Belo Horizonte – A seleção argentina desembarca nesta segunda-feira no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, após conseguir resgatar a confiança da torcida do seu país. Depois da festa que os 40 mil torcedores realizaram em La Plata, na vitória por 2 a 0 sobre a Eslovênia, no último amistoso da preparação para a Copa, a Associação de Futebol Argentino (AFA) convocou os torcedores para que se despeçam da seleção nesta segunda-feira, utilizando trajes azuis e brancos – as cores da seleção – no caminho da delegação do centro de Buenos Aires até o aeroporto de Ezeiza.
Os veículos de comunicação aderiram ao movimento e convocam a torcida pelas redes sociais para a despedida às 14 horas no próprio aeroporto. “A torcida se aproximou novamente da seleção e isso é valioso”, percebeu Lionel Messi, ainda no gramado do Estádio Único de La Plata após a vitória sobre a Eslovênia.
Movimento semelhante havia ocorrido quatro anos atrás, antes do embarque para a Copa da África, mas o entusiasmo era menor, de acordo com os jornalistas que acompanham a seleção argentina. Nas redes sociais, as convocações deram resultado. O Twitter @Argentina tem 180 mil seguidores e a página da seleção no Facebook alcançou um milhão de seguidores.
Depois da folga de domingo, a equipe realizou nesta manhã de segunda o último treino na Argentina. Lucas Biglia e Javier Mascherano foram poupados. Depois do desembarque em Minas Gerais, os argentinos vão diretamente para o CT do Atlético Mineiro para a última fase de treinamentos. A equipe fará seu primeiro jogo na Copa do Mundo no domingo, contra a Bósnia-Herzegovina, estreante em Mundiais, no Maracanã, pelo Grupo F. Completam a chave Nigéria e Irã.