Esportes

Aloha Spirit, maior festival aquático do Brasil, acontece neste final de semana em Vitória

A terceira etapa será realizada na Praia do Canto, Curva da Jurema e terá seu início no dia na próxima sexta-feira (12), às 14 horas

Aloha Spirit, maior festival aquático do Brasil, acontece neste final de semana em Vitória
O Aloha Spirit reúne diversas modalidades aquáticas em um mesmo evento Foto: Creditos Ale Socci / Green Pixel

O Aloha Spirit Festival, que nasceu com a proposta de unir diversas modalidades dentro de um mesmo evento, sendo considerado o maior da categoria aquática no país, chega a capital capixaba no próximo final de semana. A terceira etapa será realizada na Praia da Curva da Jurema e começa na próxima sexta-feira (12), às 14 horas, quando os inscritos são recebidos pela organização e outros mais atrasados podem fazer inscrição. No sábado e domingo, são as competições e premiações que fazem o circo acontecer.

Este ano além de atletas bastante conhecidos como o surfista de ondas gigantes Carlos Burle o evento vai receber clubes, assessorias e atletas locais como Renata Rocha, Gustavo Carvalho, alunos do clube Vitória Va’a e Luciano Gualtieri entre muitos outros. Além dos atletas locais estão confirmados atletas dos seguintes estados: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Tocantins, Pernambuco e Minas Gerais.

Por ser o maior evento no Brasil e o mais bem estruturado o Aloha Spirit Festival trás atletas de todas as partes do Brasil e os melhores nomes de cada modalidade, pois hoje é importantíssimo para o currículo de cada um conquistar o campeonato do Circuito Aloha Spirit.

Para aqueles que não são competidores o evento trás estações de Slackline e aulas gratuitas de Yoga e Sup Yoga, clínicas de Stand Up Paddle e feira de equipamentos onde qualquer um pode conhecer melhor as novidades do segmento.

Modalidades

Foto: Creditos Ale Socci / Green Pixel

Canoa Havaiana

Canoa Havaiana é uma das muitas definições utilizadas para as canoas tradicionalmente utilizadas na região do triângulo polinésio. Também chamadas de Wa’a, Va’a, Outrigger ou Canoa Polinésia, essas embarcações foram muito importantes para o processo de colonização daquela região. Hoje no Brasil e no mundo, muitas competições são realizadas entre as diferentes modalidades como OC1, OC2 ou OC6, canoas remadas por uma pessoa, duas ou seis.

Foto: Creditos Ale Socci / Green Pixel

Natação

Natação é a modalidade aquática mais praticada no Brasil, e no Aloha Spirit o atleta poderá desafiar-se em duas distancias: 1.500 ou 3.000 metros. Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.

Foto: Creditos Ale Socci / Green Pixel

Paddleboard

Paddleboard é uma modalidade aquática, de superfície, na qual o participante é impulsionado pelo um movimento de natação usando os braços enquanto está deitado ou de joelhos em uma prancha específica. Esta modalidade já conta com grandes competições mundiais, de curta ou longa distancia que geralmente são realizadas em mar aberto. Travessias entre ilhas ou viagem de uma área costeira para outra são muito comuns.

Foto: Creditos Ale Socci / Green Pixel

Stand Up Paddle

Stand Up Paddle também conhecido como SUP, surgiu no Havaí por volta da década de 1940, na praia de Waikiki. No local os “beachboys” (professores de surfe da região) usavam pranchas de madeira naval e remos para acompanhar de perto os alunos que davam os primeiros passos no surfe. Hoje o Stand Up Paddle é um dos esportes que mais cresce no mundo, talvez o maior em crescimento no Brasil, e é um esporte eclético não fazendo distinção de idade ou histórico esportivo. No Aloha Spirit o SUP reúne os melhores nomes no Brasil e também é recordista em números de atletas largando ao mesmo tempo, pois tem distancias para qualquer nível técnico ou idade.

Foto: Creditos Ale Socci / Green Pixel

Surfski

Surfski O Surfski é um caiaque de cockpit aberto (sit-on-top), longo, estreito e leve, geralmente com pedais controlando o leme. Surfskis são usados em todo o mundo para salvar vidas de surfistas, surf em alto mar e kayaksurf, também para treinamento e competição em corridas de água plana ou oceano (downwind). Eles são mais populares em regiões costeiras mais quentes como a Austrália, Califórnia, Hawaii e África do Sul.

Programação

Sábado 13/09

8hrs – Largada Feminino OC1 faixa etária, V1 Paraatleta, OC2 e Largada Feminino Elite 

OC1 e V1

10h – Largada das provas de Stand Up Paddle e Paddleboard adultos

11h30– largada do SUP todas as categorias, 3.000, 6.000 e 12.000, sendo Paddle 

12h30 – Largada do Surfski Masculino e Feminino

12h45 – Largada das provas de Stand Up Paddle Kids e Júnior

14h30 – Largada Masculino OC1 faixa etária, V1 Paraatleta, OC2 e Largada Masculino Elite OC1 e V1

16h30 – Largada Canoas OC6 Estreante Masculino e Feminino

Domingo 14/09

08h – Largada da Prova de natação 1.500 e 3.000 metros

10h – Largada OC6 Feminino Open e Máster

12h – Largada OC6 Masculino Open, Máster e Super Máster

13h30 – Desafio Water Team