Não sabe o que fazer na ceia de Natal? Veja receitas simples e saborosas
Para ajudar a preparar a ceia, o Folha Vitória selecionou algumas receitas clássicas, baratas e simples de fazer para ter um natal completo e econômico
O fim do mês de dezembro chegou e com ele o Natal, uma celebração que muitos esperam o ano todo para poder provar aquela rabanada ou aquele clássico salpicão.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Entretenimento? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Embora seja uma data muito esperada, várias pessoas deixam as preparações da ceia para a última hora. Para ajudar nisso, o Folha Vitória selecionou algumas receitas clássicas, baratas e simples de fazer para ter um natal completo e econômico.
Dicas de receitas para a ceia de Natal
• Antepasto de berinjela
O clássico de Natal leva berinjelas, cebolas, pimentões, azeitonas e as polêmicas (e opcionais) uvas passas. Além de barato e simples, para aqueles que gostam da combinação de doces e salgados na ceia, o antepasto de berinjela é perfeito.
Porções: 4
Tempo de preparo: 60 minutos
Ingredientes:
1 berinjela
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1 cebola roxa
4 dentes de alho
1/2 xícara de chá uva-passa (pode ser a preta ou a branca)
1/2 xícara de chá azeitona verde fatiada
2 colheres de sopa de vinagre
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
1/2 xícara de chá de azeite
Modo de preparo:
Higienize a berinjela e corte-a em fatias horizontais. Em seguida, corte cada fatia em "palitos". Coloque os palitos de berinjela em um recipiente e salpique sal sobre eles, cobrindo com água. Reserve.
Corte os pimentões em palitos, a cebola em formato meia-lua e pique o alho finamente. Escorra a água da berinjela e, no mesmo recipiente, adicione os palitos de pimentão, cebola e alho.
Acrescente as uvas passas e as azeitonas. Tempere a mistura com vinagre, pimenta-do-reino, sal e azeite, misturando bem. Leve à Airfryer a 180 ºC por 10 minutos.
Após esse tempo, abra a fritadeira, mexa com cuidado e volte a ligar. Desta vez, deixe por 40 minutos a 200 ºC. A cada 10 minutos, abra o cesto e mexa rapidamente. Ao finalizar, ajuste o sal e acrescente um fio adicional de azeite.
Agora é só servir!
• Salpicão de frango
Nada expressa mais a tradição brasileira do que um salpicão de Natal. Essa receita é tão versátil que pode desempenhar o papel de entrada ou acompanhamento na ceia natalina.
Se preferir utilizá-lo como entrada, sirva com torradas ou barquinhas de canapé. Além disso, a opção de substituir o frango por atum ou mesmo batatas oferece uma alternativa deliciosa para um salpicão vegetariano.
Porções: 8
Tempo de preparo: 45 minutos
Ingredientes:
700 gramas de maionese
3 xícaras de chá de frango cozido e desfiado
1 xícara de chá de presunto picado
1 e 1/2 xícara de chá de cenoura ralada e pré-cozida
1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
1 xícara de chá de bacon picado e frito
1 xícara de chá de palmito picado
1 xícara de chá de abacaxi picado
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha
1/2 xícara de chá de azeitona
Cebolinha a gosto
Batata palha a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes do salpicão de Natal.
Em um recipiente, coloque o frango levemente desfiado e acrescente cenoura, palmito, presunto, abacaxi, ervilha, cebolinha, bacon, azeitonas e milho. Misture os ingredientes secos com o auxílio de uma colher.
Adicione uma porção de batata palha e mexa. Reserve o restante para a finalização do prato. Junte o creme de leite e a maionese à vasilha, até dar o ponto desejado e misture bem até ficar uma mistura cremosa e úmida.
Ajuste o sal caso necessário. Polvilhe batata palha e leve para a geladeira. Decore como desejar e sirva gelado.
• Peru recheado
O segredo para um peru de Natal bem suculento e macio está nessa receita! A ave é é generosamente coberta com uma manteiga temperada com ervas, que não apenas acrescenta sabor, mas também ajuda a manter a umidade da carne.
