
Uma das maiores duplas da história do vôlei de praia brasileiro e mundial, Alison e Bruno Schmidt estão entre os seis brasileiros indicados à turma de 2025 do Hall da Fama do vôlei mundial.
Ao todo, 24 nomes, de 13 países, foram indicados nas categorias jogador de quadra (masculino e feminino), jogador de praia (masculino e feminino) e treinador.
Além da dupla, outros quatro brasileiros estão entre os indicados: a líbero Fabi, bicampeã olímpica no vôlei de quadra; Juliana Silva, ex-parceira da capixaba Larissa na praia, e a dupla Agatha Bednarczuk e Barbara Seixas, parceria medalha de prata também na Rio 2016.
Leia também:
Veja cinco curiosidades sobre a final do Capixabão entre Rio Branco e Porto Vitória
Yuri Falcão, sobrinho dos irmãos Esquiva e Yamaguchi, vence campeão olímpico de boxe
Morre treinador de vôlei Robinho, campeão com a seleção capixaba
Como votar nos indicados ao Hall da Fama
Após a indicação, foi aberta da votação popular, que segue até o dia 14 de abril. Qualquer pessoa pode votar.
Para participar da votação, basta clicar no link: Hall da Fama 2025
Além do voto popular, os candidatos também serão avaliados por um comitê definido pela organização. A lista dos homenageados será divulgada em 19 de maio e a premiação acontecerá no dia 18 de outubro em Holyoke, Massachusetts, nos Estados Unidos, considerado o berço do vôlei.
Campeões olímpicos e mundiais
O capixaba Alison e o brasiliense radicado no Espírito Santo Bruno Schmidt jogaram juntos por quatro anos e meio, período no qual formaram uma das duplas mais vitoriosas do vôlei de praia mundial.
O ápice foi a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio-2016. A dupla também foi campeã mundial em 2015 e bicampeã do Circuito Brasileiro (2015 e 2016), entre outras conquistas.
Eles encerraram a parceria em maio de 2018. Atualmente, Alison segue na ativa, disputando etapas do Circuito Brasileiro e da AVP, a liga americana. Bruno Schmidt, por sua vez, encerrou a carreira em janeiro de 2023.
ES tem dois nomes no Hall da Fama do vôlei
O Espírito Santo já tem dois nomes gravados no Hall da Fama do vôlei. O primeiro deles foi Loiola, campeão mundial em 1999 e Rei da Praia no Brasil e nos EUA. Lenda do vôlei de praia nos anos 90 e 2000, o capixaba de Vitória entrou para o seleto grupo de homenageados em 2017.
Em 2023, foi a vez da cachoeirense Larissa França se juntar aos maiores nomes da história do vôlei mundial. Medalhista olímpica de bronze em Londres-2012, ela formou com a paulista Juliana uma das duplas mais vitoriosas do Circuito Mundial de vôlei de praia.