Esportes

Amistoso: jogo entre Austrália e Croácia abre clima de Copa na cidade

Grandes craques do futebol mundial irão se enfrentar antes do início da Copa do Mundo. O atacante Tim Cahill e o meia do Real Madrid, Modric, prometem um duelo cheio de lances bonitos

Amistoso: jogo entre Austrália e Croácia abre clima de Copa na cidade
Foto: Everton Nunes

A Copa do Mundo começa no dia 12 de junho, mas a cidade de Salvador poderá começar a viver o clima do maior torneio de seleções já na próxima sexta-feira (06). As equipes da Austrália e Croácia inauguram de forma não-oficial o calendário de jogos internacionais na capital baiana, fazendo um amistoso na sexta, às 20 horas, no Estádio de Pituaçu. Além de um teste para as duas seleções, o jogo também será uma oportunidade de preparação para os órgãos competentes da cidade.

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

Segundo o Chanceler do COL em Salvador e presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, o estado já está preparado para a realização do jogo, modificando somente a cobertura exercida para as duas equipes.

“As questões de segurança e logística são as mesmas (de jogos do Campeonato Brasileiro), porém as diferenças são em relação somente aos translado das equipes oficiais, mesmo sendo um amistoso. Teremos sempre equipes especiais de segurança acompanhando australianos e croatas desde a chegada das equipes no aeroporto até as idas ao hotel e ao CT (no caso da Croácia) e ao estádio”, falou o dirigente ao jornal “Marca”.

De acordo com o secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, a Fifa abriu um precedente ao permitir um amistoso em um dos campos oficiais de treino para o Mundial. “Vai ser bom para a Bahia, já que vamos iniciar mais cedo o clima de Copa do Mundo com a seleção que abre o Mundial contra o Brasil. Os baianos conquistam mais essa posição diferenciada de começar mais cedo. Essa é uma forma de testarmos a proteção às seleções, o nosso equipamento, Pituaçu e o entorno. Vamos testar um dia em que a mobilidade urbana está funcionando nos padrões da cidade, com todos os problemas que nós conhecemos. Este será um teste interessante que nos ajuda a fazer qualquer calibragem necessária para o jogo do dia 13”, comentou.

Além da questão de segurança, o controle de tráfego também será testado na partida amigável. Entretanto, as demandas para esta determinada exigência ainda não foi determinada pelas partes envolvidas “Na próxima segunda-feira (02), às 16 horas, teremos uma reunião com os órgãos competentes e com os representantes das duas delegações para definir o esquema do trânsito para o dia da partida” afirmou Ednaldo.

De acordo com Ney, a partida de Salvador não deve ser tão atrativa aos torcedores de fora do país. “Nós não temos controle sobre isso, mas pelo planejamento não creio que no dia 6 teremos atratividade para o público estrangeiro, exceto alguns que já estejam no Brasil. A chegada das torcidas vai se dar nos dias que antecedem a abertura, o amistoso vai ser mais voltado para o público local, segundo a minha visão”, avaliou.