Blend feito por colaborador da marca de café da Buaiz Alimentos, a Numero Um, foi classificado com excelência na categoria Café Superior. Com isso, Jovelino Maier Cypriano já é considerado um dos melhores profissionais da criação de blends de cafés especiais do Brasil; aos detalhes!

É número um – literalmente!

A marca de café capixaba Numero Um está na final do 1º Campeonato Abic de Blends de Café, realizado em homenagem aos 50 anos da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). A ideia do evento é valorizar a criação e desenvolvimento de blends da bebida, além de destacar o trabalho de degustadores das iguarias.

LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é tacacá, fenômeno de música de Joelma? Veja a real história

Quem representa o braço cafeeiro da Buaiz Alimentos na competição é o líder de Operações da Café Numero Um, Jovelino Maier Cypriano.

A primeira etapa do campeonato aconteceu em São Paulo, nos dias 25 e 26 de outubro, e a final será no 29º Encafé, nesta semana, entre 15 e 19 de novembro, em Alagoas.

Jovelino passou pelas fases classificatórias, cujo desafio foi produzir blends a partir de diferentes grãos, avaliando e classificando vários atributos sensoriais.

LEIA TAMBÉM: Miss Brasil: candidatas do ES disparam como ganhadoras favoritas; veja quem são

Competindo na categoria superior, de cafés especiais, o representante do Café Numero Um se prepara para a final.

LEIA TAMBÉM: Orgulho da Serasa! Luiza Brunet faz acordo com cartão de crédito e quita dívida de R$ 646 mil

Segundo Jovelino, na primeira fase, a prova exigia a avaliação de dois cafés torrados – um conilon e um arábica – em atributos como doçura, amargor, acidez e sabor residual, para, a partir daí, criar o blend que o classificou, definindo a proporção de cada café, seus atributos e garantindo um bom resultado final. “Também avaliamos os descritores, que são qualidades sensoriais como florado, chocolate, caramelo, entre outros. São mais de 25 descritores e cada categoria tem os descritores chaves que devem ser utilizados em maior ou menor intensidade. Um trabalho minucioso para selecionar a proporção correta de cada um e preparar um blend que garantiu minha participação na semifinal”, afirma o figurão à Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada.

Marca do ES está na final do "Oscar do café" e profissional é classificado top do Brasil
O líder de Operações da Café Numero Um, Jovelino Maier Cypriano (Foto: Café Numero Um/Buaiz Alimentos/Reprodução)

LEIA TAMBÉM: Ator da Netflix revela diagnóstico de câncer no cérebro: “Cirurgia”

Na segunda fase, o desafio foi maior: foram entregues seis cafés torrados, sendo três conilons e três arábicas, com perfis sensoriais bem diferentes entre eles, para os participantes identificassem os atributos sensoriais e os descritores dos cafés e desenvolvessem o blend na melhor proporção para se enquadrar na categoria Café Superior.

LEIA TAMBÉM: O milagre da água de cravo: shot do chá vira febre de famosos. Veja benefícios

“Foi uma prova desafiadora, mas que certificou meu conhecimento de café e suas especificidades. Estou muito feliz pela conquista. A experiência de anos no Café Numero Um e nossa busca constante por grãos de qualidade e certificados, contribuíram para alcançar esse resultado”, comemora.

LEIA TAMBÉM: Sugar baby do MeuPatrocínio revela que ganhou iPhone no primeiro encontro

Além de valorizar os melhores autores e criadores de blends no País, o campeonato da Abic marca o lançamento do novo protocolo de avaliação sensorial desenvolvido pela associação para fortalecer a percepção da qualidade dos consumidores e do novo protocolo para a categoria de café especial.

LEIA TAMBÉM: Horóscopo semanal: veja qual é a previsão de Márcia Fernandes para todos os signos

 

 

2 comentários em “Marca do ES está na final do “Oscar do café” e profissional é classificado top do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *