Entretenimento e Cultura

Duda Beat: "Se apresentar no ES é sinônimo de encerrar o ano com muito amor"

Cantora pernambucana, dona do hit "Bixinho", faz show na Arena Dom Bosco, em Vitória, neste sábado (17), na segunda edição do "Baile Forte"

Foto: Gabriela Schmidt/reprodução

Duda Beat se apresenta neste sábado (17), na segunda edição do “Baile Forte”, na Arena Dom Bosco, em Vitória

A cantora e compositora pernambucana Duda Beat, dona dos hits “Bixinho”, “Tangerina” e “Piseiro”,  faz show no Espírito Santo na segunda edição do “Baile Forte”, neste sábado (17), a partir das 21h, na Arena Dom Bosco, em Vitória. 

Ela conversou com o Folha Vitória e falou sobre a apresentação, que vai ficar focada no seu novo disco, o “Te Amo Lá Fora”, lançado em 2021. O trabalho é a continuação do sucesso de 2018, “Sinto Muito”.

O evento é realizado pelas produtoras Lúdica Entretenimento e Redux Produções, que escolheram a Arena Dom Bosco como opção para promover a revitalização de uma área importante da cidade por meio da música.

Como forma de inclusão e visibilidade, pessoas trans terão entrada gratuita. Elas deverão se comunicar com a produção por meio do Instagram @baileforte.  

LEIA TAMBÉM: Duda Beat faz show no ES com entrada gratuita para pessoas trans

Conhecida por enfocar a desilusão amorosa, a popular e doída “sofrência”, a artista retoma ao tema com uma identidade visual mais dark. Porém, suas canções nessa nova fase mostram caminhos de como sair da dor-de-cotovelo, num show em que ela promete muita performance.

A Rainha da Sofrência Pop, como é conhecida, esteve no Espírito Santo pela primeira vez no festival Viradão Vitória, em setembro de 2019.

De lá para cá, tornou-se conhecida por não deixar de lado as raízes musicais da cultura popular em seu trabalho. Ela já chegou a declarar que Pernambuco era o seu país, musicalmente falando.

Duda faz parte de um grupo de artistas pop da região Norte e Nordeste que chamam a atenção por revitalizarem o ritmo do país justamente por essa mesclagem com as suas origens. 

Caso também de Romero Ferro (outro pernambucano) e o paraense Jaloo. “Temos uma originalidade só nossa, somos vistos lá fora como artistas extremamente criativos, então devemos nos apropriar e valorizar nossa cultura e fazer o que sabemos fazer bem”, defende. 

Politizada, ela, que é formada em Ciência Política pela UFRJ, é uma das artistas convidadas para se apresentar no show da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro de 2023, em Brasília. 

“Eu acreditei que esse dia chegaria, e chegou. Com a posse de Lula, nosso povo voltará a ter esperança e a sorrir”, destacou.

Confira a entrevista: 

O que você está preparando para o show no Espírito Santo?

Duda Beat: Aquela troca que só a gente têm. O povo capixaba sempre me recebeu com tanto carinho, e já na reta final do ano se apresentar aí é sinônimo de encerrar o ano com muito amor.

O pop sempre foi muito marcado por se inspirar na música dos Estados Unidos. Você tem assinatura própria, faz música pop com forte presença de elementos regionais. Já chegou a declarar que musicalmente Pernambuco é o seu país. O pop deve seguir por esse caminho, beber em outras fontes?

Não só o pop, como tudo que fazemos aqui. Temos uma originalidade só nossa, somos vistos lá fora como artistas extremamente criativos, então devemos nos apropriar e valorizar nossa cultura e fazer o que sabemos fazer bem. A inspiração está em todo nosso país, somos um povo diferenciado!

Para você, qual a importância de estar no elenco dos artistas que vão se apresentar na posse do presidente Lula em 1º de janeiro de 2023, após um período de tanto retrocesso na Cultura com um governo que termina declaradamente agressivo com a classe artística?

Esse momento é histórico, não tem como não ficar mais emocionada com esse convite. Eu acreditei que esse dia chegaria, e chegou. Com a posse de Lula, nosso povo voltará a ter esperança e a sorrir. Nosso presidente enfrentará, sim, um caminho difícil, mas tenho certeza que escolhi certo e teremos um mandato diferenciado e de muito respeito ao povo brasileiro.

Serviço: 
Atração: Baile Forte com Duda Beat
Quando: sábado (17), às 21h
Onde: Arena Dom Bosco, Avenida Vitória, 950, Forte São João, Vitória. 
Ingressos: R$ 65 (meia, 3º lote) e R$ 130 (inteira, 3ºlote).
Promoção: pessoas trans terão entrada gratuita para o show. Elas devem entrar em contato através do Instagram @baileforte.
Pontos de vendas: Le Billet