Esportes

Seleção da Austrália vem renovada para a Copa, mas Davidson não quer ciúmes no elenco

O lateral Davidson faz parte do processo de renovação da Austrália, após as saídas de Herry Kewell, Viduka, Schwarzer e Lucas Neil, últimas estrelas do futebol australiano

Seleção da Austrália vem renovada para a Copa, mas Davidson não quer ciúmes no elenco
Seleção Australiana terá calendário apertado até a estreia Foto: Divulgação

Os australianos chegam para o Mundial com um elenco renovado e recheado de jovens atletas buscando afirmação na Copa. A seleção da Austrália, que treina no Espírito Santo para o mundial, tem uma média de idade de 25,7 anos, mas ainda se ressente da falta das últimas grandes estrelas do futebol.

O goleiro Mark Schwarzer (41 anos), se aposentou da seleção no fim de 2013; o zagueiro Lucas Neil (36 anos), não foi convocado pelo técnico Ange Postecoglou; o meia Herry Kewell (35 anos), anunciou a aposentadoria dos gramados em março deste ano; além do atacante Mark Viduka (38 anos), capitão da Austrália na Copa de 2006 e que se aposentou em 2009. Como efeito de comparação, a Seleção Brasileira tem uma média de idade de 27,8 anos. O Uruguai tem a média de 29 anos e a Coréia do Sul tem uma média menor, de 25,4 anos.

Entre os mais novos jogadores da seleção australiana que está tentando montar um elenco vencedor, mesmo inseridos no chamado “grupo da morte”, está o lateral-esquerdo Jason Davidson, de 22 anos. Na entrevista coletiva que aconteceu após o treino desta sexta-feira, em Cariacica, o jogador revelou que o elenco está fechado no objetivo de fazer um bom mundial e que não há espaço para vaidades e ciúmes. “Acho que em todas as partidas nós vamos jogar juntos e não pode ter ciúmes na equipe. Somos um time com vários jogadores jovens e eu me incluo nessa, junto com várias caras novas. Então vencemos a Costa Rica e perdemos a chance de ganhar da África do Sul, logo devemos jogar mais futebol e da forma que o técnico quer que joguemos”, disse.

Jogadores da Austrália treinam na Arena Unimed Sicoob Foto: Everton Nunes

O elenco é extremamente jovem e apenas nove dos 27 jogadores que estão em Vitória tem mais de 25 anos. Se apoiando nos mais experientes e tendo como alicerces jogadores como Tim Cahill (34 anos), Mark Bresciano (34 anos) e Josh Kennedy (31 anos), os novos talentos do futebol australiano irão tentar mostrar seu valor nesta Copa do Mundo. O jogador mais novo dessa nova safra oceânica é o atacante Adam Taggart, de apenas 20 anos.

Veja a idade de cada jogador:

Tim Cahill – 34 anos

Mark Bresciano – 34 anos

Eugene Galekovic – 32 anos

Luke Wilkshire – 32 anos

Matt McKay – 31 anos

Josh Kennedy – 31 anos

Mile Jedinak – 29 anos

Alex Wilkinson – 29 anos

Mark Milligan – 28 anos

Ivan Franjic – 26 anos

Dario Vidosic – 26 anos

Mitch Langerak – 25 anos

Matthew Spiranovic – 25 anos

Oliver Bozanic – 25 anos

James Holland – 25 anos

James Troisi – 25 anos

Mark Birighitti – 23 anos

Ryan McGowan – 23 anos

Matthew Leckie – 23 anos

Mat Ryan – 22 anos

Jason Davidson – 22 anos

Tommy Oar – 22 anos

Bailey Wright – 21 anos

Massimo Luongo – 21 anos

Tommy Rogic – 21 anos

Ben Halloran – 21 anos

Adam Taggart – 20 anos

Na manhã deste sábado, às 11 horas acontece o segundo treino da seleção. A atividade, que seria um treino aberto, será apenas para convidados. Os Socceroos se preparam para o jogo-treino contra o Paraná Clube, que acontece na próxima segunda-feira (02), também em Cariacica. Nesta data, o técnico Ange Postecoglou vai divulgar a lista com os 23 escolhidos para representar a seleção da Austrália no mundial.

O pensamento da seleção australiana é a renovação Foto: Everton Nunes

Participação

A Austrália, que ficará hospedada em Vitória, integra o Grupo B e irá abrir a sua participação na Copa do Mundo contra o Chile, no dia 13 de junho, na Arena Pantanal, em Cuiabá, no Mato Grosso. A seguir, os Socceroos vão encarar a Holanda, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 18 de junho. E os australianos encerrarão a sua participação na primeira fase contra a atual campeã, a Espanha, em partida no dia 23, na Arena da Baixada, em Curitiba, no Paraná.