Entretenimento e Cultura

Quebra-Nozes: ingressos para espetáculo de Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo já podem ser retirados

O Quebra-Nozes: espetáculo mundialmente conhecido ganha versão capixaba e a entrada será gratuita

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Instagram @carlinhosdejesus

Um espetáculo que vai abrilhantar Vitória será realizado nos dias 18 e 19 de dezembro, às 19 horas. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos já está sendo realizada no Shopping Vitória, na Enseada do Suá.

>> Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus vão dançar no Shopping Vitória

O palco será montado ao lado do Shopping Vitória. Ao todo, serão disponibilizados 5 mil ingressos para cada sessão. A retirada já pode ser feita no SAC do shopping. 

Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos e, no dia do espetáculo, deverá levar 1 kg de alimento não perecível. Crianças de até 3 anos não precisam de ingressos, mas deverão ficar no colo.

Com a presença de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus o espetáculo beneficente terá quase 400 integrantes e um elenco de peso. 

A bailarina e professora Liviane Pimenta traz para o Espírito Santo, com apoio do Ministério do Turismo, uma versão capixaba do clássico Quebra Nozes. O projeto é idealizado e escrito por ela em parceria com o Shopping Vitória. 

O espetáculo marca também a inauguração do Parque Cultural Reserva Vitória.

Para a idealizadora do espetáculo e bailarina Liviane Pimenta, o objetivo é aproximar o capixaba da arte. 

“Este é um espetáculo tradicional, apresentado em todo mundo, e que terá a cara do capixaba. Assim será possível se enxergar no palco e apresentar essa arte a quem não tem acesso. Não é possível amar aquilo que não se conhece”.

Liviane incorpora a tradição do Espírito Santo a um clássico do Ballet. A homenagem vai contar com a representação das paneleiras, do Convento da Penha, dos quilombos do ES com o 1º Quebra Nozes negro do estado e de colônias de imigrantes, como é o caso dos Pomeranos. 

‘Teremos muitas tradições capixabas que poderão ser apreciadas neste lindo presente de Natal para as famílias daqui”.

Sobre o espetáculo - O Quebra-Nozes Capixaba

Datas: 18 e 19 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: Rua Victor Civita - Acesso C do Shopping Vitória - ao lado da loja Le Postiche
Retirada de ingressos: SAC do Shopping Vitória

>> Conheça os bailarinos <<

Liviane Pimenta

Liviane é delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Espírito Santo, professora há 27 anos, e diretora de escola de dança, esportes e artes, bailarina profissional e coreógrafa. A artista é formada em Licenciatura e Bacharel em Educação Física, membro efetivo do Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte.

Na área social e de filantropia, os espetáculos já arrecadaram mais de 26 toneladas de alimentos para doações a entidades como asilos e orfanatos. Liviane Pimenta dirige os maiores espetáculos de escola de dança em quantidade de público, cenário e estrutura do ES.

O espetáculo beneficente “A Bela Adormecida”, por exemplo, contou com estrelas do Ballet como Ana Botafogo, Francisco Timbó, Felipe Moreira, Cláudia Mota e Edfranc Alves. bateu o recorde de mais de 8 mil pessoas em um só dia.

>> Carlinhos de Jesus <<

Pedagogo por formação, Carlinhos virou sinônimo da dança de salão e referência nacional como dançarino, coreógrafo, diretor e professor, difundindo a arte no teatro, cinema, Carnaval e em grandes eventos nacionais e internacionais.

Artista é diretor artístico da Casa de Dança Carlinhos de Jesus desde 1987, foi pioneiro no ensino de dança de salão para pessoas com deficiência visual, física e pessoas com Síndrome de Down, além de ter atuado como técnico de dança da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), para as Paraolimpíadas de Sidney – Austrália.

Várias vezes premiado por seus trabalhos e performances, recebeu em 2016 a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Brasileiro, oferecido pelo Ministério da Cultura. É também membro da Academia Brasileira De Cultura – Cadeira 47 – Patrono Antonieta De Souza.

Desde 1995 trabalha no Carnaval brasileiro como Diretor de Arte e Coreógrafo. Já recebeu 8 vezes o prêmio Estandarte de Ouro, do Jornal O Globo, e foi jurado da premiação nos anos de 2012 e 2016. Também ganhou 5 Tamborins de Ouro, do Jornal O Dia.

>> Ana Botafogo <<

Ana Botafogo, é Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri.

Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje. Exerceu ainda o cargo de diretora artística do Ballet do Theatro Municipal durante os anos de 2015 a 2018.

Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L'Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de "Comendador" e a Medalha Pedro Ernesto.

Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler's Wells Royal Ballet; Ballet Nacional de Cuba, Ballet da Ópera de Roma, Ballet de Santiago, Ballet Municipal de Assúncion entre outras.

Pontos moeda