A cinco dias da 32ª edição das Dez Milhas Garoto, a corrida de rua mais tradicional do Espírito Santo, a expectativa aumenta em cada um dos 13 mil inscritos, número recorde do evento. Se os mais experientes tiram de letra estes últimos dias, os estreantes e os participantes com menos “rodagem” sempre têm dúvidas sobre o que fazer neste intervalo até o dia da prova. “Treino mais forte?”, “Paro de treinar e só descanso?”, “O que posso comer?”.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A reportagem do Folha Vitória ouviu uma especialista em corrida de rua para tirar essas e outras dúvidas. Corredora e instrutora de corrida há mais de 20 anos, a personal trainer Alê Junqueira destaca que a semana da prova precisa passar tranquilidade ao corredor. Então, nada de sair da rotina. E isso vale tanto para a programação de treino quanto para a alimentação.
“Quem treinou, treinou. Agora não é momento pra inventar nada, nem pra tentar recuperar o tempo perdido caso você não tenha se preparado adequadamente. O corredor ou a corredora precisam chegar descansados ao dia da corrida”, ensina Alê, que deu 5 dicas para uma boa corrida.
LEIA TAMBÉM: Léo Santana faz show no encerramento das Dez Milhas Garoto
A 32ª edição das Dez Milhas Garoto acontece no domingo (24), com largada a partir das 7h15 na praia de Camburi, em Vitória, e chegada em frente à fábrica da Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha. A entrega de kits será quinta (21) e sexta-feira (22), de 9h às 19h, e no sábado (23), de 8h às 16h, na Fábrica da Chocolates Garoto.
Veja 5 dicas para fazer bonito nas Dez Milhas
1 Hidratação
“É muito importante que o participante chegue hidratado à corrida. Principalmente com esse calor intenso que estamos encarando nesta semana. O que isso significa? É você cuidar da sua hidratação no dia a dia e não somente no dia da corrida. Não adianta se encher de água antes da prova. Até porque você vai sentir esse ‘peso’ na barriga e ainda vai ter vontade de ir ao banheiro. Então, beba água desde já, mas durante o dia todo”.
2 Alimentação
“O seu pré-treino é a sua principal refeição na noite anterior à prova. E, nesse caso, é saudável você consumir carboidratos de boa qualidade. Por isso que várias provas têm o famoso jantar de massas na noite anterior. No dia da prova, a largada é bem cedo. Então, acorde mais cedo e tome um café da manhã leve. É importante não mudar a sua rotina alimentar”.
3 Treinos
“A Dez Milhas Garoto não é uma prova fácil. São aproximadamente 16km, com a subida da Terceira Ponte, com calor, enfim, o ideal é que o participante tenha se preparado adequadamente para essa corrida. Agora, faltando poucos dias, é seguir a sua planilha de treinos. Não é o momento de exagerar nos treinos, mas também não pode parar de treinar. Mantenha a atividade com treinos leves.”
4 Ansiedade
“A ansiedade pega mais para quem é iniciante. Mas se ficar somente naquele frio na barriga antes da largada, não tem problema. Curta o ambiente da largada. Aqueles momentos do aquecimento, antes da largada, são sempre de muita alegria e confraternização. Esse é um dos momentos mais legais das corridas. Se ficar nervoso, pense na sua preparação e em como você vai se sentir ao completar esse desafio.”
5 Sono
“Um dos objetos de estudos mais atuais no treinamento esportivo é a qualidade do sono. E isso vale pra todo mundo, corredor ou não. Para uma prova tão grande como as Dez Milhas Garoto, é fundamental dormir bem durante a semana. Evite celular na cama, busque dormir mais cedo. Ter um sono de qualidade pode fazer toda a diferença pra você na corrida.”
LEIA TAMBÉM: Saiba como e onde retirar o kit das Dez Milhas Garoto