Durou somente dois games, ou 18 minutos, a participação de Carlos Alcaraz na atual edição do Rio Open, disputado no Jockey Club Brasileiro. Finalista nas últimas duas edições e principal estrela do torneio, o jovem espanhol torceu o tornozelo logo no segundo ponto da partida e acabou abandonando quando a partida contra o brasileiro Thiago Monteiro, na noite desta terça-feira (20), quando o placar estava ainda em 1 a 1 no primeiro set, sem suportar as dores.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Assim que virou o pé no saibro molhado por causa das fortes chuvas que castigaram o Rio desde o começo da tarde, Alcaraz já pediu atendimento. As câmeras logo flagraram o tornozelo direito bastante inchado. Mesmo com seu córner mostrando enorme preocupação com um possível rompimento de ligamento, o número 2 do mundo voltou ao jogo.
Alcaraz costuma ser teimoso e, mesmo com lesão, não gosta de abandonar partidas. Voltou mancando e sem devolver o saque de Monteiro, mostrando-se desconfortável com o problema. Mesmo assim, ainda jogou dois games, até se render ao problema. Atravessou a quadra para felicitar o brasileiro, recebeu algumas palavras de conforto e aplaudiu o apoio das arquibancadas — foi ovacionado.
Depois de ser campeão em 2022 e vice para Cameron Norrie em 2023, o espanhol que diz “amar jogar no Rio Open”, deixou a quadra cabisbaixo e com enorme dificuldade em pisar. Pediu desculpas por não dar autógrafos e se dirigiu de carrinho para os vestiários, lamentando abandono logo na estreia — perderá 330 pontos no ranking da ATP.
“Voltei ao jogo para ver se daria para continuar ou não. Conversei com o fisioterapeuta em quadra e decidimos, em conjunto, que eu continuaria para ver se melhoraria. Não aconteceu, então preferimos ter cuidado e desistir por precaução. Acho que essas coisas acontecem, ainda mais no saibro. Não foi um problema da quadra, me machuquei numa mudança de direção e isso acontece nesse tipo de piso”, lamentou Alcaraz.
Por sua vez, Thiago Monteiro agora faz um duelo de brasileiros nas oitavas de final. Ele terá pela frente o compatriota Felipe Meligeni, que ganhou na abertura da jornada desta terça-feira, já colocando o País entre os oito melhores do Rio Open. Sobrinho do ex-tenista Fernando Meligeni, Felipe bateu o argentino Pedro Cachín por 2 set a 1 e conquistou sua primeira vitória em chave principal de ATPs em solo brasileiro.