Esportes

Aos gritos de “campeão voltou”, handebol sobe nos Jogos da Juventude

Seleções capixabas masculina e feminina sobem ao pódio nos Jogos da Juventude e retornam à 1ª Divisão da competição. ES encerra em nono no quadro de medalhas

Foto: Luiza Moraes/COB
A seleção capixaba masculina de handebol foi vice-campeã dos Jogos da Juventude na 2ª Divisão

“O campeão voltou!”. O handebol capixaba sempre foi uma referência nos Jogos da Juventude, brigando por títulos. Este ano, porém, a modalidade precisou jogar a 2ª Divisão. Um “desvio de percurso” que foi controlado rapidamente, já que as duas equipes do Espírito Santo conquistaram a classificação para a elite dos Jogos da Juventude.

Os Jogos da Juventude foram encerrados no último sábado em Ribeirão Preto (SP). E o handebol volta pra casa com a certeza de que na edição do ano que vem, em Blumenau (SC), a disputa será por medalhas na 1ª divisão.

No masculino, a seleção capixaba ficou com a medalha de prata. A equipe perdeu a final para o Pará por 23 a 16. Mas já entrou em quadra com o retorno à elite garantido.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Somos a equipe mais vitoriosa dos Jogos e não era para estarmos jogando a 2ª Divisão. Enfim, voltamos e isso que importa. Ano que vem, vamos para o pódio como sempre fizemos”, comemorou o técnico da equipe masculina, Eduardo Palaoro.

Foto: Luiza Moraes/COB
O técnico Eduardo Palaoro com o time do ES

A prata em Ribeirão Preto foi a 18ª medalha do treinador nos Jogos da Juventude. São 9 ouros, 3 pratas e 6 bronzes. “Com a graça de Deus, colocamos o Espírito Santo no lugar que não poderia ter saído”, vibrou Palaoro.

A seleção capixaba masculina foi formada por Heitor Varela, Pedro Barcellos Roepke, Mateus Degasperi, Ryan Meneguelli, David Cassiano, Artur Amores, Kaique Altair Pinto, Luiz Henrique Cola, Artur Marques de Souza, Artur Gonçalves Dias e Wesley Souza.

A campanha teve vitória na fase de classificação sobre Tocantins (30 a 14), derrota para Pernambuco (22 a 19) e vitória sobre Amazonas (32 a 14). Na semifinal, o time capixaba venceu o Pará por 25 a 18. Na final, derrota para Pernambuco por 13 a 10.

Prata também no feminino

Foto: Luiza Moraes/COB
Seleção capixaba feminina de handebol subiu ao pódio na segunda colocação em Ribeirão Preto

Já a seleção capixaba feminina estreou com vitória por 35 a 19 sobre o Distrito Federal. Na segunda rodada, bateu Amazonas por 36 a 34 e, na rodada seguinte, derrotou o Mato Grosso por 31 a 27. Na semifinal, valendo o acesso, o Espírito Santo superou a Paraíba por 27 a 21. Na decisão, perdeu para o Pará por 23 a 16.

A equipe do técnico Camilo foi formada por Ana Luiza Jekel, Rebeca Savergenini, Kemilly Ferreira, Ana Marjorie Fonseca, Isabela Leivas, Eduarda Afonso, Rafaela Nolasco, Eduarda Costa, Cibelle Queiroz, Camila dos Santos e Sarah Souza.

Com a medalha de prata conquistada em Ribeirão Preto, elas também conquistaram o acesso para jogar na elite em 2024.

Quadro de medalhas

O Espírito Santo foi o nono colocado no quadro de medalhas, que não considera as medalhas das modalidades coletivas conquistadas na 2ª divisão.

A delegação capixaba encerrou sua participação no evento com 17 medalhas no total. Foram seis ouros, cinco pratas e seis bronzes. São Paulo liderou o quadro, com 45 ouros, 36 pratas e 26 bronzes (107 medalhas no total).

Foto: COB


Veja as medalhas do ES nos Jogos da Juventude

Ouro

Davi Gabriel Silva (marcha atlética)

Isabelly Oliveira (ciclismo potência)

Vôlei de praia masculino (Thiago e Pedro)

Equipe de Luta feminina

Joice (wrestling, até 53kg)

Basquete feminino (2ª divisão)

Prata

Edimara (arremesso de peso)

Victoria Valentina (wrestling, até 49kg)

Rodrigo Coelho (triatlo)

Handebol masculino (2ª divisão)

Handebol feminino (2ª divisão)

Bronze

Isabelly Oliveira e Rodrigo Coelho (ciclismo potência)

Isabelly Oliveira (ciclismo prova de velocidade)

Isabela Oliveira (wrestling, até 73kg)

Davy Gonçalves (wrestling até 48kg)

Wenna Rodrigues (judô, acima de 70kg)

Eduardo Almeida (tiro com arco)

LEIA TAMBÉM: Meninas colocam o basquete do ES na elite dos Jogos da Juventude