Churrasco fogo de chão vai definir finalistas do Na Brasa

Rede de Sabores

Você já participou de um ou sabe o que é um churrasco fogo de chão? É uma técnica especial de assar as carnes em que a brasa é preparada no chão. Algumas podem demorar de oito a 12 horas para ficarem prontas. O sabor é diferenciado, e a carne fica extremamente macia, além de ser um ótimo motivo para reunir amigos em uma confraternização sem hora para terminar.

O fogo de chão ganha cada vez mais adeptos no Brasil. A técnica é o grande desafio da semifinal do reality Na Brasa, que vai ao ar no próximo sábado, dia 25, na TV Vitória / Record TV.

Origem do churrasco fogo de chão

O churrasco fogo de chão é uma técnica antiga que tem suas origens nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde o gado era criado em grandes fazendas e os trabalhadores rurais precisavam de uma maneira prática e eficiente de cozinhar a carne. Ao longo dos anos, essa técnica se espalhou para outras regiões do país e se tornou uma parte importante da cultura brasileira.

Como fazer um churrasco fogo de chão

Para fazer um churrasco fogo de chão, é preciso começar acendendo um fogo no chão. Geralmente, são usados gravetos e lenha seca ( lenha não tratada com agentes químicos) para fazer o fogo/braseiro. Assim que ela estiver bem acesa (sem labaredas altas) é hora de preparar a carne.

A carne é colocada em um espeto de madeira (modo mais antigo), ou em espetos de aço feitos propriamente para esse fim. O espeto de madeira é fincado ao chão ou apoiados em pés feitos para isso. O espeto é então colocado sobre o fogo em distância controlada para assar a carne lentamente.

É importante manter a carne em constante rotação para que ela asse de maneira uniforme garantindo uma bela cor e suculência.

Dicas para preparar um churrasco fogo de chão delicioso

Para preparar um churrasco fogo de chão delicioso, é importante escolher a carne certa. Ter um insumo de boa qualidade faz toda diferença. Os assadores costumam usar peças grandes de costela bovina, porco, cordeiro e frango inteiros.

Outro equipamento muito usado pelos churrasqueiros é chamado de varal, isso porque as carnes são penduradas nesse equipamento sobre o fogo no chão. Normalmente são utilizadas lenhas frutíferas para que essa fumaça dê um sabor todo especial as proteínas ou vegetais ali expostos. Esse varal também tem nome de DOMO. Nesse tipo de equipamento/técnica é possível usar cortes bovinos, suínos, aves, peixes, mariscos e vegetais. Como o tempo de preparo é mais lento e recebendo essa fumaça, o resultado é de um assado aromático e muito saboroso.

Outra dica importante é temperar a carne com antecedência no caso de aves ou carne suína por exemplo. Já nos cortes de costela bovina os churrasqueiros mais tradicionais usam o sal grosso, muito comum no sul do país. Já no Sudeste, a grande maioria dos churrasqueiros prepara a costela sem adição prévia de sal, salgando somente no ato de servir, nesse caso usando sal de parrilla ou flor de sal. Mas claro, você também pode usar outros temperos de sua preferência, principalmente ervas frescas, sal temperado, etc.

Durante o preparo no fogo, é importante manter a carne em constante rotação para que ela asse de maneira uniforme. Além disso, é importante controlar a intensidade do fogo para evitar que a carne queime. Em determinados preparos, você também pode usar folhas de bananeira em substituição ao papel alumínio para envolver a carne, uma forma rústica que combina e muito com esse tipo de preparo, isso  ajudará a manter tal proteína úmida e saborosa.

Mais do que uma refeição, uma confraternização!

O churrasco fogo de chão se popularizou em espaços abertos e zonas rurais em várias partes do Brasil. Não é apenas uma refeição ou um churrasco como outro qualquer, é uma forma de se reunir com amigos e fazer uma uma confraternização em volta do fogo.

Apresentador é especialista em fogo de chão

Edd Campos preparando um churrasco fogo de chão

 

 

 

O apresentador do Na Brasa, Edd Campos, é mestre churrasqueiro e sabe tudo sobre churrasco Fogo de Chão, ele roda o Brasil, participando  dos maiores festivais de churrasco e demonstrando todo o talento na área, além de ministrar cursos e consultoria para restaurantes no Brasil e exterior.

Ele conta que desde criança via família preparar esse tipo de churrasco, portanto cresceu apaixonado por essa técnica e hoje se tornou uma referência nacional na área.

“Minha vida se resume em levar para as pessoas a oportunidade de terem essa experiência que encanta e impressiona não só pela beleza do preparo mas pelo sabor incomparável. O fogo é transformador, e nesse caso transforma não só o alimento ali preparado, mas a vida dos que compartilham desse momento, gerando afinidade, intimidade, companheirismo, cumplicidade. É a minha vida, é o que amo!”, celebra Edd.

Semifinal do Na Brasa tem fogo de chão

Neste sábado, dia 25, acontece a semifinal do reality Na Brasa, e os assadores vão ter que mostrar que entendem de churrasco fogo de chão.

André Mombrine, Cláudia Rocha, Flávio Dantas e Ozeias Rossim vão ficar em duplas e terão que preparar uma costela bovina no fogo de chão, além de outros pratos durante a prova.

Vai ter chorizo e ancho com arroz caldoso, além de frango inteiro, linguiça e feijão tropeiro. E, para finalizar, costela suína e costela bovina.

O público pode esperar receitas surpreendentes e muito saborosas e ainda vai conhecer como funciona o churrasco fogo de chão.

Não perca: sábado, dia 25 às 14 horas, Na Brasa, o primeiro reality show de churrasco do Espírito Santo, na tela da TV Vitória / Record TV.

Perdeu algum episódio? Confira todos eles aqui.

 

 

Mais NotíciasConfira outras notícias.