Entretenimento e Cultura

Veja receita deliciosa e tradicional de Manjar de Coco: "Simples e rápida"

Utilizando ingredientes básicos, como leite de coco, leite, amido de milho e coco ralado, você pode criar uma sobremesa que agrada a todos os gostos; confira!

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Tudo Gostoso

Que delícia!

Conheça uma sobremesa muito tradicional na culinária brasileira: o manjar de coco! Esta receita incrivelmente simples requer apenas 5 ingredientes.

Com uma base de coco e uma calda de ameixa que se complementam perfeitamente, o doce se destaca como uma celebração da doçura em cada colherada.

Utilizando ingredientes básicos, como leite de coco, leite, amido de milho e coco ralado, você pode criar uma sobremesa que agrada a todos os gostos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A textura cremosa do manjar, combinada com a doçura delicada da calda de ameixa, proporciona uma harmonia de sabores que encantará desde a primeira mordida.

Surpreenda seus convidados com essa delícia de preparo fácil e irresistível.

A autora desta receita, Tininha, a compartilhou no site Tudo Gostoso. Siga o passo a passo e descubra como é simples criar um manjar de coco que se tornará o destaque em qualquer ocasião especial.

• Ingredientes (20 porções)

1 litro de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
100 g de coco ralado seco sem açúcar
6 colheres (sopa) amido de milho
8 colheres (sopa) açúcar

LEIA TAMBÉM: Na airfryer? Veja como fazer receita de pudim fit simples e fácil

• Modo de preparo

Modo de preparo: 5min
Preparo: 10min
Espera: 2h

1. Coloque o leite, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado em uma panela, misture bem;

2. Leve ao fogo e junte o amido de milho dissolvido em um copo de leite;

3. Mexa sempre até engrossar, aguarde mais um minuto;

4. Despeje em uma forma decorada, untada com óleo ou simplesmente molhada;

5. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas;

6. Sirva com calda de ameixa ou calda de morangos.

DICAS PARA PREPARAR A MELHOR RECEITA DE MANJAR DE COCO

O manjar é uma daquelas sobremesas tradicionais que conquistam o paladar da maioria dos brasileiros. Embora a calda mais clássica seja a de ameixa, o manjar também se revela delicioso com uma cobertura de morango ou até mesmo com geleia de frutas vermelhas.

LEIA TAMBÉM: "Receita" de docinho de leite em pó e Rivotril viraliza: “Sem depressão”

Para tornar sua receita de manjar de coco ainda mais especial, acrescente 100 g de coco ralado à massa, intensificando o sabor do coco e adicionando pedacinhos maravilhosos à textura.

Dica: É possível preparar uma calda ou geleia caseira de forma rápida e prática! Além de mais saborosa, ainda pode resultar em uma receita mais saudável, evitando o uso excessivo de produtos industrializados.

MANJAR DE COCO COM COBERTURA DE COCO QUEIMADO

Para fazer um manjar dos deuses, experimente fazer uma cobertura de coco queimado: basta dourar o coco ralado com um pouco de açúcar em uma frigideira e despejar sobre o manjar branco!

A versatilidade e praticidade da receita simples permitem diferentes opções de cobertura. 

LEIA TAMBÉM: Óleo de cozinha é saudável? Saiba benefícios e quando usar cada um

Enquanto a tradicional é o manjar com ameixa, você também pode optar por um manjar com cobertura de damasco, manjar com pêssego ou manjar com morango. Outra alternativa é o manjar de chocolate, que é uma verdadeira delícia.

Curiosidade: já ouviu falar do manjar turco? Essa iguaria ficou conhecida no filme "As Crônicas de Nárnia" por ser o doce oferecido pela Feiticeira Branca ao Edmundo ao chegar em Nárnia.

VEJA RECEITA DE FRANUI, SOBREMESA DE FRAMBOESA E CHOCOLATE QUE VIRALIZOU

Foto: Divulgação/Instagram/Franui

Uma deliciosa iguaria argentina conquistou o paladar dos brasileiros e do mundo nas últimas semanas. Franui é um doce que contém framboesas congeladas em camadas de chocolate ao leite, branco ou meio amargo.

A sobremesa viralizou nas redes sociais, principalmente no TikTok, fazendo com que as prateleiras brasileiras ficassem vazias em questão de dias.

O sucesso recente do doce aconteceu por conta de uma situação inusitada que atiçou a curiosidade de muitos internautas. Afinal, brasileiro adora uma fofoca que edifica, não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: Carboidrato emagrece? Médica explica dieta low carb. Veja o que pode comer

Durante uma sessão do Senado, a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, esqueceu o seu microfone ligado e o dispositivo captou ela perguntando sobre o horário de fechamento da fábrica de Franui.

O quitute tem uma história de tradição, inovação e uma pitadinha de acaso. De acordo com o Terra, ele foi criado em 2013 pela família Fenoglio, da cidade e Bariloche, na Argentina.

Tudo começou após Diego Fenoglio herdar a confeitaria Tronador, que desde 1948 se destaca como uma das primeiras chocolaterias artesanais da região.

LEIA TAMBÉM: Taioba: saiba benefícios da planta rica em ferro e vitaminas: "Remédio natural"

Com o tempo, o Terra relata que a confeitaria evoluiu e trocou o nome para Rapanuí, criando raízes não só na Argentina, mas também na Espanha e se expandindo ao redor do mundo.

"Bariloche é uma cidade muito conhecida por seus chocolates e belezas naturais. Meu avô iniciou a tradição do chocolate que continuamos até hoje com muita paixão. Essa história hoje se reflete nesse produto que meu pai inventou em 2013, único no mundo e que se tornou conhecido no Brasil pelos turistas que nos visitam todos os anos", disse o CEO Aldo Fenoglio em entrevista à Exame.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA: Veja receita de Franui, sobremesa de framboesa e chocolate que viralizou

Pontos moeda