Anchieta e São Pedro levantam a taça do Metropolitano de Beach Soccer 2022

Com duas finais emocionantes, Anchieta, no masculino, e São Pedro BS, no feminino, são os campeões do Campeonato Metropolitano de Beach Soccer, em sua quarta edição do torneio. A final da competição, ocorrida no Tancredão, na noite de sábado (10), garantia a vaga do vencedor no Brasileirão de Beach Soccer 2023.

Masculino

O atual campeão brasileiro, Anchieta, disputou o título com o último campeão do Metropolitano, em 2021, SEG. As duas equipes, inclusive, vão representar o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro que começa dia 20 de setembro, em Recife/PE. Chegando em sua primeira final, a equipe do sul, que derrotou o Esquina na semifinal, venceu o SEG, que passou pelo River Santo Antônio, por 4 a 2. O SEG, pela primeira vez em um Campeonato Metropolitano masculino chegou em duas finais, feito que nenhuma equipe conquistou.

O primeiro período foi equilibrado, o placar não saiu do zero, com chances claras criadas por ambas equipes, mas não aproveitadas por ninguém. No segundo período, o artilheiro do campeonato Breno Xavier marcou um golaço, em falta cobrada do campo de defesa, abrindo o placar para os campeões. Logo na sequência, Lucão ampliou o placar.

No terceiro período, Raphael Silva aproveitou a falha da zaga do SEG e abriu 3 a 0. SEG tentou reagir e marcou seu primeiro com Léo Brasserose, em batida de longe que desviou no meio do caminho e Gean Pietro não conseguiu defender. Não deu tempo para reação da equipe de Goiabeiras e Luquinhas fez o quarto gol de Anchieta na partida, de falta. SEG ainda diminuiu com gol de bicicleta de Lucas Calmon, mas que nada mudou.

Além do título coletivo, Anchieta teve o artilheiro da competição, Breno Xavier. As premiações individuais, com votação dos técnicos das oito equipes masculinas, ficaram desta forma:

Melhor jogador: Joab Cruz (SEG)

Melhor goleiro: Sonaldo (Esquina)
Artilheiro: Breno Xavier (Anchieta – 8 gols)

Feminino

No naipe feminino, São Pedro e Anchieta fizeram as finais depois de passarem por Craques da Praia e Arsenal de Viana, respectivamente. A equipe de Vitória, que disputou todas as finais dos Campeonatos Metropolitano (2018, 2020, 2021 e 2022), venceu o time estreante em finais por 2 a 1.

Os gols da partida foram todos marcados no primeiro período da partida. Em contra-ataque rápido, Mayara recebeu excelente bola de Kézia e marcou o primeiro da partida, para o São Pedro. Após erro na defesa de Anchieta, Jasna roubou a bola e ficou livre, sem goleira, para marcar o segundo das atuais campeãs do Brasileiro Feminino. Na saída de bola do gol tomado, Lorena fez o último gol da partida, batendo no cantinho da Laine e não dando chance de defesa.

Apesar de tentar, tendo a posse de bola e aproveitando a Lelê Lopes, goleira que joga com os pés, Anchieta não conseguiu o gol e as representantes do Espírito Santo no Brasileirão Feminino, que começa nesta quarta-feira (14 de setembro) venceu pela terceira vez o Campeonato Metropolitano de Beach Soccer. Em votação dos treinadores das equipes, São Pedro BS também recebeu duas premiações individuais:

Melhor jogadora: Silvana (São Pedro BS)

Melhor goleira: Laine Almeida (São Pedro BS)

Artilheira: Tamara (Anchieta – 8 gols)

Lívia Albernaz
Jornalista esportiva, 'Louca por Esportes', atualmente trabalha em assessoria de comunicação na área esportiva e colabora em outros veículos e meios esportivos.