
Com a flexibilização e o avanço da vacinação no Espírito Santo, os pontos turísticos do estado estão retomando as atividades.
Os principais pontos de turismo estão ampliando a capacidade de atendimento ao público.
>> Capixaba lança aplicativo gratuito com dicas de pontos turísticos para curtir no ES
>> ES tem três cidades em risco moderado. Veja as regras em vigor a partir desta segunda
>> Visitação ao Pico da Bandeira pelo ES é retomada neste sábado
Seguindo as recomendações sanitárias, o Parque Nacional do Caparaó e a Casa Lambert, em Santa Teresa, por exemplo, retomaram o atendimento aos turistas.
“Este é resultado do trabalho responsável e contínuo do Governo do Estado que durante toda a pandemia mantém o monitoramento constante de todos os índices, flexibilizando gradualmente as regras sociais e estimulando a vacinação de toda a população, inclusive, adquirindo maior quantidade de vacinas com recursos próprios”, enfatizou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.
Veja os pontos turísticos do ES que retomaram a visitação recentemente:
>> Museu do Colono – Santa Leopoldina
Um dos ícones do turismo cultural do Espírito Santo, o Museu do Colono, em Santa Leopoldina, funciona em uma residência com mais de 180 anos, que pertenceu a um dos fundadores da cidade e já hospedou o Imperador D. Pedro II e a Princesa Leopoldina.
Atendimentos: quarta-feira a domingo
Horário: 9h às 17h
Endereço: Rod. José Sette, 1502, Centro, Santa Leopoldina – ES, CEP: 29.640-000
Contato: (27) 3266-1250
>> Parque Nacional do Caparaó – Dores do Rio Preto
Atendimento: diário. Em finais de semana e feriados é necessário agendamento prévio.
Local: Pedra Menina – Dores do Rio Preto
Informações: www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante
>> Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi – Marechal Floriano
O local foi o primeiro prédio do Espírito Santo destinado ao ensino público, na Vila de Araguaia. Funcionando desde 1995, o local possui atualmente um rico acervo de peças antigas que compõem o museu, como forma da preservação da cultural local.
São fotos, documentos, mobiliários, utensílios e outros objetos em exposição. Oportunidade de o turista conhecer um pouco da vida e do passado daqueles que ali viveram.
Endereço: Rua Busato, 148, Araguaya, Marechal Floriano
Horário: 8h às 17h.
Informações: www.marechalfloriano.es.gov.br
>> Igreja Nossa Senhora do Rosário – Vila Velha
A Igreja do Rosário está localizada no Sítio Histórico da Prainha é considerada um marco da colonização do Espírito Santo, com a chegada do donatário português Vasco Fernandes Coutinho, em 1535.
É uma das igrejas mais antigas do Brasil e uma das únicas em funcionamento. Começou a ser construída no ano da colonização e finalizada com a chegada dos jesuítas em 1551.
Endereço: Rua Praça da Bandeira – Prainha
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 16h30
Contato: (27) 3239-3113 e 3329-1266
>> Farol Santa Luzia – Vila Velha
O local abriga uma vila residencial militar com três casas, dentre elas a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol; a Sala da Memória, onde o turista conhece a história do local exposta em desenhos, além da loja de artesanato.
Endereço: Rua Santa Luzia, 2 – Praia da Costa, Vila Velha
Atendimento: terça-feira a domingo, das 9 às 16h30
Contato: (27) 3149-7353 e 3149-7335 (Subsecretaria de Turismo)
E-mail: [email protected]
>> Convento da Penha – Vila Velha
O Convento da Penha, um dos ícones do Espírito Santo, é um santuário construído pelos escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo. Junto com a igreja Nossa Senhora do Rosário, o Convento faz parte do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha.
É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção à Nossa Senhora da Penha. Segundo a versão popular, o quadro de Nossa Senhora teria sumido da Gruta onde o Frei morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros.
A “Ermida das Palmeiras” foi erguida por volta de 1560.
Endereço: Prainha – Vila Velha
Atendimento: Todos os dias da semana
Horário: 6h às 16h
Em dias de missa são permitidos a entrada de até 40 veículos. Há vans que fazem o transporte até o Convento.
Telefone: (27) 3329-0420
Informações: www.conventodapenha.org.br
>> Casa Lambert – Santa Teresa
Construída em 1875 pelos irmãos imigrantes italianos Antônio e Virgílio Lambert, foi uma das primeiras construções do município. É tombada como Patrimônio Histórico Estadual desde 1985.
Atualmente, funciona como Casa de Memória, contando a história da Família Lambert e da imigração italiana no município.
Em frente à residência foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1899, que abriga em seu interior uma imagem da santa esculpida em madeira por Antônio Lambert.
Endereço: Rua: São Lourenço, S/N
Bairro: Bairro São Lourenço, Santa Teresa
Atendimento: sextas, sábados, domingos e feriados de 8h às 11h e 12h30 às 15h30
Sexta a domingo de 8h às 11h e de 12h30 às 15h30
Contato: (27) 3259-2357Ingresso: R$ 2 (Inteira)
>> Galpão das Paneleiras – Vitória
Endereço: Rua das Paneleiras, 55
Atendimento: segunda a sábado
Horário: 8h às 18h
>> Setor de ventos <<
O Governo do Estado do Espírito Santo informou que a partir do dia 8 de novembro entram em vigor as novas regras sociais com a inclusão de uma nova matriz de risco com a classificação de “Risco Muito Baixo”.
Esta classificação será feita por regiões do Espírito Santo, tendo como requisito os índices de vacinação.
Um dos setores mais prejudicados durante a pandemia foi o de eventos e a nova matriz de risco vai proporcionar uma flexibilização ainda maior, mas com o compromisso de garantir a segurança dos capixabas e com o intuito de ajudar para que essa retomada aconteça da melhor forma possível.
A partir do próximo mês, os municípios classificados em risco baixo poderão realizar eventos com ocupação máxima de 50% da capacidade, com limite de 1,2 mil pessoas para locais fechados com 100% dos participantes vacinados e ocupação máxima de 50% da capacidade para locais abertos com 100% dos participantes vacinados.
Já os municípios localizados nas regiões classificadas em risco azul, a ocupação permitida será conforme a capacidade liberada pelo Corpo de Bombeiros com a exigência para público vacinado.