Esportes

300 estudantes participarão de programa social da CBF no Espírito Santo. Saiba como funciona!

O projeto foi criado para fomentar ações sociais através do esporte e promover atividades de inclusão por meio do futebol, da Seleção Brasileira e de jogadores e treinadores do país

300 estudantes participarão de programa social da CBF no Espírito Santo. Saiba como funciona!
No Espírito Santo participam 300 alunos de 9 a 13 anos Foto: Leandro Lopes/CBF

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de novembro, os capixabas, por meio da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), recebem o projeto CBF + Saúde e CBF Social. Para quem não sabe, CBF Social é um departamento criado exclusivamente para fomentar ações sociais através do esporte e promover atividades de inclusão por meio do futebol, da Seleção Brasileira e de jogadores e treinadores do país.

Desde a sua criação em 2015, o projeto já beneficiou mais de 25 mil pessoas de diferentes faixas etárias, e de ambos os gêneros. No Espírito Santo participam 300 alunos de 9 a 13 anos que fazem parte de projetos sócio-esportivos do Governo do Estado e da Prefeitura de Cariacica, além de acadêmicos, profissionais de educação física, fisioterapia e medicina que atuam com estes alunos e com as categorias de futebol de base da Federação de Futebol do Espírito Santo.

A programação terá início no dia 18 com o Programa CBF + Saúde, no qual serão apresentados os projetos da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, e o FIFA 11+, que consiste num programa completo de aquecimento e prevenção de lesões no futebol e vai reunir profissionais e apresentar as suas experiências no mundo da bola para acadêmicos e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

No dia 19, será realizado o Workshop CBF Social para tratar do futebol na infância e na adolescência, crescimento e desenvolvimento, maturação biológica – importância de avaliar, métodos de avaliação, influência da maturação biológica na detecção de talentos, efeito da idade relativa. O público alvo são acadêmicos, professores de educação física e professores de escolas de futebol.

Desde a sua criação em 2015, o projeto já beneficiou mais de 25 mil pessoas de diferentes faixas etárias, e de ambos os gêneros Foto: Leandro Lopes/CBF

Neste módulo também serão apresentados aspectos importantes para planejar uma aula de futebol para crianças e adolescentes – espaço, materiais, período e tempo total de prática,  além de abordar a relação professor(a) x pais x alunos(as). 

Para marcar o encerramento das atividades, será realizado no domingo (20), o Festival de Futebol CBF Social, onde cerca de 300 meninos e meninas com idade entre 9 e 13 anos, integrantes de projetos sociais, de escolas públicas e de escolas de futebol, terão a grande oportunidade de receber orientações sobre as atividades relacionadas ao futebol sob o comando de profissionais de Educação Física da região com os exercícios, todos com bola, que foram desenvolvidos no dia anterior.  Com esta iniciativa, o que se pretende levar às crianças muito mais que um aprendizado esportivo, mas também lições de vida. 

As aulas teóricas serão realizadas no auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Já as aulas práticas acontecerão no Estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, Vitória.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Técnico do CBF Social, desde maio do corrente ano, mês de início deste modelo de ação do CBF Social, já foram 8 cidades de diferentes estados contemplados.

“Por onde passou, deixou lições de aprendizado para acadêmicos e profissionais de educação física, medicina e fisioterapia durante os workshops CBF + Saúde e o CBF Social: Futebol na infância e na adolescência. Já as crianças e adolescentes durante o festival, aprenderam de forma lúdica, valores importantes que levarão por toda a vida. Estamos com muita expectativa, pois temos certeza de que no Espírito Santo será um sucesso também”, diz. 

Para o Presidente da Federação do Espírito Santo, Gustavo Vieira, receber o Projeto CBF Social é motivo de orgulho para o nosso Estado, pois adultos, jovens e crianças e suas respectivas famílias estarão envolvidas em um momento muito importante de capacitação e inclusão. 

“A capacitação dos profissionais do futebol capixaba é uma das prioridades da Federação, e sem dúvida os participantes passarão por três dias de intenso aprendizado”, afirma Gustavo Vieira. 

“A CBF iniciou esse trabalho sério com crianças e jovens porque o futebol não é mais apenas o jogo em campo, mas um agente de transformação social. É mais do que vemos. É um meio pelo qual podemos combater as drogas, ensinar novos ofícios e transmitir conhecimento. A intenção é fazer um trabalho que tenha desdobramentos e continue como um legado da CBF Social para a população”, comenta o Secretário-Geral da CBF, Walter Feldman.