Ricardo Fernandes, o famoso Ricardo Dexter, é uma das grandes referências do skate. Na carreira, é a cara de importantes marcas nacionais e internacionais no universo lifestyle da modalidade.
Todo estiloso, ele, agora, é um dos nomes mais cotados por grandes marcas do segmento e é um dos skatistas brasileiros que transita livremente dentre todos os ambientes, da rua à moda e à televisão, para a moda típica do esporte.
Para quem não sabe, o skate é um esporte que nasceu da adaptação. Nos anos 50, os surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, colocaram rodinhas nas pranchas para continuar dando manobras mesmo em dias sem ondas. Quando o skate encontrou o concreto, tudo se transformou.
Aos 8 anos de idade, o atleta ganhou o seu primeiro skate e não largou mais. Adepto à iniciativa do DIY (sigla para “faça você mesmo”, em inglês), o atleta já liderou grandes projetos sociais ligados, principalmente, à conservação das pistas de skate em São Paulo, onde teve a oportunidade de apresentar ideia de reformas de pistas na megalópole por meio do canal do YouTube Pedreirage.
“Ser o que cada pessoa é de verdade, ter sua identidade real na forma de se vestir, se comportar e até de pensar. O skate faz as pessoas se tornarem livres em todos os sentidos, estando em cima dele ou fora, ele acende a personalidade real das pessoas, isso eu acho incrível”, reflete.
Para este ano, como ele mesmo diz, a ideia é “continuar mostrando para as pessoas o quanto skate é legal e divertido”.
“Ele (o skate) tem o poder de salvar a vida das pessoas e isso aconteceu comigo. Meu objetivo é influenciar as pessoas a andar de skate e conhecer o máximo possível de novas culturas e lugares legais que o skate pode me levar”, termina.