Enem: 10 filmes imperdíveis que aumentam repertório para redação
Obras enriquecem o repertório cultural e podem ajudar estudantes a compreender termas frequentemente abordados nas provas do Enem
A menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estudantes podem apostar em bons filmes do cinema nacional e internacional para ampliar o repertório cultural e, assim, ter um melhor desempenho na prova de redação.
>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória
Além dos estudos intensivos, é importante buscar formas diversificadas de aprendizado. Os filmes podem ser uma ferramenta valiosa para ampliar o conhecimento e aprofundar o entendimento de diversos temas.
LEIA TAMBÉM: Vai fazer o Enem? Saiba o que estudar para se dar bem nas provas
O Folha Vitória listou dez obras que não apenas enriquecerá o seu repertório cultural, mas também podem ajudar a compreender melhor os diversos tópicos frequentemente abordados no exame. Confira as dicas:
DEZ FILMES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR
"Que Horas Ela Volta?" (2015)
Aclamado filme do cinema nacional, o longa dirigido por Anna Muylaert aborda questões sociais e econômicas de forma envolvente. A história de uma empregada doméstica e sua filha que se hospedam na casa de seus empregadores em São Paulo oferece uma visão perspicaz das desigualdades sociais no Brasil.
"O Homem que Mudou o Jogo" (2011)
Para quem deseja compreender a matemática e a estatística em ação, este filme com Brad Pitt no papel principal é uma excelente escolha. Baseado em eventos reais, ele explora a aplicação de métodos quantitativos no beisebol.
"Clube da Luta" (1999)
Dirigido por David Fincher e estrelado por Edward Norton e Brad Pitt, este filme é uma exploração fascinante da psicologia humana e das pressões sociais. Ele pode ajudar os estudantes a entender melhor a psicologia, um dos temas do ENEM.
"A Rede Social" (2010)
Para quem se interessa por tecnologia e empreendedorismo, o filme dirigido por David Fincher oferece uma visão dos bastidores da criação do Facebook por Mark Zuckerberg. Ele pode fornecer insights sobre a era digital e suas implicações sociais.
"A Vida é Bela" (1997)
O filme italiano dirigido por Roberto Benigni é uma obra-prima emocional sobre amor e esperança durante o Holocausto. Ele pode ajudar a ampliar o entendimento sobre história e cultura, temas frequentes cobrados dos candidatos no Enem.
"O Quarto de Jack" (2015)
Uma comovente história de sobrevivência e resiliência, o longa oferece uma visão profunda das relações humanas e pode ser útil para a compreensão de aspectos psicológicos e sociológicos.
"A Teoria de Tudo" (2014)
A cinebiografia do físico Stephen Hawking é uma exploração inspiradora da ciência e do potencial humano. Pode ser uma fonte de motivação para estudantes que enfrentam desafios acadêmicos.
"Estamira" (2004)
Documentário brasileiro é uma janela para a vida de uma catadora de lixo que expressa visões únicas sobre a sociedade e o mundo. Pode enriquecer a compreensão de sociologia e filosofia.
"Central do Brasil" (1998)
Pérola do cinema brasileiro, o longa narra a jornada de uma mulher que se torna escritora de cartas para pessoas analfabetas. Oferece reflexões sobre linguagem e comunicação.
"A Lei da Água" (2017)
O documentário brasileiro aborda a questão da água no Brasil, um tema relevante para questões ambientais e de atualidades. É uma ótima maneira de se manter informado sobre questões contemporâneas.