Esportes

Amigos e ex-jogadores defendem a aposentadoria da camisa 10 do Santos em homenagem à Pelé

Apesar do desejo de muitas partes, o Santos anunciou que não irá aposentar o número, mas ele não será utilizado nesta temporada

Foto: DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesta segunda-feira (02) o dia está sendo marcado pelo velório de Pelé, que acontece no estádio da Vila Belmiro, em Santos, cidade do clube o qual o ídolo do futebol mundial defendeu a maior parte da sua carreira. 

Dentre os presentes, além do público geral e a família, amigos que jogaram com o camisa 10 marcaram presença e muitos defenderam a ideia de imortalizar o número no time paulista.

O ex-jogador Clodoaldo, campeão da Copa de 1970 ao lado de Pelé, defendeu a realização de um projeto para eternizar a camisa 10 do Santos em homenagem ao Rei do Futebol.

Na avaliação do volante, que jogou no Santos mais de 500 partidas entre 1965 e 1979, “deve-se montar um projeto que não se limite em tirar a camisa 10 do armário e guardá-la. É necessário ser algo magnífico, à altura do camisa 10 que ele [Pelé] foi”, afirmou durante o velório do Rei.

Narciso, ídolo do Santos nos anos 90, também marcou presença no velório do Rei do Futebol e defendeu a ideia de aposentar o número do Peixe. 

“A gente vê os esportes americanos, eles fazem isso com os seus ídolos e eles são imortalizados. O Pelé é o maior de todos os do esporte. Na minha opinião tinha que tirar (a camisa) e só ficar na lembrança e no pensamento de todo mundo que existia um camisa 10 como o Pelé no Santos Futebol Clube”.

Santos decide manter a numeração

Apesar do apelo para que o número 10 do uniforme santista fosse eternizado como o Rei do Futebol, o Santos vai manter a numeração, segundo o blog do jornalista Cosme Rímole, do Portal R7.

Segundo o blog, o havia enorme resistência para a aposentadoria da camisa 10, que Pelé consagrou, de maneira definitiva. O principal motivo seria o financeiro, uma vez que a camisa é a que mais vende disparadamente. No entanto, o número não será utilizado pelo clube nesta temporada.

Em uma entrevista de seis anos atrás, para o canal do youtuber “Bolívia Zica”, Pelé disse à época que não gostaria de ter a camisa com o número aposentada. “É melhor, talvez, deixar o número 10, porque aí o pessoal nunca vai esquecer”, disse Pelé.

*Com informações do Portal R7