Tempo de preparo: 300 minutos
Ingredientes:
• Peru
Cerca de 4 kg de peru descongelado (pode ser com 3,5 kg)
200 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de alecrim picadinho
1/4 de xícara de chá de salsinha picadinha
1/2 xícara de chá de cebolinha picadinha
1 colher sopa (rasa) de sal
1 colher sopa (rasa) de orégano
1 colher chá de pimenta-do-reino
1 colher sopa de raspas de laranja
1/4 de xícara de chá de azeite de oliva
1/4 de xícara de chá de alho ralado
1/2 xícara de chá de suco de laranja
• Recheio
2 xícaras de chá de cebola descascadas e picadas
2 xícaras de chá de maçãs verdes picadinhas
1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
130 gramas de bacon picadinho
Miúdos picadinhos (opcional)
• Para pincelar
1/2 xícara de chá de manteiga derretida
2 colheres de sopa de mel
1/2 colher de sopa de raspas de laranja
1 colher de chá de alecrim picadinho
1 folha de louro
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes. Deixe o peru descongelar, retire ele da embalagem e também o saquinho com os miúdos de dentro Descole toda a pele do peito do peru com a mão e reserve.
Em um recipiente, coloque a manteiga, o alecrim, a salsinha, a cebolinha, o sal, o orégano, a pimenta, as raspas de laranja, o azeite, o alho, o suco de laranja e misture bem até formar uma pastinha úmida.
Vá colocando metade da manteiga temperada por baixo da pele do peito e empurrando para preencher bem. Besunte todo o peru (dentro e fora) com restante da manteiga temperada e disponha ele em uma assadeira. Reserve.
Em uma vasilha, coloque a cebola, a maçã, o açúcar mascavo, o bacon, os miúdos (caso queira) e misture bem. Recheie o peru com a mistura, apertando bem. O que sobrar do recheio espalhe na assadeira.
Junte as pontas das coxas do peru, como se fosse fechá-lo e amarre com um barbante. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 2 horas. Retire o papel alumínio, verifique se o pino subiu e reserve.
Em um recipiente, coloque a manteiga derretida, o mel, as raspas de laranja, o alecrim, a folha de louro e misture bem.
Pincele todo o peru com essa calda e volte para o forno (sem papel alumínio) por cerca de 1 a 2 horas. O tempo irá depender do quão dourado você quer a carne, pois a cada meia hora, você deve pincelar o peru novamente. Retire o pino, o barbante e sirva.
• Bacalhau gratinado
O bacalhau é um peixe saboroso e tradicional desta época. Os ingredientes incluem o animal dessalgado, batatas, creme de leite e queijo. O toque especial da receita é o gratinado, que confere um sabor único ao prato!
Porções: 4
Tempo de preparo: 50 minutos
Ingredientes:
3 batatas
1 colher de chá de sal
1 caixa de creme de leite
Pimenta-do-reino a gosto
4 colheres de sopa de azeite
2 cebolas médias cortadas em rodelas
3 dentes de alho picados
1/2 kg de bacalhau dessalgado e cortado em tiras
1 colher de chá de manjericão
Salsinha a gosto
1 colher de sobremesa de azeite de dendê
1/2 xícara de chá de azeitonas picadas
1 xícara de chá de muçarela ralada
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes. Leve uma panela com água ao fogo alto, cozinhe as batatas com sal, descasque-as e amasse-as.
Coloque as batatas amassadas, o creme de leite e pimenta em uma panela, misture, cozinhe até virar um purê e reserve. Leve uma frigideira ao fogo baixo, frite as cebolas na metade do azeite e reserve.
Leve outra panela ao fogo médio, coloque o restante do azeite, refogue o alho e acrescente o bacalhau, a pimenta, o manjericão, a salsinha e misture. Depois, tampe a panela e deixe tudo cozinhar por 5 minutos, mexendo periodicamente.
Adicione o azeite de dendê, misture e desligue o fogo.
