Um dos maiores tenistas de todos os tempos, Andre Agassi sempre se destacou por não ter papas na língua. O carequinha americano afirmou em uma entrevista para um jornal de Cingapura que o melhor tenista da história é Rafael Nadal. Ainda para ele, Roger Federer é o segundo melhor de todos os tempos.
Perguntado sobre quem seria o melhor de todos os tempos, Andre Agassi não titubeou e respondeu de primeira.
“Nadal é o número um e Federer o número dois”, garantiu Agassi.
Com 60 títulos da ATP na carreira, Agassi tinha como grande rival seu compatriota Pete Sampras. Da mesma forma que Nadal tem um estilo mais agressivo e forte como ele, Sampras era um tenista mais clássico, como Roger Federer. Para o polêmico americano, a conta é simples. Nadal é o melhor pois enfrentou adversários mais difíceis.
“Federer jogou quatro anos enfrentando tenistas fortes como Andy Roddick e Lleyton Hewitt. Mas Nadal teve que enfrentar o próprio Federer, além de Novak Djokovic e Andy Murray, todos no auge da carreira, é uma época dourada do tênis mundial. Nadal fez o que fez e ainda não terminou a carreira”, argumentou Agassi.
O “Miúra” leva vantagem no confronto direto com o suíço, com 23 vitórias em 33 jogos entre os dois. Em Grand Slams, entretanto, Federer ainda supera Nadal por 17 a 14. O espanhol, entretanto, sofreu mais com lesões que seu arquirrival. E ainda é mais novo. Agassi faz questão de salientar que isso pode mudar.
“O número de Grand Slams não pode ser o único critério para se eleger o melhor. Dou mais um ano para que Nadal faça mais esse recorde”, comentou Agassi.
O ex-tenista esteve em Cingapura para confirmar sua participação na etapa inaugural da Premier Tenis League (IPTL), uma competição que deve acontecer em novembro. O torneio envolverá um dos principais tenistas da atualidade e da história. O duplista brasileiro Bruno Soares deve participar.
“Estou aguardando a confirmação do evento. Se for programado, não resta dúvida que estarei aqui”, disse Agassi.
No momento, Nadal está bem a frente de Federer. O espanhol é o líder da ATP com 12900 pontos, quase 2000 a frente do sérvio Novak Djokovic, que tem 11040. Roger Federer é apenas o quarto da lista, atrás de seu compatriota Stanislas Wawrinka.