A primeira edição da Coffees, no Shopping Vitória, contou com palestras, degustações e verdadeiras aulas com baristas, mixologistas e figurões do café
O café produzido no Espírito Santo tem a qualidade tão reconhecida pelo Estado afora que já há uns anos atrás o ator Rafael Cardoso começou a investir na produção do grão em uma fazendo que possui na região Serrana capixaba. Hoje, com sócios, o global até já comercializa o pó pronto para o preparo da bebida que é, unanimemente, a mais querida do País.
Com versões gourmet que pontuam até 90 ou mais (quanto maior a pontuação, mais qualidade e, só para se ter ideia, um café de entrada de supermercado tem na base de 70 pontos), a Semana Nacional do Café (Coffees) serviu de vitrine até o último sábado (28) no Shopping Vitória para mostrar as riquezas verdes do Espírito Santo.
Gratuito, o evento capitaneado pelo diretor do Instituto Panela de Barro e organizador do evento, Eduardo Destefani, e o chef Alessandro Eller, também da diretoria da instituição, foi considerado o maior do setor do Estado e reuniu mais de 150 produtores capixabas de café nos dias em que operou no mall, na Capital.
A ideia era mostrar a importante proporção da bebida na mais ampla projeção da cadeia produtiva que ela movimenta: da origem, de quem produz, até atrair o consumidor final.
“Aproximar o produtor desse mercado final foi um grande incentivo que nos fez apostar no evento como instrumento de negócio. Muitos produtores nunca tiveram essa oportunidade e às vezes podem empreender com essa ponte e, melhor, profissionalizar a própria produção”, diz Alessandro.
Eduardo concorda: “Muitos produtores nunca participaram desse processo de chegada do produto ao consumidor final, mas estão enxergando a importância do zelo nessa jornada para, quanto mais empenho, terem mais resultado com o que eles passam a vida se dedicando fazer, que é o cultivo do grão”.
Ao todo, a Coluna Pedro Permuy, que não dorme no ponto, apurou que ao menos 10 mil pessoas visitaram as instalações do evento que, em sua estreia, também teve verdadeiros PhDs do café em palestras, bate-papos, degustações e demonstrações.
OS FIGURÕES
Estiveram na programação da Coffees: a PhD em Ciência de Alimentos Verônica Belchior; o produtor e especialista Clayton Barrosa Monteiro; e especialistas, empresários e baristas de vários estados brasileiros, como: Mariana Mesquita, de Brasília; Leonardo Gonçalves, do Rio; Diogo Cypriano, de Vitória; e por aí vai.