O capixaba André Stein está a uma vitória de entrar na disputa por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ele e o paraibano George venceram nesta terça-feira (24) os paraguaios Matias Melgarejo e Giuliano Massare por 2 sets a 0 (21/14 e 21/14), em jogo válido pelas oitavas de final do torneio de vôlei de praia.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com o resultado, André e George avançaram às quartas de final. Nesta quarta-feira, eles enfrentam os argentinos Tomás e Nicolas Capogrosso. Quem vencer garante vaga na semifinal, já brigando um pódio no Pan de Santiago.
Curiosamente, os argentinos, que são irmãos, realizam períodos de treinos esporádicos no centro de treinamento onde André e George treinam, o CT Cangaço, em João Pessoa, na Paraíba.
“Eles já viraram grandes amigos nossos. É um dos principais times que vão sempre a João Pessoa todo ano, praticamente, treinar com a gente. Eles vêm crescendo e são experientes, sabemos que vai ser um jogo difícil. Assim como eles, estamos evoluindo e temos que entrar muito atentos. São quartas de final do Pan, isso vale muito, então vamos para cima”, ressaltou André.
Como foi o jogo
Após derrota na última rodada da fase de grupos para os cubanos Alayo e Diaz por 2 sets a 1 na segunda-feira, André e George precisaram jogar as oitavas de final, já em confronto eliminatório. No primeiro set, a dupla sempre esteve à frente do placar, mesmo quando o time paraguaio esboçou uma reação e diminui a vantagem para dois pontos (8 a 6 para os brasileiros). Mas André e George aceleraram a marcha e sem dificuldades fecharam o set em 21 a 14.
A segunda parcial começou mais equilibrada e os paraguaios chegaram a assumir o placar pela primeira vez em 6 a 5, mas um bloqueio de André colocou novamente o Brasil na frente (7 a 6) e, a partir daí, a dupla brasileira comandou as ações. André e George se impuseram e fecharam o segundo set também em 21 a 14 para encerrar a partida em 2 sets a 0.
“A gente está muito feliz, ainda mais por termos jogado pela primeira vez na quadra principal. Todo atleta almeja isso. E nessa partida do mata- mata precisávamos entrar com tudo o tempo todo. Era ganhar ou ir para casa. Esse estado de alerta faz o nosso jogo melhorar e hoje conseguimos colocar tudo em prática”, analisou George.
Krystian Kymerson estreia bem no surfe
Além de André Stein, outro capixaba em ação nesta terça-feira no Pan de Santiago foi o surfista Krystian Kymerson. Estreante em Jogos Pan-Americanos, o surfista da Barra do Jucu venceu o compatriota Marcos Corrêa por 10,04 a 8,80 pontos.
Com a vitória, Krystian avançou e só volta a cair na água na quinta-feira (26), às 9h30, para encarar o peruano Miguel Tudela.
“Deu tudo certo aqui. Primeira bateria, passei. Foi uma bateria bem difícil, mas deu pra tirar aquele nervosismo e deu tudo certo. Tô muito feliz por estar aqui representando o meu País. Tô bem confiante nestes Jogos Pan-Americanos. É um campeonato incrível, tem altas ondas e tô feliz por ter começado com o pé direito”, disse Krystian, o “KK”, em suas redes sociais.