórios, além de diversos tipos de artesanato, desde bijuterias, peças de escama de peixe até móveis rústicos. Com o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres, também será montada a estrutura “Espaço da Mulher”. O local que tem como objetivo proporcionar acolhimento, disponibilizará oficinas de artesanato, tratamentos estéticos e massagens.
Programação
A programação será dividida em dois momentos. Na quinta e a sexta-feira, dias 5 e 6 de setembro, haverá ações voltadas para as escolas da região, recebendo estudantes para atividades pedagógicas pela manhã e pela tarde, recebendo a presença da Combiousa, kombi de poesias que percorre o Estado com atividades formativas e o IEMA, com ações de educação ambiental.
Durante a noite, o pavilhão abre ao público com estandes de alimentação e agroindústrias, com apresentação de shows musicais e aula-shows de gastronomia.
Na quinta-feira (05), estreia o filme de animação feito pelos alunos da Escola Municipal Alcides Ceccon às 14h.
O Grupo Folclórico Português “Os Brandarinos” se apresenta às 19h. Logo em seguida o cantor Gustavo Ribeiro faz a sua apresentação às 21h. Já na sexta-feira (6), Gardênia Marques sobe ao palco para apresentar o Projeto Capixabices - uma homenagem aos artistas capixabas. A noite será encerrada com um show do Trio Maracá às 22h.
No sábado e no domingo, dias 7 e 8, o festival recebe uma programação especial, voltada para os turistas e visitantes. A partir das 10h da manhã do sábado começa a preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo. O moquecão é realizado em conjunto por vários cozinheiros e motoqueiros do balneário.
O prato leva cerca de 600 kg de ingredientes. Quando pronta, a moqueca é servida em panelinhas de barro - que são souvenirs colecionáveis. O almoço é servido ao som de Ananda e Vanessa.
Durante a tarde, o Pavilhão recebe aula show kids de tintura de urucum com a indígena Dona Zilma e o Moquecão Cultural, um grande encontro dos grupos de cultura popular de Anchieta, com o Jaraguá, a Dança Italiana Nonna Adélia e a Dança do Café, todos de Anchieta, e o boi pintadinho Boi Tornado, de Muqui.
A programação segue durante a noite com shows e outras atividades que se estendem durante o fim de semana até domingo à noite. No sábado (07), Lore Dalvi domina o palco às 20h. Às 22h a Banda Som e Cia realizará uma apresentação para agitar o público. No último dia do evento, Charlin Vieira se apresenta às 12h e Gabriel Rezzende sobe no palco às 16h para encerrar as apresentações do festival.
Evento: Festival da Moqueca Capixaba
Dia: de quinta (5) a domingo (8)
Local: Balneário de Castelhanos, Anchieta
Endereço: Avenida Beira Mar, Praia de Castelhanos.
8h às 17h - Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
13h30 – Pré estreia do filme de animação da oficina Moqueca Animada na Escola
16h às 19h - Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
19h às 21h - Apresentação Cultural com Os Brandarinos
21h às 23h - Show com Gustavo Ribeiro
8h às 16h - Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
16h às 19h - Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
17h às 18h - Encontro Clube Capixaba
19h às 20h - Preparo do Moquecão
20h às 22h - Show com Gardênia Marques - Projeto Capixabices
22h à 00h - Show com Trio Maracá
8h às 10h - Caminhada "No Cheiro da Moqueca"
10h às 12h - Preparo do Moquecão
12h as 14h - Show com Ananda e Vanessa: Show Sorte
14h às 15h - Aula Show Kids de Óleo de Urucum: Chef Indígena Dona Zilma
15h às 18h - Moquecão Cultural
19h às 21h - Show com Lore Dalvi
22h às 00h - Show com Banda Som e Cia
10h às 11h - Abertura do pavilhão
11h às 14h - Show com Charlin Vieira
15h às 16h - "Beleza não tem Idade nem Medida"
16h às 19h - Show com Gabriel Rezzende
19h às 20h - Encerramento do Evento
O evento é uma realização da Associação Comercial Castelhanos em Ação com a organização do Clube Capixaba e apoio da prefeitura de Anchieta, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Governo do Espírito Santo.
Os pratos do festival e as ofertas no comércio local permanecem nos estabelecimentos participantes em todo o balneário, até o dia 30 de setembro, Dia Estadual da Moqueca Capixaba.