Entretenimento e Cultura

Carnaval: escolas de samba farão ensaios técnicos no Sambão a partir do dia 19

A primeira agremiação a participar do ensaio será a Tradição Serrana, no dia 19, e a última, já no dia 31, a Boa Vista, que é a atual campeã. A definição do calendário foi feita pela Liga

Integrantes das escolas de samba participarão dos ensaios técnicos no Sambão Foto: Divulgação/Prefeitura/ Yuri Barichivich

As escolas de samba do Grupo A e do Grupo B do Carnaval de Vitória 2015 farão os ensaios técnicos no Sambão do Povo entre os dias 19 e 31 de janeiro, sempre das 20 às 23 horas. A entrada é franca. 

Cada agremiação terá uma noite para entrar na avenida e fazer os últimos ajustes para os desfiles oficiais, que acontecerão entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Na oportunidade, os diretores de harmonia, principalmente, detectam possíveis falhas na apresentação da evolução da agremiação e têm a possibilidade de fazer correções e ensaiar novas coreografias.

A primeira agremiação a participar do ensaio será a Tradição Serrana, no dia 19, e a última, já no dia 31, a Boa Vista, que é a atual campeã. A definição do calendário foi feita pela Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses).

Reencontro

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, é um momento no qual são feitos ajustes e os integrantes se dedicam a fazer os acertos para os desfiles. “Os ensaios sempre atraem muitas pessoas. Sem a pressão do desfile e de maneira descontraída, servem como treino, mas também como reencontro de gente que gosta da alegria do Carnaval”, destacou.

Desde o início de dezembro, a avenida Dário Lourenço de Souza, entre a rua Elvira Zílio e a Belarmino Guedes de Moraes, no bairro Mário Cypreste, está totalmente interditada para obras e ajustes na iluminação no Sambão. O bloqueio vai até o dia 10 de fevereiro.

Desfiles das escolas de samba

Os desfiles das escolas de samba serão realizados nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. O Carnaval de Vitória, que acontece no Sambão do Povo, é o primeiro do país e é realizado uma semana antes do oficial.

Quem abrirá o Grupo Especial B, na sexta-feira (6 de fevereiro), será a Imperatriz do Forte, às 22 horas. Na ordem, entram no Sambão do Povo São Torquato, Pega no Samba, Barreiros e, fechando a noite, a Tradição Serrana.

Pelo Grupo A, no sábado (7 de fevereiro), às 22 horas, quem entrará primeiro na avenida será a Unidos da Piedade, seguida por Unidos de Jucutuquara, Novo Império e Boa Vista, que é a atual campeã. A Mocidade Unida da Glória (MUG) será a última a se apresentar.

Pelo Grupo de Acesso, na quinta-feira (5 de fevereiro), desfilarão Rosas de Ouro, Chega Mais, Andaraí e Chegou o que Faltava.

Cronograma dos ensaios técnicos do Carnaval 2015

Grupo B

19 de janeiro: Tradição Serrana
20 de janeiro: Barreiros
21 de janeiro: São Torquato
22 de janeiro: Imperatriz do Forte
23 de janeiro: Pega no Samba

Grupo A

26 de janeiro: Novo Império
27 de janeiro: Jucutuquara
28 de janeiro: MUG
29 de janeiro: Piedade
31 de janeiro: Boa Vista