Esportes

Maior de todas! Ana Marcela Cunha conquista sua 17ª medalha em Mundiais

Quatro dias após assegurar vaga olímpica na maratona aquática de 10km, Ana Marcela Cunha conquista a medalha de bronze no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha

Foto: World Aquatics

Quatro dias após assegurar sua vaga olímpica na prova de 10 quilômetros, Ana Marcela Cunha também brilhou nos 5km, nesta quarta-feira, no Mundial de Esportes Aquáticos. Em Doha, no Catar, a nadadora brasileira obteve a medalha de bronze na distância mais curta e que não faz parte do programa olímpico.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No total, a campeã olímpica somou sua 17ª medalha em Mundiais. São, no total, 16 pódios em Mundiais de Esportes Aquáticos e um em Mundial de Águas Abertas, disputado no Canadá, em 2011.

“Mudanças acontecem, acho que vêm para provar para mim mesma, que independentemente de onde a gente estivar, a gente pode. Muitos atletas mudam e pensam que chegam no auge. Mas acho que essa questão de continuar, persistir, nós, atletas brasileiros, a gente luta muito para conquistar espaço no cenário mundial. Desde 2010, eu venho conquistando medalhas em campeonatos Mundiais. Isso mostra o quanto trabalho duro para isso”, comemorou a baiana Ana Marcela.

Ana Marcela conquistou o bronze ao terminar a prova com o tempo de 57min36s80. Ela só ficou atrás da holandesa Sharon Van Eouwendaal (57min33s90) e da australiana Chelsea Gubecka (57min35s00). Van Eouwendaal já havia se destacado também na prova dos 10km, com a medalha de ouro.

Também garantida na Olimpíada de Paris-2024, Viviane Jungblut terminou a prova dos 5km na nona colocação, com o tempo de 57min52s960, entre 57 atletas que completaram o percurso. No masculino, Henrique Figueirinha terminou na 29ª colocação enquanto Pedro Farias completou a distância no 35º posto.

Ana Marcela e Viviane conquistaram a vaga olímpica no sábado, na disputa dos 10km, única distância da modalidade águas abertas na Olimpíada. Atual campeã olímpica, Ana Marcela ficou em quinto lugar, enquanto a compatriota terminou em 14º.