Alison conta conta com a torcida para faturar a etapa em Vitória (Foto: reprodução internet)
Olympic Games 2012, Beach Volleyball, Final 09.08.12, Horse Guards Parade, London Foto © Conny Kurth / www.kurth-media.de

10 anos depois os maiores atletas do vôlei de praia do mundo estão em Vitória. De terça a domingo feras como os capixabas Alison e Lili estarão na arena montada em Camburi, brigando pelo título do Open Vitória, terceiro de cinco eventos do FIVB World Tour que acontecem no Brasil em 2016.

Para marcar o primeiro dia de competição, quatro atletas brasileiros encontraram a imprensa local nesta terça-feira (15.03), entre eles dois capixabas de nascença, Alison e Lili, e um de coração, Bruno Schmidt, além do diretor de Voleibol de Praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Fulvio Danilas.

“Eu sou apaixonada por Vitória, comecei aqui a minha carreira com o Leandro, que é técnico do Bruno e do Alison hoje. Tudo começou nesse lugar, sempre que eu volto para cá eu sinto essa energia boa que vem tanto da família como de amigos. Eu já ganhei etapa do circuito brasileiro aqui, então quando jogo por aqui espero bons resultados. Agora com a nova parceria com a Maria Elisa espero conquistar bons resultados”, contou Lili, que estreou este ano a parceria com Maria Elisa.

Acostumado com a pressão do Circuito Mundial, Alison espera contar com o apoio do público e dos parentes e amigos durante a competição que tem final programada para o próximo domingo (20.03). O Mamute, como é conhecido, relembrou o início da carreira, quando chegou a disputar uma vaga para participar da etapa de Vitória na última vez que o Circuito passou por Camburi, em 2006.

“É muito gratificante pode jogar em alto nível na minha cidade. Joguei o country quota em 2006, perdi, mas foi uma emoção muito grande jogar com a camisa do Brasil. Espero que todos aproveitem bastante os jogos e a cidade”, comentou Alison.

Na  última passagem  do circuito mundial em Vitória, em 2006, os alemães Brick/Dieckermann ficaram com o ouro entre os homens, enquanto Juliana e Larissa subiram ao lugar mais alto do pódio no feminino. Neste ano, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) estão entre os favoritos. Bruno Schmidt, inclusive, escolheu a grande Vitória para viver e treinar, ele reside em Vila Velha, cidade vizinha, mas já se considera “de casa” e elogiou a escolha da capital capixaba como sede de mais um evento internacional.

“Muito bacana poder jogar na cidade que moro, defender o meu país. É muito legal o Circuito Mundial se espalhar pelo nosso país, primeiro Maceió, depois o Rio e agora Vitória, que é uma cidade que tem tudo a ver com o vôlei de praia. Não é à toa que várias gerações de bons jogadores surgiram nesta praia”, disse Bruno.

O Open de Vitória é a quarta parada do FIVB World Tour em 2016, e sétima da temporada 2015/2016. Os jogos acontecem de 15 a 20 de março na arena montada na praia de Camburi e tem entrada franca. Um total de 104 duplas de 32 países se inscreveram para o torneio que dará um total de 150 mil dólares em prêmios e 400 pontos para as duplas campeãs.

Formato de Disputa

Torneio Qualificatório: 32 times (máximo)

Os confrontos são definidos com base na pontuação das duplas no ranking de entradas. O time cabeça de chave número 1 enfrenta a dupla ranqueada na 32º posição. As partidas são eliminatórias. Os 16 vencedores da primeira fase se enfrentam novamente na segunda rodada, que define os oito times classificados à fase de grupos.

Torneio Principal: 32 times

As equipes são divididas em oito grupos de quatro times, de acordo com a posição no ranking, jogando entre si. Os primeiros de cada grupo avançam às oitavas de final, e os segundos e terceiros disputam a repescagem. A partir das oitavas a competição segue em sistema de eliminatória simples até a final, programada para este domingo (20.03).

Horários

Confira a programação:

Quarta (16) e quinta-feira (17)
Fase de grupos – 8h às 20h

Sexta-feira (18)
Fase Eliminatória – 10 às 20h

Sábado(19)
Fase Eliminatória – 10 às 21h

Domingo (20)
Finais – 9 às 12h20

 

Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

Foto capa: ( Alison Cerutti por Conny Kurth)

Lívia Albernaz
Jornalista esportiva, 'Louca por Esportes', atualmente trabalha em assessoria de comunicação na área esportiva e colabora em outros veículos e meios esportivos.