Esportes

Alemanha quer evitar zebra e exige seriedade com Gana

Fortaleza – Apesar da boa vitória sobre Portugal, a Alemanha não acredita que terá facilidade contra Gana, neste sábado, às 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo Grupo G, até porque ressalta que o adversário africano não tem somente muita força física. Ciente de que seleções teoricamente mais fracas estão aprontando na Copa do Mundo, os germânicos exigem seriedade para embalar mais três pontos. “Gana é uma seleção africana, que tem atletas com condicionamento físico forte e por isso temos de ser rápidos, ir para frente e aí vamos decidir a nosso favor”, avisou o volante Khedira.

Do lado de Gana, os africanos ficam incomodados quando falam que o futebol deles é apenas força física. “Também somos técnicos e temos muita qualidade. Vamos morrer pelo nosso país, vamos fazer tudo em campo para deixar nossa nação orgulhosa”, disse Andre Ayew, que fez o gol da equipe na derrota para os Estados Unidos.

Por confiar no próprio taco, o técnico Akwasi Appiah lembra que o time não jogará fechado. “Eu não acredito em entrar em um jogo com essa mentalidade de empatar. Entro com a ambição de vencer”, garantiu.

As duas seleções também se enfrentaram na Copa de 2010, na África do Sul, e a Alemanha levou a melhor por 1 a 0. Só que na ocasião ambas se classificaram para a fase de mata-mata. Agora, a situação é mais delicada para Gana, que perdeu para os Estados Unidos na primeira rodada e sabe que depende de um resultado positivo para não ser eliminada precocemente da competição.

“Estudamos os jogadores de Gana e suas táticas, pois nem tanta coisa mudou desde que os enfrentamos. Vamos jogar para frente, mas também ter uma defesa compacta. Acho que esse é o segredo do sucesso. Se a gente joga com a cabeça, ataca rápido e o time coopera, vai dar certo mesmo com temperaturas altas”, comentou Khedira.

Na capital cearense, a expectativa é de calor, mas nem por isso os alemães acham que isso será uma vantagem para os africanos, segundo o próprio Khedira. “As condições são as mesmas para todos, para nós, para Gana, então a gente procura se acostumar. Não é fácil, claro, mas temos de nos regenerar, dormir bastante e tomar muito liquido”, contou.

A Alemanha tem um grande problema para a partida. O zagueiro Hummels teve uma lesão na coxa direita contra Portugal e vai depender da evolução da lesão para ter a sua escalação confirmada. Caso não possa jogar, o que é bem provável, o técnico Joachim Löw terá de mexer na defesa. “Vou esperar para ver suas condições, mas se não puder atuar posso deslocar o Boateng para a zaga ou colocar o Mustafi na defesa”, argumentou o treinador.

No lado de Gana, Akwasi Appiah tem também um problema na zaga: o lateral-direito Opare. Ele realizou exames nesta sexta-feira para saber o grau de sua lesão, mas é bem provável que não possa estar em campo. A novidade é a recuperação de Essien, um dos principais jogadores da equipe. “O Essien teve um pequeno problema, mas está se recuperando e está bem. Já o Kevin-Prince (Boateng) está 100%, mas ainda não definimos a escalação”, concluiu o técnico.