Forre o fundo de uma travessa com o bacalhau; depois, coloque a cebola frita e as azeitonas; cubra tudo com o purê de batata e, para finalizar, polvilhe os queijos ralados.
Asse o bacalhau em forno pré-aquecido a 180º graus, por cerca de 15 a 20 ou até gratinar. Sirva na sequência.
Caso queira deixar o bacalhau com um gosto mais deliciado, adicione cerca de 50 ml de leite de coco na panela, enquanto o peixe cozinha, e deixe reduzir. Além disso, é uma boa ideia servi-lo acompanhado de uma farofa crocante, pois contrasta com a cremosidade do prato.
• Lagarto recheado
Que tal surpreender e trocar o tradicional peru? Um lagarto recheado com linguiça calabresa, bacon e cenoura, é garantia de sucesso! Adicionar um toque de vinho branco completa o prato, proporcionando um sabor ainda mais especial.
Porções: 6
Tempo de Preparo: 120 minutos
Ingredientes:
1,5 kg de lagarto redondo
1/2 colher de chá de colorau
1 colher de sopa de salsinha picada
1/4 colher de chá de pimenta-dedo-de-moça picada
3 dentes de alho picados
Sal e orégano a gosto
1 gomo de linguiça calabresa
1 pedaço de bacon
1/2 cenoura fatiada
5 colheres de sopa de óleo
1 cebola pequena fatiada
3 xícaras de chá de caldo de carne
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes. Em uma tábua, acomode a carne e tempere com colorau, salsinha, coentro, pimenta, alho, sal e orégano.
Com uma faca, fure o centro da peça de lagarto. Nessa cavidade, encaixe a calabresa, o bacon e o pimentão.
Em uma panela, esquente o óleo e frite a cebola, até dourar bem. Acrescente a carne, selando bem todos os lados. Cubra tudo com o caldo de carne, tampe a panela e deixe cozinhar por 1h e 40 minutos. Está pronto! Sirva e aproveite.
• Salada de maionese
A salada de maionese não pode faltar no natal! Seja com ou sem as uvas passas, esse acompanhamento é refrescante e delicioso em qualquer ocasião. Além disso, é super barata e simples de fazer. E se você quer dar uma incrementada na maionese desse ano, opte pela macarronese com creme de alho: um sucesso certeiro.
Porções: 6 a 8
Tempo de preparo: 60 minutos
Ingredientes:
4 batatas médias
2 cenouras
1 cebola pequena picada (opcional)
10 azeitonas fatiadas
Cheiro-verde picado a gosto
1 latinha de milho escorrido
1 fio de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Orégano a gosto
Suco de 1/2 limão
350 gramas de maionese de sua preferência
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes. Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Depois, em uma panela, cubra as batatas com água e um pouco de sal e deixe cozinhar por 5 minutos após a fervura. Escorra, despeje água fria por cima e reserve.
Em seguida, descasque as cenouras e corte-as em cubos pequenos, semelhantes aos das batatas. Leve para cozinhar em uma panela com água e sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos após a fervura. Escorra, despeje água fria por cima e reserve.
Em um refratário, coloque a batata, a cenoura, o milho, a cebola e a azeitona. Misture tudo delicadamente. Tempere com sal, cheiro-verde, pimenta-do-reino, orégano, suco do limão e azeite. Mexa novamente.
Por fim, adicione a maionese e, aos poucos, vá mexendo para incorporar. Se necessário, acerte o sal e os temperos. Agora é só servir.
• Farofa de bacon com calabresa
Essa farofa será o toque final perfeito para encerrar com chave de ouro a sua ceia de Natal. Para dar um toque especial a essa receita, você pode escolher entre a farinha biju ou até mesmo a farinha Panko.
Porções: 7
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes:
100 gramas de bacon picado em pedaços pequenos
300 gramas de calabresa picada
1 fio de azeite
1 cebola picada
1 pimentão pequeno picado
2 dentes de alho picados ou amassados
50 gramas de manteiga
3 xícaras de chá de farinha de milho (mandioca ou outra da sua preferência)
4 ovos cozidos picados
Sal a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Cheiro-verde a gosto
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes da farofa de bacon com calabresa simples. Em uma frigideira, frite o bacon e a calabresa com um fio de azeite. Assim que dourar bem, adicione a cebola, o pimentão e refogue até dourar.
