Réveillon

Comer 12 uvas debaixo da mesa é a trend do fim de ano; veja como funciona

A tradição diz que, a cada uva consumida, a pessoa deve fazer um pedido para cada um dos meses do novo ano

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução/ Tik Tok

Entre as simpatias e rituais mais populares no final do ano, uma tem ganhado destaque, principalmente no TikTok: comer 12 uvas na virada de Ano Novo

A escolha pela fruta e a quantidade de uvas não são por acaso, pois estão ligadas ao desejo de um ano novo cheio de realizações e boas energias.

Esse ritual pode ser adaptado conforme os desejos de cada pessoa ou até mesmo sua personalidade. Há quem inclua as sementes de uva no processo, acreditando que isso atrai ainda mais sorte e boas vibrações para o novo ciclo que se inicia.

LEIA TAMBÉM: 

>> Dinheiro no pé e maçã com mel: 10 simpatias para o Ano Novo

>> Qual a sua cor para o Ano Novo? Descubra o significado de cada uma

>> Veja como fazer drinques baratos e simples para o Réveillon

Comer doze uvas embaixo da mesa para conseguir um namorado

No Tiktok, a simpatia virou trend. De um lado, algumas pessoas compartilham suas experiências bem sucedidas; de outro, quem vai passar a virada de 2024 para 2025 embaixo da mesa para conquistar um amor.

Nos comentários dos vídeos, o que não falta são pedidos para explicar a simpatia. São 12 uvas verdes ou qualquer uma serve? Tem que ser com caroço ou sem caroço? Precisa fazer um pedido para cada uva ou é só pedir por um relacionamento? Vem saber como funciona!

Onde surgiu a simpatia de comer doze uvas no Ano Novo?

As uvas são símbolo de prosperidade e abundância em diversas culturas ao redor do mundo. Originária da região do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, a fruta está presente na alimentação humana há milênios, seja fresca, em sucos, vinhos ou receitas diversas.

Em culturas como a greco-romana, cristã e chinesa, a uva é associada a conceitos como fertilidade, sucesso, boa sorte e riqueza, o que explica sua presença nas ceias de Natal e Ano Novo.

A simpatia de comer 12 uvas à meia-noite no Ano Novo tem origem na Espanha. No início do século XX, o país basco experimentou uma grande colheita de uvas, o que levou os produtores a venderem as uvas excedentes como “uvas da sorte”, embaladas em caixas com 12 unidades.

Como funciona o ritual das Uvas?

A tradição diz que, a cada uva consumida, a pessoa deve fazer um pedido para cada um dos meses do novo ano. Isso está diretamente relacionado às doze badaladas do relógio à meia-noite de 31 de dezembro. 

O consumo das uvas também pode ser uma maneira de prever como será o próximo ano. Se a primeira uva for doce, o mês de janeiro será promissor, e assim por diante.

Adaptações e versões do ritual

Além do ritual tradicional, existem diversas maneiras de personalizar o consumo das uvas. Algumas pessoas preferem comer o número de uvas que corresponde ao seu número da sorte ou a números cabalísticos. 

Outras optam por guardar as sementes para o próximo Ano Novo ou até mesmo comer as 12 uvas debaixo da mesa, acreditando que isso atraia ainda mais sorte e boas energias.

Seja qual for a versão escolhida, o ritual das uvas continua a ser uma forma divertida e simbólica de dar boas-vindas ao novo ano, com a esperança de que ele traga muito sucesso, sorte e prosperidade.