Tati Machado revela atitude marcante de Fátima Bernardes após morte do pai: “Virou a chave”
Durante o Saia Justa da última quarta-feira (11), que abordou o tema finitude, Tati e Eliana Michaelichen compartilharam relatos sobre a perda de seus pais
Tati Machado, jornalista e apresentadora da Globo, ganhou destaque com seu carisma, tornando-se a queridinha de Ana Maria Braga no Mais Você. No entanto, a comunicadora emocionou ao expor uma forte atitude de Fátima Bernardes após a morte de seu pai, surpreendendo o público.
LEIA TAMBÉM:
> Água, luz e boletos: Lei que está em vigor hoje (12) traz 6 dívidas que idosos 60+ não precisam mais pagar
> Por que algumas pessoas sentem vontade de vomitar ao ouvir som de vômito? segundo a psicologia
> Adolescente morre durante cirurgia de remoção de siso: veja os riscos do procedimento
Durante o Saia Justa da última quarta-feira (11), que abordou o tema finitude, Tati e Eliana Michaelichen compartilharam relatos sobre a perda de seus pais.
Tati revelou que recebeu uma ajuda significativa de Fátima Bernardes durante o período de luto. A ex-âncora do Jornal Nacional enviou uma mensagem de áudio lendo um trecho do livro A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver, da médica Ana Claudia Quintana, convidada do programa.
“Quando eu perdi meu pai, eu estava vivendo todo o luto, e aí Fátima Bernardes me mandou uma mensagem falando: ‘Tati, eu estou lendo um livro, e não paro de pensar em você. Vou ler um trecho'”, contou a jornalista.
“E aí ela pegou, ligou o áudio dela e leu um supertrecho de vários minutos, justamente do livro da Ana, A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver”, explicou Tati Machado.
“No dia seguinte, eu comprei esse livro. E no mesmo dia eu lembro que eu fui para a praia, ler o livro, e eu li na praia o tempo inteiro. Eu estava com os meus amigos até, mas eu nem liguei. E eu li o livro, e eu passei o tempo inteiro com o seu livro falando ‘meu Deus, Ana, isso é para mim’. Virou muito uma chave.”
Tati admitiu que evitava falar sobre a morte, mas, após a partida do pai, começou a abordar o tema com mais profundidade.
“O meu pai morreu sem eu saber quais eram os desejos dele em relação à morte. Então, por exemplo, ele foi cremado por uma escolha minha, mas eu não sei se era dele. Eu vou viver com isso”, desabafou.
“Tudo bem que naquele momento foi o que me acalentou de alguma maneira”, completou a jornalista, revelando que também leu a oração de São Francisco de Assis, mesmo sabendo que seu pai era budista.
Após essa experiência, Tati decidiu deixar claras as suas próprias vontades: “Por exemplo, eu quero ser cremada, e eu sou uma doadora de órgãos”, concluiu emocionada.
Câncer e cirurgia nos EUA: O que se sabe sobre real estado de saúde de Preta Gil?
Preta Gil passará por mais uma cirurgia para remover tumores. Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (11), ela explicou que o procedimento será realizado no próximo domingo (15) e que, por recomendação médica, existe a possibilidade de iniciar um tratamento fora do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
> Gabigol recebe proposta milionária e está prestes a jogar em rival do da série A
> 16 melhores chás para emagrecer e perder barriga
"Sei que muitos de vocês estão se perguntando por que estou em Nova York. Eu vim ter uma consulta com uma médica oncologista especialista no tipo de tumores que eu tenho. Foi a pedido dos meus médicos no Brasil, para que a gente ouvisse uma segunda opinião", disse a cantora.
Segundo Preta, a cirurgia já estava programada há algum tempo. Após o procedimento, há uma "possibilidade real" de que ela inicie uma nova etapa de quimioterapia.
"A quimioterapia que eu fiz no Brasil não foi tão eficaz como eu esperava e os médicos também. Então, a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes que ainda não foram publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil. Espero que eu tenha boas notícias, que ela possa dar esperança de que eu possa me tratar aqui depois da cirurgia."
A cantora pediu "boas vibrações" e destacou a importância de compartilhar sua jornada. "Se Deus quiser, farei o tratamento que for mais indicado para mim, no Brasil ou fora", concluiu.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023. Em agosto do mesmo ano, ela realizou uma cirurgia para retirada do tumor e também do útero no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
No final de 2023, a cantora anunciou o término do tratamento após um procedimento para reconstrução de parte do trato intestinal.
Entretanto, em agosto de 2024, Preta revelou que precisaria retomar o tratamento, após a descoberta de novos focos da doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Ela iniciou uma nova quimioterapia no Brasil naquele mesmo mês.
Preta revela conselho recebido de Gilberto Gil: “Se for sua hora, aceite”
A cantora e empresária Preta Gil, revelou, em entrevista ao Conversa com Bial, da TV Globo, um conselho marcante que recebeu de seu pai, Gilberto Gil, enquanto se recuperava de uma sepse sofrida no ano passado.
Em Agosto, a intérprete de “Sinais de Fogo” compartilhou com Pedro Bial que Gilberto Gil lhe disse que, se ela sentisse que não tinha mais forças para continuar, deveria aceitar o fim da vida e ir em paz. Preta relatou que as palavras do pai foram essenciais e estão registradas em seu novo livro, “Preta Gil: Os primeiros 50”.
“‘Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela e vamos voltar pra ela, isso faz parte da vida’”, leu Bial, citando um trecho da obra.
“‘Se estiver sendo muito difícil pra você e se for sua hora, aceite’”, complementou Preta. “‘Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando.’”
Preta explicou que as palavras do pai foram um ponto de virada para sua recuperação, pois foi naquele momento que percebeu que não queria morrer e precisava lutar pela vida.
Leia a matéria completa em: folhavitoria.com.br