Acrescente o alho picado e refogue. Por cima dos outros ingredientes, coloque a manteiga e deixe ela derreter. Quando ficar líquida, adicione a farinha de milho, os ovos cozidos, o sal e a pimenta.
Mexa bem a mistura até que a farinha comece a ficar levemente dourada. Finalize com o cheiro-verde e misture bem. Agora é só servir.
• Rabanada recheada com doce de leite
Essa receita de rabanada é especial por ser recheada com doce de leite. A camada de ovos inclui leite condensado, tornando este doce de Natal perfeito para agradar a todos os paladares.
Porções: 23 unidades
Tempo de preparo: 50 minutos
Ingredientes:
7 pães dormidos
Doce de leite a gosto (para o recheio)
500 ml de leite
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
2 a 3 colheres de sopa de canela em pó
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes. Corte os pães em rodelas de cerca de 2 dedos de largura. No meio de cada rodela, faça um corte com a faca, mas sem chegar até o final. Recheie cada fatia com uma colher de café de doce de leite e reserve.
Em um recipiente, adicione o leite, o leite condensado, misture bem com um fouet e reserve. Em outa tigela, coloque os ovos, bata levemente e reserve. Em um prato misture o açúcar com a canela e reserve.
Esquente uma panela com 500ml de óleo, até você colocar um pedacinho de pão e formar bolhinhas ao redor dele. Mergulhe a rabanada no leite, passe no ovo e frite no óleo quente até dourar os dois. Passe elas no açúcar com canela e sirva.
• Delícia de abacaxi
A melhor parte desta receita, além de ser deliciosa, é que ela é muito fácil de preparar. Você aprende a fazer um doce de abacaxi do zero, mas também pode utilizar a fruta em caldas, se preferir.
Porções: 15
Tempo de preparo: 25 minutos
Ingredientes:
• Doce de abacaxi
3 xícaras de chá de abacaxi picado
1/2 xícara de chá de açúcar
• Creme e montagem
1 caixinha de leite condensado
2 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas
1 e 1/2 xícara de chá de leite
1 caixinha de creme de leite
1/2 colher de chá de essência de baunilha
150 gramas de biscoito champanhe
Leite para molhar os biscoitos
• Merengue
2 claras
1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 colher de chá de raspas de limão
Modo de preparo:
• Doce de abacaxi
Em uma panela, coloque o abacaxi picado, o açúcar e misture. Leve para o fogo alto e deixe cozinhar até a água secar, mexendo por vezes. Reserve e deixe esfriar completamente.
• Creme
Em outra panela, coloque o leite condensado, o amido de milho e misture para dissolver o amido. Adicione as gemas peneiradas e misture.
Acrescente o leite, o creme de leite, a baunilha e misture. Leve para o fogo alto e fique mexendo até esquentar bem.
Diminua o fogo alto para médio e deixe cozinhar até começar a borbulhar. Assim que começar a borbulhar, cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo. Deixe o creme mornar.
Em uma travessa, forre o fundo com o creme e cubra com a bolacha champanhe (mergulhadas no leite). Repita o processo mais uma vez e finalize com uma última camada de creme. Adicione o doce de abacaxi por cima do creme e espalhe bem.
• Merengue e finalização
Em uma panela, coloque as claras, o açúcar, as raspas de limão e misture. Leve para o fogo baixo e vá mexendo sem parar até o açúcar dissolver completamente. Assim que o açúcar dissolver, desligue o fogo e deixe mornar.
Leve para a batedeira e bata, em velocidade máxima, por 5 minutos ou até formar o merengue. Coloque o merengue sobre a sobremesa. Para finalizar, com as costas de uma colher, pressione levemente no merengue e puxe para cima, para fazer picos. Agora é só servir.
*Com informações do Dicas de Mulher e da Receiteria