Os candidatos à realeza do samba do carnaval capixaba já foram indicados pelas escolas de samba e, ainda nesta semana, entrarão em votação através do jornal online Folha Vitória. Os leitores poderão definir quem será a rainha, a princesa, e o rei momo do carnaval do Espírito Santo.
No total, são 33 candidatas ao posto de rainha e princesa do samba, e onze candidatos a rei momo. Sessões de fotografias serão realizadas nos próximos dias 04 e 05, em Vitória, para registrar os candidatos.
Os nomes dos competidores também serão divulgados ainda nesta semana. Esta é a primeira vez que os leitores é que vão escolher quais serão as majestades do samba. O rei momo mais tradicional do carnaval capixaba, Luiz Vieira, dá a dica para os competidores.
“Tem que ter muito samba no pé. Muita simpatia. Tem que ter o samba nas veias. Ser um bom rei momo é saber chegar a qualquer escola de samba e se sentir em casa. É ser bem recebido por qualquer apaixonado pelo carnaval. Tem que ter o espírito carnavalesco aflorado”, conta.
Rei momo mais tradicional do carnaval capixaba conta a “receita” para ter samba no pé
A votação acontece através de uma parceria entre a Liga Espírito Santense das Escolas de Samba (Lieses) e a Rede Vitória. Além da votação, o Folha Vitória e a TV Vitória/Record irão trazer reportagens especiais sobre os preparativos para a grande festa, no Sambão do Povo.
Para o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, a nova forma de eleição da Majestade do Samba, através do voto popular, faz com que a comunidade participe ativamente da festa. “Nosso objetivo é trazer mais transparência ao processo. Antigamente, um corpo de jurados de seis pessoas decidia quem vencia, agora a população vai estar muito mais envolvida, vai poder votar e opinar”, conta.