Cerca de duas mil pessoas são esperadas no evento “Abrace a Chape“, criado por um grupo de amigos para homenagear as vítimas do acidente aéreo que envolveu a delegação da Chapecoense na madrugada do último dia 29 de novembro, na Colômbia. O evento acontece nesta quarta-feira (07), às 19h30, em frente ao Estádio Estadual Kleber Andrade, localizado na Rua Rio Branco, em Cariacica.
Até o momento, mais de mil pessoas confirmaram presença no evento, outras 2 mil tem interesse e mais de 13 mil foram convidadas através do Facebook. Os organizadores pedem que as pessoas compareçam trajadas nas cores da Chapecoense (Verde e Branco) e que levem flores e velas para as homenagens.
De acordo com o idealizador do evento, Guilherme Bendineli, a data para realização do evento foi escolhida em alusão ao que seria o segundo jogo da final da Copa Sul-Americana, a ser realizado entre Chapecoense e Atlético Nacional-COL, não fosse o acidente aéreo que deixou 71 mortos e 6 feridos. Na última segunda-feira (05), a Chape foi declarada campeão do torneio pela Conmebol.
“Inicialmente a ideia foi criar esse evento apenas para um grupo de amigos que jogam futebol comigo. Porém, muitas pessoas gostaram da ideia, resolveram aderir e o evento se tornou de âmbito estadual. A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas compareçam ao local”, comenta Guilherme.
Bendineli conta que até tentou uma negociação com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Espírito Santo (Sesport-ES) para que o evento fosse realizado dentro do Kleber Andrade, mas não houve um acordo e as homenagens serão prestadas no entorno do estádio.
Para que tudo transcorra como o planejado, os organizadores fazem algumas petições, veja abaixo:
“Pedimos a todos que não levem e nem consumam bebidas alcoólicas devido a grande presença de crianças. Solicitamos que aqueles que não tem experiência com o uso de sinalizadores e foguetes não os utilizem, procure quem já manuseie com pratica. O lugar é cercado por residências.
Solicitamos que não seja utilizado nenhum tipo de carro de som com músicas que não sejam em homenagem ao time de Chapecó, o momento é uma homenagem póstuma não uma festa. E pede o devido respeito.
Teremos suporte policial por perto, qualquer atitude suspeita ou agressiva na multidão afastem-se e chamem a polícia. Não temos certeza se as ruas vão estar fechadas, por isso esteja atento ao atravessar.
Famílias que vão levar suas crianças, façam cartões de identificação com o nome da criança, do responsável e o telefone. A partir de 19h a concentração vai começar no canteiro central em frente ao Kleber Andrade.
Todos os organizadores vão estar identificados com as camisas da organização, se precisarem de alguma ajuda estaremos a disposição. Reforçamos que esse momento não tem como objetivo realizar algo festivo. Esse momento é para prestar nosso profundo pesar as famílias e amigos dos que perderam a vida nesse acidente. Por isso pedimos que cada um venha trazendo um profundo respeito a tudo e a todos.
Juntos mostraremos que o povo capixaba além de solidário pode abraçar o mundo! Contamos com vocês!”.
A previsão de início é às 19h30, com encerramento às 22h.