Esportes

Ane Marcelle cai nas oitavas, mas faz história no tiro com arco

Rio

Ane Marcelle dos Santos foi eliminada nas oitavas de final da prova individual feminina do tiro com arco na manhã desta quinta-feira no Sambódromo. A brasileira perdeu para a inglesa Naomi Folkard por 6 a 2 (27/25, 27/27, 25/25 e 25/20). Mesmo com a derrota, a colocação entre as 16 melhores arqueiras do mundo foi o melhor resultado já conquistado pelo País na história da modalidade.

“Apesar da derrota, estou muito orgulhosa. Eu havia definido uma meta, de chegar nas oitavas de final, e consegui atingi-lo. Eu fiz história no tiro com arco”, disse a arqueira. “Foi uma surpresa porque o nível olímpico é muito alto. Nossa ideia inicial era passar apenas um combate”, acrescentou a atleta de 22 anos.

Embora tenha feito uma partida equilibrada contra a rival – empatou dois dos quatro sets, o que lhe rendeu dois pontos -, Ane Marcelle se disse prejudicada pelo vento. No momento de um de seus tiros, uma rajada de vento provocou uma instabilidade e ela tirou nota três. “Foi uma infelicidade. Aconteceu exatamente no momento em que ela já estava atirando”, comentou o técnico Evandro Azevedo.

Com a eliminação de Ane Marcelle, o Brasil encerrou sua participação no tiro com arco nos Jogos do Rio. Marcus Vinicius d’ Almeida, uma das grandes esperanças de medalha, foi derrotado na primeira fase eliminatória. Por equipes, o Brasil também caiu na fase inicial de mata-mata nas disputas feminina e masculina.