
O sítio histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, realiza nesta semana, de 25 a 27, nova edição do programa Vem Viver o Patrimônio, que é uma réplica do famoso Festival de Sanfona e Viola realizado anualmente no mês de julho, porém em versão menor, valorizando os artistas da terra e região. O Vem Viver o Patrimônio acontece sempre no último final de semana do mês.
A comunidade local está em fase final de preparativos, desde a renovação de cardápios nos bares e restaurantes que agora contam com música ao vivo durante os horários de almoço, até o repertório das duplas e bandas caipiras da terra que prometem apresentar músicas mais dançantes.
“Vamos animar o público com nossas sanfonas e violas, apresentando canções mais dançantes e de gosto mais populares, porém, sem perder a essência da música raiz que move nosso sítio histórico”, revela Vanessa Ambrósio, violeira da terra.
Os shows acontecem a partir da noite de sexta-feira (25) no tablado que fica na parte alta do sítio histórico, ao lado da histórica Igreja São Pedro de Alcântara, e vão até o domingo (27) durante os almoços servidos nos restaurantes das pousadas.
Uma novidade nesse final de semana é a inauguração do Bistrô Histórico, o mais novo empreendimento do sítio histórico, com grande carta de vinhos e petiscos feitos na hora. Ele fica em frente ao palco das apresentações, no andar térreo da Pousada Cantinho do Céu.
Além dos shows e da gastronomia local, o visitante também tem como opção de lazer visitar a Casa do Artesão, o Antiquário São Miguel e o Museu São Pedro, além de se aventurar a caminhadas nas estradas rurais que apresentam natureza exuberante e várias fazendas centenárias.
O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana foi eleito neste ano de 2015 como a Capital Capixaba da Sanfona e Viola, por meio de lei assinada pela deputada estadual Luzia Toledo, que é mimosense, e sancionada pelo Governo do Estado.
Para saber onde ficar, onde comer e como chegar ao sítio histórico de São Pedro do Itabapoana, basta acessar o site da comunidade www.saopedrodoitabapoana.com.br.